ESBOÇO 822 ROBOÃO, UM LÍDER INSENSATO.

ESBOÇO 822
TEMA: ROBOÃO, UM LÍDER INSENSATO.
TEXTO: I REIS 12: 1-13

                Autoridade, capacidade de comandar, liderar, gestor, ou gerenciar pessoal é uma das tarefas difíceis existem dois tipos de autoridade, a conquistada e a aplicada pela força, em ambas exige-se do líder a capacidade e equilíbrio emocional, ou seja, sabedoria e domínio próprio, seja o líder de qualquer área, no âmbito profissional, político e religioso, dos três quem mais merece atenção é o religioso por ser bastante delicado lhe dar com o estado espiritual das pessoas.

1. A liderança pode ser exercida:
a) Pelo poder
b) E pela conquista

2. Os três tipos de liderança
a) Liderança autocrática, nesse estilo o líder toma as principais decisões sem a participação do grupo.
b) Liderança liberal. Há liberdade completa para as decisões do próprio grupo, ou individuais, nesse tipo a participação do líder e mínima.
c) Liderança democrática, esse tipo de liderança as diretrizes são debatidas pelo grupo e o líder o assiste, ou seja, o líder se torna parte do grupo e principais decisões.

3. Requisitos necessários para uma boa liderança
a) Empatia, a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar de outro, compreender o comportamento dos outros em determinadas circunstancias.
b) Profissionalismo, o conhecimento é importante, embora haja pessoas que são líderes natos em terem a habilidade para liderar pessoas, porém outras têm conhecimento profissional, porém não sabem lidar com seus liderados.
c) Domínio próprio, pois exigido do líder o controle emocional em todas as circunstancias, esse equilibro enobrece a sua autoridade.
d) Interação, um bom líder consegue influenciar os seus subordinados, de maneira que eles se dispõem a cumprir além do que o líder lhe pede.

4. A insensatez de um líder tem como prêmio a sua própria ruína.
Um líder se torna insensato quando despreza os valores acima. Todo líder deve ter o conhecimento que o verbo estar indica posição de liderança transitória, e que poderá perder a qualquer momento, principalmente pelo desprezo aos valores que o enobrece, pois estar é presente, e não dá nenhuma garantia da permanência. Muitos líderes se perdem no meio do caminho por causa do orgulho, e assim abusam da sua autoridade e arruínam a sua própria liderança. Na Bíblia temos um brilhante exemplo de excesso de autoridade, há dois tipos de erros que são cometidos por muitos líderes da atualidade, principalmente líderes religiosos, são eles: Exibirem forças sobre seus liderados e não aceitar conselhos dos mais experientes (I Rs 12:1-13), esse é um péssimo exemplo para aqueles que aspiram liderança. A maior ameaça a um líder é o seu orgulho.

Quando isso acontece com os lideres religiosos é muito ruim, pois há alguns deles que não dão ouvidos aos seus auxiliares, ou seja, aqueles estão em sua volta, simplesmente com o argumento de que foi Deus quem o colocou na posição, e que Deus está dando as diretrizes da sua liderança, e com esse pretexto cometem absurdos em nome de um chamado divino, e ainda diz: “Não toqueis nos ungidos do Senhor, nem maltrateis os meus profetas” (I Cr 16:21-22), mas as vezes esses ungidos ultrapassam dos limites, e todos os seus liderados tem a obrigação de aceitar e com a ameaça de serem tachados de infiéis e desobedientes, e até expulsá-los da congregação, no meu conceito quando um líder chega a essa altura a liderança do seu ministério já terminou, e para se firmar nele terá pela frente uma grande batalha de contendas e confrontos, essas coisa somente trará prejuízo para a igreja.

Para quem deseja ser líder eu aconselho que inicie com humildade, sabendo que hoje você pode estar, mas amanha não. Empregar a força desgasta o próprio líder, pois o tipo de liderança que mais dá resultado é aquela que é conquistada, os liderados se disponibilizam a produzir muito mais nesse tipo de liderança, principalmente quando se trata de líderes de entidade religiosa, onde o poder da conquista é muito mais importante. O líder não deve desprezar os requisitos essenciais para uma boa liderança sobre tudo a empatia, interação e domínio próprio, eles são necessário para exercício da liderança. “A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de fazer.” Harry Truman; “Grandes líderes mudam de estilo para levantar a auto-estima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas conseguem realiza” Sam Walton; “O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.” Augusto Cury. Pense nisso se você é líder ou deseje ser.


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto