ESBOÇO 770 HUMILDADE, A GRANDEZA DE UM HOMEM




ESBOÇO 770
TEMA: HUMILDADE, A GRANDEZA DE UM HOMEM
TEXTO: MATEUS 5.5

                Humildade é um atributo de quem age com brandura, ela é uma das características das pessoas desprovidas de arrogância, prepotência ou altivez do coração. Esse atributo deve acompanhar o indivíduo a vida inteira independentemente das circunstâncias. Na Bíblia encontramos ensinamentos que enfatizam a humildade por diversos escritores, inclusive o próprio Jesus que nos deixou as maiores lições “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11:28).

Recomendações
Nada façais por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmo (Fp 2:3,4), esse é um dos princípios fundamentais para viver bem. Jesus disse: Eu vos asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o Reino dos céus” (Mt 18:3-4). O apóstolo Paulo também ensinou que o egoísmo deve ser banido dos nossos corações e não devemos olhar somente para nós mesmos, mas olhar para as outras pessoas considerando-as importantes. “Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu” (Rm 12:3). “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros em amor” (Ef 4:2). Somente a humildade pode nos levar a termos essa atitude. Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência” (Cl 3:12).

A falsa humildade
Quem tem uma falsa humildade não demora muito para a realidade aparecer, ninguém consegue esconder por muito tempo a falsidade, logo, logo será descoberto e todos verão. “Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade...” porque ela é proveniente de uma mente totalmente carnal e orgulhosa” (Cl 2:8,18). A falsa humildade pode engar até as pessoas sinceras e desprovida de qualquer maldade, Josué foi enganado pela falsa humildade de um povo (Js 9:1-22). É preciso entender que a ausência de bens não significa humildade, pois a humildade vai muito mais além do que a pobreza, ela está ligada ao caráter, porque existem pessoas que são pobres, mas não humildes, outros são ricos com muitas posses, porém humildes, ou seja, desprovidos de orgulho. Jesus enfatizou que devemos ser humildes de espírito, esses são tidos por bem-aventurados (Mt 5:3).

As consequências do orgulho
1. Os orgulhosos sofrem as consequências, por isso é melhor ter espirito humilde do que repartir despojos ou seja, “recompensas por uma batalha vencida, ou obras de guerra ou bens de conquista adquiridos após guerra..” com os orgulhosos (Pv 16:19).
2. A queda é inevitável, porque antes dela o coração do homem se exalta (Pv 18:12).
3. Os exaltados serão humilhados (Pv 29:23a;Ez 21:26,27; Mt 23:12).

Os benefícios da humildade
1. É recompensado “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida” (Pv 22:4);
2. Bem-aventurado os humildes de espírito, porque eles receberão a terra por herança (Mt 5:3);
3. É honrado (Pv 29:23);
4. Exaltado (Lc 14:11);

            Irmãos devemos pôr em prática a verdadeira humildade, principalmente diante de Deus (I Pe 5:6), esse é o primeiro passo para se ter a aprovação divina e recebermos proteção (Sf 2:3). A grande pergunta do Apóstolo Tiago; Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. (Tg 3:13). Deus está acima de todos para recompensar os humildes (Is 57:15), embora ele esteja nas alturas, mas não esquece dos humildes (Sl 138:6). A humildade é para todos jovens e velhos, pobres e ricos, mas não esqueçam! “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (I Pe 5:5). Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! (Fp 2:5-8). A humildade vai muito além das diferenças, seja na política e na religião, e nos relacionamentos não ver barreiras.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto