ESBOÇO 795 PRESO POR AMIZADES

ESBOÇO 795
TEMA: PRESO POR AMIZADES
TEMA: (SL 1:1; PV 1:15)

                Amizade, um sentimento de afeição, apreço entre pessoas, amigos e companheiros, pois bem até onde deve ir uma amizade entre pessoas? Tudo tem seus limites, os direitos das pessoas não podem ser violados por amizades. Uma verdadeira amizade envolve consideração, companheirismo e respeito com reciprocidade, somente assim ela será saudável e duradoura, pois uma amizade não deve ser feita para poucos dias, mas para toda vida, por isso é necessário selecionar as amizades, pois nem todas as pessoas podem ser nossos amigos.

Amizade e Jugo desigual
Uma amizade que não há respeito e que interrompa os bons costumes do outro é muito ruim, gente assim será uma má companhia, e a quebra dessa amizade se transforma em ódio ou rancor. Muitos para não quebrar essa amizade se mantêm refém da outra, aceitando tudo normalmente, isso se constitui um perigo, pois há muitas pessoas que até o presente não conseguiram se livrar dos prejuízos de uma má companhia. “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Sl 1:1); Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas;” (Pv 1:15), e quando você consegue livra-se delas é como se um fardo saísse de cima de você, por isso é muito perigoso uma má companhia, geralmente ela não termina bem, pois uma pessoa presa por uma amizade pode sofrer as consequências dela, cada indivíduo tem a capacidade de avaliar se aquela amizade vale a pena o ou não, caso identifique, antes que se torna uma amizade mais profunda é melhor de maneira indiscreta se separarem. A Bíblia apresenta os resultados de más associações são: Miséria (Nr 33:55; Jz 16:4); Apostasia (I Rs 11:2); Ira divina (2 Cr 19:2; Ed 9:14); Vergonha dos pais (Pv 28:7); Corrompimento (I Co 15:33).

Jugo desigual
Falamos em jugo desigual, mas o que realmente significa? Quando lemos o que Paulo escreveu em sua carta a igreja de Coríntios (2 Co 6:14), entendemos que ele se refere a comunhão entre pessoas incrédulas, a sociedade entre a justiça com a iniquidade ou a comunhão da luz com as trevas. Jugo desigual não dá certo. Os carros puxados pelos bois ele teriam que ter jugo igual, o jugo era uma barra de madeira que unia os bois a puxarem cargas, se eles forem desiguais torna-se difícil transportá-las.

Advertências
A Bíblia nos adverte a respeito do jugo desigual, as exigências prever a manutenção da pureza espiritual e da fé, porque o jugo diferente influencia e descaminha a pessoas de maneira sutil e silenciosa seja no comportamento, bons costumes e no desenvolvimento espiritual na igreja, é uma atuação do inimigo para desvirtuar o seu foco em servir a Deus, no entanto vejam algumas advertências: (1) Não seguir a multidão (Ex 23:2,33); (2) Guardar-se de fazer aliança com os ímpios (Ex 34:12; 1 Co 5:11; 2 Cor 6:14); (3) Não entrar no caminho dos ímpios (Sl 1:1; Pv 1:15; Pv 4:14; Pv 22:24; Pv 23:6); (4) Não ter inveja dos ímpios (Pv 24:1; I Cor 5:9).

Boas companhias
Elas une o útil ao agradável, é saudável, proveitosa e duradoura e não é interesseira. Os bons amigos prezam pelo bem-estar do outro, constrói qualidade inerentes de uma boa amizade. “A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e manter-se nas veredas dos justos.” (Pv 2:20); “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” (Pv 13:20); “Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.” (I Co 5:11); “Portanto, não participem com eles dessas coisas.” (Ef 5:7).

  Devemos nos afastar de qualquer amizade que nos afaste de princípios importantes, que nos influencie de maneira negativa no nosso comportamento e na nossa maneira de servir a Deus. Todo aquele que venha nos inquietar afetando a nossa fé dos bons princípios adquiridos precisamos de maneira sábia nos afastar sem gerar conflitos “Sou amigo de todos os que te temem e obedecem aos teus preceitos” (Sl 119:63). Cuidado para não se tornar presa de uma amizade que lhe corrompa com a s más conversações, pois elas interrompem os bons costumes (I Co 15:33). Não constitua amizade fina sem que primeiro atente para os passos de quem você for fazer amizade.


Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto