ESBOÇO 842 OS DÍZIMOS E AS OFERTAS



ESBOÇO 842
TEMA: OS DÍZIMOS E AS OFERTAS
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança” Ml 3:10.

A mensagem divina através foi muito clara a respeito dos dízimos “para que haja mantimento na minha casa”. As pessoas que tem uma vida piedosa diante de Deus e reconhecem a ação divina sobre a sua vida e seus bens e põem em prática essa ordenança divina. As ofertas eram oferecidas a Deus como reconhecimento que todo bem dimanava dele, Abrão foi quem primeiro deu o dizimo de tudo (Gn 14:19,20).

Significado.
(a) No hebraico a palavra Asar significa (10) décima parte, com o sentido de dízimo aparece por sete vezes; Maaser (décima parte) palavra usada por 32 vezes nas escrituras. No novo testamento é citada por três formas; Dekátóo, apodekatoo, e dekate que significam a décima parte.
b) É a décima parte daquilo que recebemos como produto do nosso trabalho. 
c) A décima parte podiam ser o produto animal ou produtos agrícolas que eram oferecidos ao Senhor; essa prática foi passada de pais para filhos. Mesmo antes da lei, já verificamos que as ofertas e dízimos eram praticados (Gn 4:3,4; Gn 14:20; Lv 27:30).

Na lei mosaica os israelitas tinham obrigações de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas (Lv 27:30-32; Nr 18:21,26; Dt 14:22-29).

Finalidade
A décima parte passou a ser usada dentro do sistema de sacrifício, como parte do culto prestado a Deus, para o sustento dos sacerdotes Levítico; e, provavelmente esses fundos também eram usados para ajudar os pobres em suas necessidades.
a) Os dízimos também eram usados para cobrir as despesas do culto e a manutenção dos sacerdotes. Deus considerava o seu povo responsável pelo manejo dos recursos dado por ele na terra prometida.
b) O dízimo é a parte que restituímos, ou seja, entregamos ou devolvemos ao Senhor, porque dele recebemos tudo que possuímos (Gn 28:22b). Os dizimistas e ofertantes não devem administrá-los, eles devem ser depositados no gazofiláçio para ser administrado pelo sacerdote.

Exigência divina
a) Traga todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento em minha casa (Ml 3:10ª), esse é um princípio para todo povo de Deus.
Roubará o homem a Deus?
O não cumprimento desse mandamento era considerado um furto ao próprio Deus, o povo havia deixado de trazer seus dízimos (a décima parte do que ganhavam) e as ofertas alçadas, mesmo sabendo que era exigido na lei de Moises, por essa razão Deus os alertava quanto às maldições sobre os que egocentricamente recusavam contribuir (Ml 3:8). Os israelitas foram agressivos ao Senhor (Ml 3:13), Eles diziam inútil é servir a Deus, pensavam que a adoração externa era suficiente para merecer a bênção de Deus, alegavam também que não valia a pena (Ml 3:14); Os fariseus pensavam a mesma coisa, que pelo fato de dizimarem seriam isentos das demais faltas (Mt 23:23). Infelizmente, muitos hoje pensam da mesma maneira.

As decorrências do não cumprimento desse dever.
No livro do profeta Joel entende que a desobediência a Deus pode trazer terríveis conseqüências, isso significa uma alerta para nós crentes em todo o mundo (Jo 1:1-20). As maldições trariam uma série de consequências para os israelitas, como: O devorador para destruir a lavoura e tudo quanto eles tinham, prejuízos como endividamento, impossibilidade de saldar seus débitos (Ag 1:6,7), porque as bênçãos de Deus dependeriam da fidelidade a Ele, como é a nossa também (Ml 3:10,11).

As bênçãos divinas
1. Ele é quem abre as janelas do céu (Ml 3:10c).
2. Repreenderá o devorador para que não consuma o fruto da terra (Ml 3:11).
3. E todas as nações te chamarão bem-aventurada; porque sereis uma terra deleitosa. (Ml 3:12). Todo cristão deve entender que essas promessas estendem-se a todo povo de Deus em Cristo.

Aqueles que servem a Deus devem observar os mandamentos do Senhor e reconhecer a necessidade de devolver a ele parte daquilo que recebemos. A obra de Deus necessita de ser mantida e os custos são altos, os dízimos e as ofertas facilitarão o desenvolvimento da obra, e como retribuição as bênçãos divinas virão, mas devemos ter muito cuidado para que não percamos as bênçãos de Deus, as nossas ofertas e dízimos são para o mantimento na casa de Deus. No ano 520, o profeta Ageu no seu livro teve o propósito de repreender, exortar a Zorobabel e Josué o sumo sacerdote a mobilizarem o povo para a reedificação do templo e reordenar para que o povo priorizasse a obra. Em nossos dias devemos fazer o mesmo, nos mobilizar para que a obra seja feita com os nossos esforços e assim veremos as mãos de Deus nos abençoar, e fazei prova de mim, diz o Senhor Ml 3:10b

Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto