ESBOÇO 815 CRISTO, O MODELO A SER SEGUIDO

ESBOÇO 815
TEMA: CRISTO, O MODELO A SER SEGUIDO
TEMA: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo I Coríntios 11:1

                Tudo o que o homem faz na vida é inspirado em alguma coisa, nada se cria sem que primeiro tenha uma déia, ou a noção de algum tipo já visto antes, um exemplo prático são as leis humanas, elas existem porque há modelo, as leis divinas. Atualmente elas influenciam no mundo inteiro. As pessoas podem influenciar sobre as outras pessoas através do seu jeito, das suas obras, das suas decisões por séculos, gerações e gerações, assim não se sabe até aonde vai o poder da influência humana.

O poder da influência
Cada pessoa independentemente de cor e raça tem um grande poder de influência, como já dissemos antes. O homem sozinho pode não influenciar em muitas coisas, mas é possível ele influenciar com o auxilio de outras pessoas. Na Bíblia temos um grande exemplo que podemos utilizá-lo com referencia, Saulo de Tarso, a sua má influência foi capaz de refletir no cristianismo no mundo inteiro, depois de convertido através do encontro com o Senhor a sua boa influência resultou em lições que até hoje são aprendidas e praticadas por muitos cristãos no mundo inteiro. Não podemos dimensionar até aonde vai o poder da influência de uma só pessoa, o modelo de Cristo foi imitado por Paulo que por sua vez passou pediu aos cristãos que o imitasse, assim como ele imitava a Cristo (I Co 11:1).

Qualquer pessoa por mais ínfima que ela seja é capaz de influenciar sobre as outras pessoas, por essa razão devemos considerar a responsabilidade que ela tem. Um pai pode arruinar ou salvar um filho; uma mãe pode erguer ou degradar uma filha, esse exemplo é para mostrar que a influencia de um único homem se propaga, não como uma corrente, mas como um incêndio, fagulha após fagulha, saltando de vida para vida, isso atravessando continentes, e cruzando séculos. Imaginemos a influência de erro de Adão, em contraste com a boa influência de Abraão na história da humanidade.

Paulo, um exemplo para os cristãos
Antes da conversão ele influenciava de maneira maléfica sobre a igreja no primeiro século, mas ao encontra-se com o Senhor a sua vida deu um giro de 360 graus, de perseguidor passou a ser perseguido. Paulo ao chegar à igreja em Jerusalém enfrentou rejeições por parte dos discípulos dentro da própria igreja, os apóstolos não confiavam nele, ele começou a sentir a dor da rejeição, daí começo a maratona de sofrimentos como o Senhor havia mostrado em visão a Ananias a respeito de Saulo, “Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome aos gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto importa sofrer pelo meu nome” (At 9:15,16). Já imaginou o quanto a vida e sofrimentos de Paulo alcançaram?

Os sofrimentos de Paulo
1. Ele foi preso injustamente (I Co 11:32-33).
2. Ele foi expulso de Antioquia pelos grandes da cidade por causa do evangelho (At 13:50-51);
3. Foi quase morto por apedrejamento em Listra e lhe deram por morto (At 14:19);
4. Na Macedônia ele foi preso e teve os pés amarrado no tronco (At 16:23-24);
5. Foi perseguido pelos judeus que queriam matá-lo porque pregou em Bereia (At 17:13-14);
6. Gerou uma grande confusão ao pregar em Éfeso contra os deuses daquela cidade (At 19:23-26);
7. Foi perseguido e quase morto porque levou um grego ao templo (At 21:27-31);
8. Paulo foi preso em Roma, além de sofrer um naufrágio em Mileto (At 27:13-20);
9. Foi picado por uma cobra venenosa (At 28:3);
10. Foi preso em Roma e decapitado pelo seu maior inimigo, o imperador Nero por volta dos anos 67 ou 68 d.C

               A história de Paulo de Tarso contagiou o mundo, nem ele próprio tinha a dimensão do impacto que ele poderia causar na história do cristianismo na humanidade. Paulo influenciou diretamente na vida dos cristãos em todo mundo, ele não mediu esforços, nem a sua vida teve por preciosa por amor ao evangelho de Cristo (At 20:24; 21:13). Atualmente muitos cristãos em todo mundo sofrem perseguições e são até mortos por amor a Cristo, mas fortalecidos pelas cartas de Paulo os cristãos permanecem firmes, ele também conclama todos cristãos a permanecerem fieis sendo seus imitadores assim como foi de Cristo (Ef 5:1). Amados o nosso exemplo de vida como cristão pode influenciar, salvar e conduzir muitas pessoas aos pés de Cristo e sejamos o seu modelo.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto