ESBOÇO 802 AMBIÇÃO SANTA

ESBOÇO 802
TEMA: A AMBIÇÃO SANTA
TEXTO: “Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito2 Reis 2:9.

                Existem pedidos que não são fáceis de atender, principalmente aqueles que não estão ao nosso alcance, mas pode ser que esteja à obtenção de alguém para concedê-lo. Nesse mote quero destacar um ambicioso pedido de Elizeu ao profeta Elias seu senhor.

Ambição – muitas vezes só levamos em consideração o lado ruim como: ganância, dinheiro e sucesso de maneira desmedida, porém pode ser vista também como algo bom. Paulo apresenta um tipo de ambição santa, ou seja, lutar para conquistar algo bom (I Co 9:24-27). Focaremos um pouco na ambição de Elizeu em pedir porção dobrada do espirito de Elias.

O ministério profético de Elias
O ministério profético de Elias foi em um período de idolatria durante os reinos de Josafá em Jerusalém e Acabe a Acazias do reino do Norte, esse ministério profético de Elias foi quase todo tempo relacionado ao ímpio, a idolatria de Acabe e Jezabel sua mulher, ela não era israelita e pertencia a Ecrom, e lá adorava Baal-Zebube, ela fez com que o reinado do seu marido se tornasse idólatra. Jezabel era uma perseguidora dos profetas do Senhor, Elias foi grandemente perseguido por ela.

Elizeu – foi um assistente do profeta Elias no reino do norte de Israel, ele era filho da Safat e vivia em Abel-Meolá no vale do Jordão, provavelmente ele tenha se conhecido Elias na escola de profetas, o que era muito comum na época. Deus havia ordenado a Elias que ungisse outro para que o substituísse (I Rs 19:16), após caminharem juntos Elizeu fez um pedido audacioso, esse pedido surgiu após Elias dizer-lhe que seria tomado pelo Senhor. Elizeu assistiu muitos milagres realizado por Elias, aí surge a pergunta: Porque Elizeu fez esse pedido tão ambicioso a Elias? Ele queria ser maior que o seu mestre (Lc 6:40), absolutamente não, então vamos lá, qual o significado do seu pedido?

Para cada chamado Deus tem uma tarefa, e uma delas é fazer discípulos, o líder que não faz discípulos está muito longe daquilo que ele foi chamado, Jesus nos ensinou fazer discípulos (Mt 28:19). A convivência de Elizeu com Elias foi um grande aprendizado, e posteriormente lhe ajudaria desenvolver o seu ministério.

Pedidos através das orações
É muito natural ouvirmos pessoas, principalmente os pentecostais expressarem em suas orações a Deus porção dobrado do seu Espírito, no entanto isso significa que elas estejam pedindo mais poder de Deus para as suas vidas, porém o desejo de ter mais é o inconformismo do pouco, esses anseios já são existentes nas pessoas, uns mais e outros menos, no entanto todos têm. No meio cristão estamos vivenciando atitudes equivocadas nesse sentido, a ansiedade do “ter muito” tem conduzido muitos cristãos a ganancia do ter, essas aspirações estão mais ligadas as coisas materiais, essa correria conduz a muitos ao desvio da fé, já quanto ao imaterial muito pouco se pede, infelizmente temos deixado de ouvir em momentos de orações as seguintes frases: Senhor dai-me do teu poder! Me enche do teu Espirito Santo! (se crer) me batiza com o teu Santo Espírito! Me encha da sua graça! Pouco se ouve atualmente. As formas de pedidos mudaram e as mais comuns são: Senhor me dá uma casa; um carro; um bom emprego; saúde; uma vida farta de bens materiais, ou seja, riquezas; me põe no topo da mídia e etc. Será que não estamos materializando as nossas orações? Ou são os efeitos da teologia da prosperidade defendida em muitos púlpitos de igrejas pentecostais como porção dobrada das coisas? Dobro de salário e etc. aí eu pergunto: há um desvio de foco nas orações?

O pedido de Elizeu
Elizeu podia ter pedido outras coisas, porque ele conhecia o potencial espiritual de Elias, homem de Deus, ele conhecia os milagres realizados por Elis, como: aumentar pão e azeite de viúva em época de fome, ressuscitar o filho da viúva (I Rs 17:14-22), entre outras coisas. Elizeu era uma espécie de assistente do profeta, e ao ouvir Elias dizer-lhe que seria tomado repentinamente (2 Rs 2:2-13), despertou a sua curiosidade para não ficar desprovido de poderes para continuar o seu ministério. Nesse acontecimento podemos ver foi a persistência de Elizeu, por várias vezes o profeta Elias tentou desviar o foco de Elizeu, ou medir o seu grau de interesse e fidelidade, porém Elizeu não perdeu oportunidade, Elias diz a Elizeu pedi-me o que queres que eu te faça antes que eu seja tomado, ele, porém disse “Peço-te que haja porção dobrada do teu espirito sobre mim” (2 Rs 2:9). Interessante é que na lei mosaica (Dt 21:15-17) a porção dobrada dos bens seria transportados para os primogênitos, e sobre ele recairia a responsabilidade de cuida da família.

                Elizeu não estava pedindo porção dobrada do Espirito de Deus que estava sobre Elias, mas a porção dobrada do espírito de Elias, ora, se falamos sobre a cultura judaica Elizeu pede porção dobrada, ou seja, ficar no lugar de Elias como profeta, e não invocando os bens de Elias, de posse desse espírito de Elias ele ficaria responsável pela continuidade do ministério de Elias, que após a posse da capa deixada pelo profeta iniciou as mesmas formas de milagres, o ministério profético de Elizeu foi bem sucedido. Devemos considerar que nem todos os nossos pedidos são atendidos por Deus, pois ele sabe o melhor para nós, e não o que nos parecem ser, os discípulos pediam bens para si e sua família, porém, Jesus mostrou-lhes que o sobrenatural seria melhor, “a busca do reino de Deus” (Mt 6:25-34). Paulo teve uma visão com sofrimentos até que orou ao Senhor, e em resposta a sua oração foi “a minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12:9). Quem busca as riquezas cairão em tentações (I Tm 6:9), pois as riquezas desmedidas podem te conduzir a destruição. “O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre” Lucas 6:40

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto