ESBOÇO 840 SEBNA, UM SERVO INFIEL



ESBOÇO 840
TEMA: SEBNA, UM SERVO INFIEL
TEXTO: ISAIAS 22:15-25

Fidelidade, uma das qualidades importantes mais e procurada naqueles nos servos ou mordomos em todo mundo. Quem serve bem e é fiel goza de muitos privilégios. Desde a antiguidade pessoas eram separadas para serem mordomos, ou administrador dos bens dos seus senhores, eles eram de alta confiança dos senhores e dos reis. Desejo destacar nesse assunto um exemplo de infidelidade e fidelidade, nos dias do rei Ezequias, rei de Judá, dois mordomos que se destacaram e gozaram da sua confiança, Sebanias (Sebna) e Eliaquim, ambos tinham perfis diferentes, mas eram servos, no entanto destacaremos a diferença entre um e outro. A infidelidade ao servir aos seus senhores, sobretudo a Deus é perigosa, pois o Senhor pesa as nossas obras e cada conforme elas receberão a recompensa.

Quem era Sebna?
Não se sabe muita coisa a seu respeito, a não ser a sua conduta como servo, porém uma péssima lição ele deixou para todos os mordomos e servos. Sebna - significa “vigoroso homem forte”, um jovem e oficial do rei Ezequias rei de Judá (2 Rs 18:18), o seu cargo era elevado depois do rei era o segundo de confiança por isso se esperava muito dele “De todo aquele a quem muito é dado, muito mais será requerido; e daquele a quem muito é confiado, mas ainda lhe será exigido” (Lc 12:48), pois é isso o que se requer de um despenseiro (I Co 4:2). Como assessores do rei Ezequias havia também Eliaquim, cujo significado é “aquele que o Senhor levanta e sustenta”, pois somente uma pequena avaliação dos significados já nos deixa transluzir algo incomum. O coração de Sebna se elevou, ele procurou atrair toda glória para ele, além disso, e tentou construir uma sepultura luxuosa para si no lugar alto, um mordomo não podia construir sepultura luxuosa no alto para si, mas quando ele tomou essa decisão era porque o seu coração se encheu de orgulho e se achou forte. A Bíblia diz que o Senhor do alto contempla os bons e os maus (Jó 34:21; Sl 33:14; Pv 15:3). Quem pode se esconder dele (Jr 23:24; 2 Cr 16:9), as obras dos homens são pesadas na balança (I Sm 2:3; 2 Tm 4:8) tudo será descoberto (I Co 3:13,15).

A lei da semeadura
Essa é a única lei que não muda, o povo de Deus pela sua insensatez estava para receber os castigos divinos através do profeta Isaías, ele trouxe uma mensagem direta para Sebna que era tesoureiro, mordomo (Is 22:15) certamente ele tenha sido o causador dos males através do seu orgulho. Sebna achava que todos os privilégios somente deveria ser para ele, certamente construir túmulos em lugar alto significava ter uma vida de ostentação com o que era alheio, enriquecendo à custa do povo (Is 22:16). “Deus não se deixa escarnecer, tudo o que o homem semear isso ele colherá (Pv 14:14; Gl 6:7), a sentença divina chegou para Sebna, ele seria humilhado até aos mais baixo padrão pela sua infidelidade,  Sebna foi considerado pelo Senhor como homem poderoso e forte, mas para Deus isso nada significa, ele abate e a outro exalta (1 Sm 2:7). Sebna recebeu a sua sentença, vejam o que aconteceu: (1) Tudo de Sebna foi tomado; (2) Arrancado da sua posição; (3) Perdeu todos os privilégios; (4) Tudo que Sebna adquiriu foi transferido para Eliaquim; (5) Sebna foi lançado da sua terra; (6) Foi humilhado. A desgraças de Sebna foi se sentir poderoso, com isso ele já tinha tudo para ser condenado por Deus (Pv 16:19; Lc 14:11). Devemos ter cuidado para não entrar pelo mesmo caminho de Sebna, Deus é o mesmo, a um ele abate e a outro ele exalta (I Sm 2:7; Sl 75:7; Is 2:12;).

A bênção do Senhor sobre Eliaquim
As bênçãos divinas vêm sobre aqueles que estão no lugar, os sinceros serão honrados tudo o que fazemos para Deus e pela obra e os nossos dias estão escritos no livro divino (Sl 139:16), quando Deus quer honrar ele tira o de cima e poe quem está em baixo no lugar. Eliaquim se manteve no centro da vontade de Deus e sem forçar, esse exemplo deve ser observado por todos aqueles que foram chamados para servir a Deus, basta saber que Deus efetua em nós tanto o querer quanto o efetuar (Fp 2:13). Deus é quem nos honra, o péssimo exemplo de Sebna não deve ser imitado por nenhum cristão, infelizmente há muitos Sebnas por ai, aproveitadores, ele não estão cavando nas rochas nos altos as sua catacumbas, mas enriquecendo seus patrimônios, estatos, gananciosos e ostentam as suas riquezas repartindo com as suas famílias, isso tipificam o proceder de Sebna, enquanto os conservos passam fome com suas famílias. Cuidado Sebnas! O Senhor não tarda, o Eliaquim já está sendo preparado por Deus. Eliaquim foi abençoado porque o Sebna saiu do seu lugar, e tudo o que Sebna adquiriu foi transferido para aquele que o Senhor levanta “Eliaquim”.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto