ESBOÇO 774 O FOGO ARDERÁ CONTINUAMENTE SOBRE O ALTAR.



ESBOÇO 774
TEMA: O FOGO ARDERÁ CONTINUAMENTE SOBRE O ALTAR.
TEXTO: LEVITICO 6:1-13

            O Senhor deu ordens a Moisés sobre a expiação pelo pecado, quando uma pessoa pecasse contra outra, esta deveria oferecer um sacrifício pelo seu pecado, mas no dia do sacrifício o transgressor deveria trazer também a reparação pela propriedade que havia sido perdida ou maltratada, mas também teria que pagar o preço que seria o quinto valor da mesma. Deus compreendia que devia haver tanto a reparação quanto o sacrifício com a oferta, se observarmos o que Jesus falou, certamente ele se referia a isso; - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.” Mateus 5:22-25.

1. As obrigações do Sacerdote
1.1 O Sacerdote fará a expiação pelo pecador diante do Senhor, com esse ato seria perdoada de qualquer coisa que fez, se tornando sem culpa (Lv 6:7);
1.2. Os sacerdotes teriam que manter queimando o holocausto durante toda a noite até pela manhã, e o fogo arderá nele;
1.3. As vestimentas dos sacerdotes deveriam ser de linho, e vestirá as calças de linho, sobre a sua carne, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e porá junto do altar;
1.4. Havendo feito isso eles tiravam as suas vestes, e vestiam outras vestes; e saiam com as cinzas para fora do arraial para um lugar que fosse limpo.
1.5. Manter o fogo aceso sobre o altar, os sacerdotes teriam por lenha sobre ele, além disso pôr em ordem o holocausto sobre o altar para que fosse queimada as gorduras das ofertas pacíficas. E o fogo arderá sobre o altar e não se apagará.

2. Jesus Cristo o sacerdote perfeito
O cerimonial da oferta e do sacrifício foi cumprido por Jesus Cristo, o perdão e a reconciliação do homem com Deus, ele aboliu todo aquele ritual que os sacerdotes teriam de cumprir durante e depois do cerimonial. Jesus foi o sacerdote perfeito, ele fez com que o altar da vida espiritual permanecesse aceso constantemente sem a necessidade de pôr a lenha sobre o altar como era exigido (Lv 6:13), para manter o altar da vida espiritual basta ter uma vida de íntima comunhão com Cristo, dessa maneira provamos que o altar divino em nós está acesos, há um hino que diz “o nosso corpo é holocausto vivo, devemos colocá-lo no altar, para queimar a noite inteira até o dia clarear.” Pressuponho que o dia irá clarear com a iminente volta de Cristo para os seus, portanto devemos manter aceso o nosso altar, o que significa a presença de Deus em nós.

O nosso corpo deve ser apresentado a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Jesus aboliu o sacrifício de animais, porque ele foi para o sacrifício o cordeiro perfeito, sem mancha e sem ruga e sem a necessidade de sacrificar animais ele entregou-se em um ato sacrificial para nos redimir, levou sobre si os nossos pecados e sobre as suas pisaduras fomos sarados, o castigo que resultou em nossa paz estava sobre ele (Is 53:3); Rm 6:2-7). O nosso sacrifício deve ser completo, porque somente será aceito se estivermos comunhão uns com os outros, muitas vezes queremos oferecer a Deus sacrifícios, mas odiando o irmão, a este ele diz: primeiro reconciliar-te com ele, e depois trazer a sua oferta ao altar.

Pr Elis Clementino – Paulista -PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto