ESBOÇO 839 A SÍNDROME DO CHORO



ESBOÇO 839
TEMA: A SÍNDROME DO CHORO
TEXTO: “Tempo de chorar, tempo de rir e tempo de prantear” ECLESIASTES 3:4

O Choro, esse é um assunto que pretendo discorrer nesse mote, mas necessariamente precisamos entender o que é o choro, o momento de chorar e as razões porque o choro acontece. Em todo ser humano acontece esse processo fisiológico que muitas vezes independe da vontade do indivíduo, mas que acontecem em determinadas situações. Esse assunto é um alerta, talvez não seja bem recebida, mas é ama das verdades que precisa ser dita.

O que é o choro?
De uma maneira simples digo que é o reflexo daquilo que o nosso corpo sente, o choro é o ato ou efeito de chorar, é uma ação de verter lágrimas dos olhos, como já dissemos que é um processo fisiológico existente nos seres humanos. Ele pode ocasionar por várias razões, uma tristeza, mágoa, dor, saudade, derrota e nos momentos de alegrias, embora é muito comum dizermos as pessoas que estão chorando a seguinte expressão: “não chores”, mesmo que se tenha conhecimento da causa, essa manifestação sentimental não é ruim. O choro passa uma mensagem, conforme o tipo de choro indica que algo está acontecendo com o estado emocional de certas pessoas.

O choro continuado é normal?
Não é normal, existe alguma razão pela qual a pessoa chora, já dissemos isso anteriormente, no entanto algo precisa ser feito para pelo menos amenizar já que a pessoas está sendo submetida a um sofrimento, “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5). Uma criança quando chora continuadamente é sinal de que algo incomum está acontecendo, logo somos despertados a tomar alguma providencia. O nosso corpo reage de maneira diferente em cada situação, se houver algum motivo o indivíduo pode chorar ou rir, embora existam pessoas que rir na hora de chorar, já presenciei pessoas dar gargalhadas num funeral, isso não é normal, outros chorarem no momento de rir, isso pode acontecer devido algum distúrbio no estado emocional do indivíduo, outros choram com uma noticia ruim que veem na televisão, outros choram quando vê outra pessoa feliz, e assim por diante. É preciso observar bem, e se for distúrbio encaminhar essa pessoa para o especialista no assunto, porque há tempo para todo propósito debaixo do céu, “tempo de chorar, tempo rir e tempo de prantear” (Ec 3:4), cada um em sua ocasião.

Mas o que eu desejo realmente comentar?
Não é simplesmente falar sobre riso e choro, mas mostrar que existem pessoas que usam métodos para fazer as outras rirem e também chorarem, embora esses métodos tenham características completamente diferentes. Há pessoas que emotiva outra a chorar, e assim manipula sentimentos alheios com a finalidade de obter alguma vantagem pessoal, isso é muito ruim, pois não se deve mexer com os sentimentos das pessoas, às vezes com palavras carregadas de emoções tocando na sensibilidade das pessoas. Sabemos que de alguma maneira a mente das pessoas são manipuladas através de mensagens motivando-as para diversas finalidades, as propagandas, visuais ou faladas estão por toda parte.

Os convencimentos acontecem conforme a aplicação das técnicas pelos palestrantes, isso em todas as áreas, tudo finalmente é voltado para o emocional, existem programas de TV que durante o seu horário apresentam algo com conteúdo capaz de mexer com o lado emocional das pessoas para alavancar audiência, e com isso o ibope vai lá pra cima, não tem outro sentido, a não ser esse, emocionar pessoas, mas tudo bem esses são os meios que seus apresentadores arrumaram e está longe de ser substituído. Há determinados eventos que isso não deve ser feito, tem que ser da maneira mais natural possível, principalmente quando se trata a respeito da espiritualidade, essa parte não pode ser manipulada criando situações como que seja espiritual, não me refiro aqui sobre o estimulo da fé, esse estimulo deve ser feito responsavelmente e com base na palavra de Deus, para que as pessoas não sejam induzidas a uma falsa fé.

Muitos novos pregadores que se dizem pentecostais têm enveredado por esses caminhos com a finalidade de promoverem ainda mais o seu potencial, esses tais fazem de tudo para ver o povo chorar nas igrejas é a SINDROME DO CHORO, se o povo não chorar não valeu apena a pregação, isso é feito com o intuito de mexer no emocional das pessoas simples, as suas palavras são carregadas de emoções e com promessas vazias, e se os crentes não reagirem não os consideram espirituais, e usam até uma expressão vulgar de crente cru. Na verdade esses tipos de apeladores são inconscientes e sem responsabilidade, infelizmente estão por tida parte, eles deixam a BÍBLIA de lado e massageia o ego das pessoas com promessas ilusórias, muitos deles não são filiados a nenhuma igreja e nem ministérios, são absolutos e soldados sem quartéis, jogam as suas heresias e vão embora, ainda levam o cachê e depois o pastor que resolva com seus membros, assim também certos cantores sem igrejas, eles pulam e gritam, no entanto as consequências são as piores possíveis.

As conseqüências disso é o povo ficar iludido e nada pior do que o cristão desiludido pelo que ele ouviu ou lhe foi falado ou profetizado sem nenhum cumprimento, promessas imediatistas, por isso muitas igrejas estão vazias nos culto de doutrina, e muitas delas tem que fazer festa e fazer convocação toda semana para e trazer algum desses pregadores para massagear o povo, o resultado é a promoção do pregador, o receba agora, leve agora. Irmãos, talvez essa palavra se impopular, pressuponho que se o povo dos dias de Esdras estivesse vivo iriam sentir saudade das mensagens impopulares de Esdras que armou o seu púlpito no meio da rua e levou o povo a ouvir as verdades de Deus (Ne 8:1-18), vejam o resultado, um grande avivamento divino naquela época.

                O avivamento divino vai chegar, mas não pelas mãos desses pregadores apeladores que induzem o povo ao delírio e ao choro com seus sermões que apenas mexem com o emocional das pessoas, não se deve brincar com os sentimentos alheios, principalmente as pessoas inocentes e piedosas que depositam a sua confiança na pregação do evangelho, pois isso se constitui um pecado diante de Deus. Vamos pregar o evangelho, somente ele muda e transforma pessoas, porque ele não é outra coisa a não ser o poder de Deus (Rm 1:16). A verdadeira mensagem sem si tem o poder de realizar salvação, milagres e renovação espiritual que esse deve ser o foco do obreiro, o verdadeiro avivamento vem através da palavra de Deus, pois avivamento sem a palavra de Deus deixa o povo mais vazio ainda, além disso, desiludido com as falsas promessas. Todo choro tem o seu momento e as razões, para tudo há um tempo determinado.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto