ESBOÇO 796 AMOR

ESBOÇO 796
TEMA: AMOR
TEXTO: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. I Coríntios 13:1-3.

I. Amor
O amor é a base de tudo, ele teve origem divina, o amor é a maior revelação daquele que nos amou primeiro “Deus”. O Apóstolo João define dizendo: “Deus é Amor” (I Jo 4:8), ele também apresentou as características do amor, embora seja impossível definir por completo o seu significado, o amor é a maior expressão que o ser humano pode ter para com o próximo. Sem o amor nada adianta (I Co 13:1-3). Embora não seja fácil definir de maneira mais irretorquível, mas entendemos ser afeição pelo próximo, o amor se revela de várias maneiras. Etimologicamente, o termo “amor” originou-se a partir do latim “amor”, palavra que tinha justamente o mesmo significado que atualmente: sentimento de afeição, paixão e grande desejo. O amor físico ou Eros representa o amor entre casais, sentimento que envolve uma forte ligação afetiva e, em geral, uma ligação de natureza sexual.  

II. Ideias filosóficas sobre o amor
“Afeição, grande amizade, ligação espiritual. Sentimento que faz com que os indivíduos afigurem o belo, digno ou grandioso. Essas são algumas das definições encontradas no grande Aurélio, mas, para os filósofos o que é o amor? Bem, o amor vai além das aparências estéticas e de ordem interior. Amar, segundo alguns filósofos é a busca do sujeito por algo que falta. Sabe quando as pessoas citam que estão sentindo um vazio dentro de si mesmos? Isso pode ser uma predisposição a busca do amor, no entanto tem estrita relação com a filosofia, pois, nasce como um amor pelo saber que se compreende na procura de mais conhecimento segundo Platão (427-343 a.C.) no famoso livro O Banquete. “Uma brilhante obra considerada um clássico da literatura filosófica ocidental! Indicada a todos aqueles cujo espírito elevado busca enaltecer-se em meio às reflexões sobre o amor suas origens e os mitos que o envolvem. Espaço para uma profunda reflexão acerca do papel do amor na sociedade contemporânea O Banquete é uma convite ao repensar as práticas da atualidade e aquelas enraizadas na clássica sociedade grega.” Se bem que para as pessoas o verdadeiro amor é um sentimento de busca pelo que se falta, e algumas delas não atentam para o fato desse vazio poder ser preenchido por uma diversidade de objetos. Amar é buscar no outro satisfação de carências emocionais e espirituais.” O amor reage com entusiasmo por algo e interesse em fazer o bem as pessoas, como também à natureza e os animais.

III. O amor a Deus e a Cristo
O amor a Cristo apresenta uma ligação de caráter religioso, esse é um sentimento de devoção e adoração, este tipo de amor é conhecido como Ágape, amor incondicional, ele é único e impossível de ser descrevido com exatidão. É um mandamento divino amar a Deus. Esse mandamento é praticado por muitas religiões cristãs.

IV. Os atributos do Amor
O Apóstolo Paulo citou algumas características do amor dizendo: O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas com a justiça e a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (I Co 13:4-7

                O amor ultrapassa fronteiras, ele é tudo isso que Paulo escreveu, e muito mais, todo aquele que ama a Deus tem o seu amor, como podemos declarar amar a Deus e odiar seu irmão? (I Jo 4:20). Atualmente esse é um sinal dos fins dos tempos causado pelo crescimento do pecado (Mt 24:7), pois o amor divino em nós reflete nas outras pessoas, irmãos vivemos tão pouco nesse mundo e mesmo assim não aproveitamos o tempo para amar os nossos semelhantes, odiamos e atropelamos a sua vida. Não gaste o seu tempo atropelando pessoas, ao invés disso ame-as de verdade.


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto