ESBOÇO 823 RAABE, SALVA PELA HOSPITALIDADE.

ESBOÇO 823
TEMA: RAABE, SALVA PELA HOSPITALIDADE.
TEXTO: “Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias.Hebreus 11:31

Geralmente pregamos que Deus transforma e restaura pessoas, mas ao mesmo tempo através das nossas atitudes dependendo do tipo de pessoa duvidamos. Veremos nesse mote a história de uma mulher chamada Raabe, uma mulher que conforme a bíblia ela era uma meretriz. Essa é uma história muito interessante, através dela podemos entender que os propósitos de Deus são inconfundíveis. Deus é capaz de realizar o seu querer na vida das pessoas sem importar as sua situação ou condição social, basta apenas que elas dêem lugar e obedeçam a Deus. O seu belo exemplo de acolher os espias tocou o coração de Deus, e isso resultou em uma grande mudança e uma alta posição a qual veremos no decorrer mais adiante.

1. Quem era Raabe?
Ela é um personagem da Bíblia que conforme o livro de Josué era uma prostituta que morava nos muros de Jericó, essa mulher certamente após ouvir os relatos dos israelitas a respeito do povo hebreu e como eles foram salvos da escravidão e os milagres divinos durante a peregrinação resolveu posteriormente após ser salva seguir os israelitas.

Uma mensagem proclamada sob os feitos de Deus podem mudar vidas.

2. Raabe, uma mulher determinada
2.1. Apiedou-se dos espias enviados por Josué.
2.2. Escondeu-os dentro da sua própria casa;
2.3. Assumiu o risco de ser preza ou perder a sua própria vida por causa dos espias ou mesmo de ser morta pelos próprios israelitas durante a invasão a Jericó.

Quando Deus está no controle tudo é possível, as circunstâncias mudam em favor daqueles a quem o Senhor tem algo, Raabe foi uma mulher de coragem e determinação. Durante a visita daqueles homens se acendeu dentro dela a fé e a esperança em algo melhor para si. As nossas atitudes generosas podem mover o coração de Deus, Raabe teve a sua fé reconhecida na galeria dos heróis da fé (Hb 11:31), ela teve a sua fé justificada “E de igual modo Raabe, a meretriz,  não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?” (Tg 1:25). Aquilo que está dentro dos propósitos de Deus será cumprido, se aqueles espias foram acolhidos na casa de Raabe, era porque Deus haveria de realizar algo em sua vida. Muitos para alcançar algo de Deus estiveram em situação de risco. Quando Deus está no controle ele indica uma saída para nos salvar de uma situação, Raabe olhou para aqueles dois espias e apresentou que podia perder a vida caso Jericó fosse invadida pelos israelitas e algo deveria ser feito em seu favor, os espias tinham agora a responsabilidade de salvar aquela pobre vida, muitas vezes Deus permite que a última palavra esteja em nossa boca, eles, porém lhes disseram ponha um fio de escarlate na janela por onde descemos, esse era um segredo que somente os espias e os israelitas entendiam. Quem se lembra do sangue nos umbrais e nas Vegas das portas quando estavam no Egito? Só que dessa vez usaram um fio vermelho, eles também ordenaram a mulher dizendo: traga toda a sua família para dentro da sua casa e você e a sua família será salva quando entrarmos em Jericó (Js 2:12,18,19,21). A sua família foi contemplada pelo heroísmo de Raabe.

                Cada indivíduo tem a sua história, observe também que cada um faz a sua parte, Raabe fez a sua (1) Esconder os espias; (2) Colocar um fio de escarlate na janela; (3) Trazer toda a sua família para dentro de sua casa. Na visão de muitas pessoas consideradas religiosas e preconceituosas não permitiria aqueles homens entrarem em casa de uma prostituta, até hoje é assim, chegar-se a uma prostituta, homossexual ou pessoas de má índole para pregar o evangelho, pois é como se eles não merecessem ou se tivesse dúvidas do que Deus realize na vida dessas pessoas. Quando se analisa a história de Raabe entendemos que o acontecimento nos trás lições importantes, levemos em consideração que as oportunidades não devem ser desperdiçadas, fale dos feitos de Deus para as pessoas independentemente de que classes sociais sejam, pois Deus está ao alcance de todos, Jesus Cristo foi o maior exemplo disso, ele entrou em casa de pecador, salvou adulteras, mesmo sendo ridicularizado. A história de Raabe atravessou gerações e fronteiras, além disso, Deus a fez tomar parte na árvore genealógica de Jesus Cristo (Mt 1:5). Deus realiza nas pessoas que dão lugar tanto o seu querer quanto o efetuar (Fp 2:13), não há como rejeitar aqueles a quem Deus tem propósitos.

Por pior que o indivíduo seja, maiores serão as misericórdias de Deus para com ele. Você acredita em mudança nas pessoas?


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto