ESBOÇO 832 HUMILDADE, APRENDENDO COM JESUS


ESBOÇO 832
TEMA: HUMILDADE, APRENDENDO COM JESUS
TEXTO: MATEUS 11:28

Há muitas coisas que precisamos aprender na vida, e uma delas é a humildade. Todo ser humano precisa entender que esse é um principio importante para viver bem e ser honrado, pois as pessoas desprovidas de humildade têm sentimentos de grandeza, porém não confundamos humildade com pobreza, ou seja, pessoas desprovidas de bens. A humildade é algo que deve existir permanentemente no coração de cada indivíduo, que nada mais é do que o reconhecimento das suas limitações e fraquezas.

Humildade é qualidade que todo indivíduo deveria ter, ela é uma virtude que consiste em conhece as suas próprias limitações e fraquezas, essa virtude é oposta ao orgulho, também tem relação com a palavra grega Humus, “terra”, essa expressão da Grécia antiga também de origem as palavras homem e humanidade. A humildade é um cartão de acesso as grandes conquistas, o ensinamento sobre a humildade deve começar cedo e dentro do lar, aos filhos netos e etc.

A verdadeira humildade é aprovada por aqueles que conhecem a sua importância, com ela o indivíduo em posição de vantagem “Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes. A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos fiéis os destrói” (Pv 11:2,3). “O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade” (Pv 18:12). “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. Melhor é ter espírito humilde do que partilhar despojos com os orgulhosos (Pv 16:18,19). A vantagem em ser humilde está descrita nos textos encontrados em provérbios e citados nesse assunto.

Traços típicos de humildade
1. Simplicidade “A simplicidade vem sempre acompanhada de um gesto nobre” Patricia Resende.
2. Não se ufana das boas coisas que faz
3. Desprovido de qualquer orgulho “É você saber que a santidade só faz sentido na convivência com as pessoas. É você oferecer aos outros o que você tem de melhor sem impor-se a ninguém. É você não depender de elogios nem recompensas para fazer o que é certo.”
4. Linguagem suavizada e sem arrogância
5. Verdadeira “A verdadeira humildade é você dar o melhor de si sem se sentir melhor que os outros. É você ter consciência das suas qualidades, mas reconhecer que tem muitos defeitos também.”
6. Sabedoria, ser humilde é a maneira mais sábia de todas.
7. Paciente
8. Amoroso para com o próximo, os traços típicos que completa a pessoa humilde estão descritas em (I Co 13:4-7) conforme Paulo isso somente acontece quando o amor está em ação.

Muitas pessoas são desprezadas por causa da sua humildade, isso por não apresentarem nenhum glamour, ou seja, encanto pessoal, por isso olha-se para elas com olhar de desprezo, mas enganam-se porque as maiores riquezas estão dentro das pessoas, à humildade é uma delas. A humildade se manifesta através das nossas atitudes, seja na maneira de tratar o próximo, na brandura e no coração verdadeiro. A humildade é aprendida e ensinada pelos pais desde a infância, temos que apresentar para filhos e netos que a arrogância leva a destruição e não vale apena, no entanto “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade” (Pv 16:32). Não devemos ter aparência de humildade, esse aspecto não é duradouro, as circunstâncias farão com que a realidade apareça sendo apenas questão de tempo.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto