ESBOÇO 804 AS DORES DO FRACASSO

ESBOÇO 804
TEMA: AS DORES DO FRACASSO
TEXTO: SALMO 51

               O fracasso pode deixar nas pessoas sequelas que podem até durar a vida inteira, quem nunca experimentou as dores de um fracasso nada saberá dizer sobre essa experiência. Algumas pessoas que nunca vivenciaram essa experiência podem experimentá-la amanhã, e se você ainda não fracassou em algum momento, isso não significa que seja um privilégio seu, pois muitos já experimentaram e certamente saberá dizer-lhe algo sobre essa terrível experiência, saiba também que um fracasso não significa que o indivíduo continuará fracassando toda vida. Os fracassos são momentâneos, e mesmo assim você terá chances ou oportunidades para ressurgir logo após. O fracasso espiritual é perigoso e dói muito mais porque ele mexe com a sua vida devocional com Deus, e não há remédio para ele a nãos ser o perdão divino.

Fracasso
1. Derrota, a falta de êxito, o malogro, essa é uma experiência bastante ruim para qualquer indivíduo, não importando se estejam em situações privilegiadas ou não, todos finalmente estão sujeitos a experimentarem o fracasso em qualquer área da vida, seja ela nos empreendimentos, sentimental e espiritual.

2. O fracasso mexe com os nossos sentimentos, ele nos abala de tal maneira que nos sentimos fragilizados para enfrentar as outras etapas da vida, você passa a ter pressentimentos de que lutar não vale apena e assim você (acaba indo para debaixo do zimbro como fez o profeta Elias “I Rs 19:4”), essa é uma sensação horrível.

3. Para quem têm uma vida devocional com Deus às conseqüências de um fracasso vão muito mais além de um insucesso de algo que não alcançamos. Esse tipo de fracasso conduz o indivíduo ao distanciamento de Deus, se tornando o pior vazio, e uma crise existencial de maneira que ninguém pode preencher lacuna deixada por esse fracasso. O rei Davi vivenciou essa realidade quando caiu em tentação e pecou com a mulher de Urias, por isso vigiar e orar é o melhor antídoto para o pecado “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26:41).

Um descuido espiritual por custar dias e noites amargas, a experiência que Davi vivenciou foi dura e cruel, além de ter o sentimento abalado ainda sofreu as desastrosas conseqüências no seio da sua família (O pecado não vale apena). Davi recebeu uma advertência severa do seu guia espiritual Natã (2 Sm 12:1-15), no contexto Natã não estava tratando com Davi algo comum, mas grave, certamente os súditos e seus soldados conheciam a Deus, e eram estimados por ele, Natã tratou a mulher de Urias como uma só cordeirinha tomada (Tocar em alguém que é estimado (a) pelo Senhor constituí-se um perigo), por isso devemos ter cuidado porque a vida do indivíduo pode amargar dali pra frente, esse fracasso de Davi foi o pior de todos.

O pedido de misericórdia
Os sofrimentos de um fracasso podem levar o indivíduo a buscar a misericórdia divina, e, por conseguinte se arrepender e fazer a sua confissão perante Deus. No salmo 51 Davi descreve a sua situação angustiante e o pesadelo que ele vivia, as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos (Lm 3:22), o ato de reconhecer o pecado faz Deus usar de misericórdia “sentimento de dor e solidariedade com relação a alguém que sofre uma tragédia pessoal ou que caiu em desgraça; dó, compaixão, piedade

O reconhecimento é tudo o que precisamos para receber o perdão divino, Davi sentia que o pecado havia feito um grande estrago em sua vida afetando a sua própria família, e de outra maneira seria impossível resolver a situação, não ser através do perdão divino. Lançar-se aos pés do Senhor confessando a sua culpa ele certamente a usaria da sua misericórdia para com ele, todos quantos fracassarem fique certos Deus dará oportunidades para se arrependerem “aquele que confessa o seu pecado e o abandona alcançará misericórdia” (Pv 28:13b). O perdão trás reconciliação, alegria, paz e restauração, mas isso também não nos isenta de sofrermos as conseqüências daquilo que plantamos, Davi colheu o que plantou, porque a lei da semeadura é infalível. É preciso pedir a Deus misericórdia para manter a fé nas adversidades, porque a sua graça nos basta (2 Co 12:9).


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto