ESBOÇO 825 HOSPITALIDADE, MANDAMENTO DIVINO

ESBOÇO 825
TEMA: HOSPITALIDADE, MANDAMENTO DIVINO
TEXTO: O estrangeiro residente que viver com vocês deverá ser tratado como natural da terra. Amem-no como a si mesmos, pois vocês foram estrangeiros no Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. (Lv 19:34). “Não vos esqueçais da hospitalidade, pela qual alguns, sem o saberem, hospedaram anjosHebreus 13:2.

Hospitalidade, substantivo feminino, qualidade de que dar agasalho, pessoas de corações generosas ou bondosas, e que acolhem outras pessoas dentro da sua própria casa. Atitude nobre, caridade fraterna (Hb 13:1), para com aqueles menos favorecidos. Esse mandamento divino não deve ser esquecido (Hb 13:2), nesse assunto enfatizarei sobre o valor e o dever da hospitalidade para com o próximo, bem como a recompensa.

Hospitalidade
Ato de dar hospedagem em muito comum para as pessoas de bom coração, elas acolhem porque sabem da importância desse ato. As pessoas que são acolhidas se sentem valorizadas e protegidas.

Amor, a base da hospitalidade
O amor é a base onde se estabelece a hospitalidade, sem amor não existe acolhimento de pessoas, o amor nos faz sentir as necessidades que tem as outras pessoas “Lembrai-vos dos encarcerados, como se vós mesmos estivésseis presos com eles. E dos maltratados, como se habitásseis no mesmo corpo com eles” (Hb 13:3). Esse é um principio do amor divino, e deve estar presente nos corações, quando isso acontece o amor e a generosidade se revela através de atitudes.

Exemplos de hospitalidade
Disse Ló: “Meu senhor, se mereço o seu favor, não passe pelo meu servo sem fazer uma parada. Mandarei buscar um pouco d’água para que lavem os pés e descansem debaixo desta árvore. Vou trazer a vocês também o que comer, para que recuperem as forças e prossigam pelo caminho, agora que já chegaram até este teu servo”. “Está bem; faça como está dizendo” responderam. (Gn 18:3-5).

O profeta Elizeu foi acolhido por uma mulher em sua casa, ela preparou um quarto com uma cama e uma mesa (2 Rs 4:10,11), Elizeu era um homem reconhecido como “homem de Deus”, isso foi o que justificou a mulher hospedá-lo em sua casa. Na atualidade precisamos ter certos cuidados com o excesso de confiança, nem todos que se dizem homens de Deus merecem esse honrado dessa natureza. Existem pessoas que ao adentrarem a sua casa quer saber tudo o que tem lá dentro, “cuidado com quem você abriga em sua casa”. O rei Ezequias recebeu em sua casa visitas e mostrou todos os seus tesouros sem saber que seriam seus inimigos (Is 39:1-7), já Outras pessoas foram abrigadas em casas de parentes e amigos e tiveram boa conduta. Jesus foi abrigado por muitas famílias, inclusive a de Lázaro com suas irmãs; Paulo teve abrigo em casas de várias famílias em suas viagens missionárias, Deus levantou pessoas generosas para o ajudarem.

A hospitalidade resulta em bênçãos
Os hospitaleiros são recompensados por Deus no tempo oportuno, é como sementes que semeamos, certamente ceifarão seus frutos (Sl 126:3; Ec 11:1). O processo de semeadura expressa lições importantes para o nosso cotidiano, mesmo sabendo que ninguém consegue semear para colher tão rápido, pois temos que esperar o tempo certo da colheita. Finalmente Paulo em sua carta aos gálatas disse que tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6:7), pois a lei da semeadura é infalível.

                Hospitalidade, além de ser um mandamento divino é um dos requisitos que enobrece o homem, o próprio Jesus disse: “porque tive fome, e me deste de comer; tive sede, e me deste de beber; era forasteiro, e me acolheste; estava nu, e me vestiste; adoeci, e me visitaste-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderam, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizeste a um destes meus pequeninos irmão, a mim me fizeste” (Mt 25:36-40). “E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa” (Mt 10:42). Deus levará em consideração os seus atos de hospitalidade, atualmente muitos não querem agir com hospitalidade para com alguém que não lhe possa de alguma maneira lhe trazer resultado, ou o que evidencie alguma vantagem.


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto