ESBOÇO 812 DUAS COISAS QUE SE CONTRAPÕEM

ESBOÇO 812
TEMA: DUAS COISAS QUE SE CONTRAPÕEM
TEXTO: “Vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.” Provérbios 11:2

                Entre muitas coisas existem duas que se contrapõem entre si, a humildade e a soberba, no meu conceito há uma linha divisória entre as duas, fazendo com que uma se oponha a outra, ou seja, elas se objetam entre si, a humildade e a altivez possuem características opostas. A Bíblia Sagrada condena intensamente à soberba, e alerta a todos que tenham cuidado, porque ela precede a ruína, e a altivez do espírito à queda (Pv 16:18; Pv 18:12a), já a humildade precede a honra (Pv 18:12b).

1. Altivez e humildade
1.1. A altivez é uma qualidade de pessoas que tem amor próprio e consideram-se superiores ou dignos mais do que os outros, embora no meu entender a soberba esteja relacionada a um comportamento arrogante ou soberbo. “A altivez, assim como pode conotar uma qualidade, por exemplo, a característica de digno e nobre, também pode ser utilizada de maneira pejorativa, revelando alguém arrogante ou muito pomposo, que age com presunção”. O homem soberbo não tem a dimensão do que a soberba pode causar-lhe, Jesus falou aos seus discípulos o que causaria a arrogância do coração “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado...;” (Mt 23:12ª). Na Bíblia Sagrada há exemplos de pessoas que não foram humildes, entre elas quero citar um que por causa do orgulho quase perdia o seu milagre, isso mostra o quanto é ruim o orgulho. Naamã o General Sírio, era leproso e conforme o profeta Elizeu ele deveria dar sete mergulhos no rio Jordão, porém o nobre general se recusou a dar esses sete mergulhos porque o rio Jordão estava com a água turva (Para cada milagre uma exigência divina com provas de fé). É importante ressaltar que por falta de humildade o indivíduo pode deixar de alcançar as grandes oportunidades na vida, especialmente quando se trata das bênçãos espirituais provenientes de Deus. “Deus resiste aos soberbos, mas dá graças aos humildes” (Tg 4:6).

1.2. Humildade
Modéstia, submissão, subserviência, também é o reconhecimento das nossas debilidades. Existe também a falsa modéstia, que nada mais é do que artificiosa ou falaz. As pessoas com essas características não vão muito longe, o seu engano, bem logo será revelado, porque o indivíduo não consegue segurar a falsidade por muito tempo por ela ser superficial, e como maquiagem que se vai durante a noite e logo na manhã seguinte a realidade aparece. A falsa modéstia pode enganar, mas não por muito tempo, pois a tendência humana é expor o que há dentro de si. JOSUÉ, o sucessor de Moisés foi enganado (Js 9:1-17,14-17,22). Os fariseus também apresentavam uma humildade e justiça aparente (Mt 23:27-32).

2. A verdadeira humildade
2.1. Ela é de dentro para fora, e não é fantasioso, ela estar presente nas pessoas e é espontânea, não é algo forçado e tem como característica a simplicidade, independentemente de crença, raça, cor e posição social. A humildade fica bem em todo lugar, além de enobrecer o indivíduo, principalmente quando a humildade é espontânea (Gn 13.8-18); ou seja, sem forçar, saindo de dentro do coração (Pv 16.19; Mt 11,29); Ela é acompanhada pela mansidão e longanimidade (Ef 4.2; Cl 3.12); ela é desprovida de qualquer arrogância, ela manifesta-se no fruto do Espírito. A humildade é escoltada pela benignidade e temperança (Gl 5.22); É um revestimento para o ser humano (I Pe 5.5); É uma credencial para entrada no reino dos céus (Mt 5.3). Abrão foi honrado por Deus pela sua atitude de humildade, mediante a disputa de terra pelos seus pastores e os de Ló seu sobrinho. A humildade precede a honra (Pv 18:12), assim a humildade é coroada pela honra.

2.2. Humildade mediante o chamado divino
Todos que desejarem a fazer a obra de Deus, esse é um dos requisitos necessário “a humildade”. Há alguns exemplos nas escrituras que devem ser seguidos: Jacó após o desacerto com seu irmão Esaú, orou a Deus e se humilhou ao encontrar-lhe (Gn 32.10); Saul diz ser o menor e reconhece a sua fragilidade diante de Samuel (I Sm 9.21); Davi diante do Senhor ele se julga ser incapaz “Quem sou eu” (2 Sm 7.18); Salomão “eu sou apenas um menino” (I Rs 3.7); Isaias o profeta “ai de mim” (Is 6.5); Jeremias, “sou uma criança” (Jr 1.6); João Batista no batismo de Jesus (Mt 3.14); Paulo “eu sou o principal pecador” (I Tm 1.15); diante de Jesus o centurião disse: não sou digno que entre debaixo do meu telhado (Mt 8.8); A mulher Cananéia “Os cachorrinhos também comem das migalhas” (Mt 15.27).

Somente os humildes serão recompensados (Pv 22.4; I Sm 1.15,16); Honrados por ser humildes (Pv 15.33); Triunfarás se tudo quanto fizerdes for por humildade (Fl 2.3); Bem-aventurado os humildes de espírito, porque terão lugar no céu (Mt 5.3). A falta de humildade tem levado muitas pessoas ao fracasso, por isso necessitamos de humildade, não somente na aparência, mas no coração. Os simples deixam as diferenças de lado e se abraçam como fez Jacó e Esaú (Gn 33.3-10). Sejamos humildes, nada perderemos por isso. “A humildade é a mais difícil das virtudes cristãs” T.S. ELIOT. Filipenses 2:3 - "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo."


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto