ESBOÇO 772 VIDA DE SANTIDADE

ESBOÇO 772
TEMA: VIDA DE SANTIDADE
TEXTO: Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Eclesiastes 9:7,8

                Na Bíblia Sagrada há verdades expressas por Salomão, algumas simbólicas ou figurativas. Salomão falou sobre algo muito comum vivenciada naquela época. Ora! Para Salomão as vestes finas eram recomendadas para as festas, os que assim se vestiam eram favorecidos (2 Sm 12:20; Sl 65:8;Ap 7:9), embora haja varias interpretações sobre essa metáfora: Pureza moral, salvação como veste brancas, talvez ele não se referisse a essas coisas. Os unguentos e óleos eram usados nos festejos, também serviam como pureza e beleza. Nesse assunto desejo enfatizar a necessidade de os cristãos serem puros espiritualmente. A vida de santidade é exigida pelo próprio Deus (Lv 20:7), da mesma forma exigida pelos Apóstolos nas cartas aos hebreus e a primeira carta de Pedro (Hb 12:14; I Pe 1:16).

1. O que é uma vida de santidade?
Conforme a Bíblia sagrada, a dedicação a Deus se inicia através da separação do pecado (Is 55:6-13), após essa decisão tomada pelo indivíduo concretiza-se o início de uma vida de santidade. No tempo da graça ela se inicia após a reconciliação do homem com Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo, quando ele se torna uma nova criatura com o abandono do pecado (2 Co 5:17), daí em diante se inicia outros processos que são: A regeneração (Jo 3:6), e a Justificação através da obediência a Cristo (Rm 5:1). Esse é o resultado é obtido através do sufrágio a uma vida de santidade.

1.1.   Como obter uma vida de santidade?
É necessário que o crente tenha uma vida de constante renúncia, negar-se a si mesmo (Lc 9:23), essa é a única maneira de conservar-se em santidade. Os nossos desejos devem ser sem excessos, ou seja, controlados e que agradem a Deus. Não podemos servir a Deus e aos prazeres mundanos, (Mt 6:24), pois a vida de santidade resulta em decência, postura e ética cristã, essa mudança será vista no nosso cotidiano, de maneira que ao verem glorifiquem a Deus (Mt 5:16).

1.2.   A santidade comedida
A santidade em extremo é perigosa, uma pessoa que demonstra uma santidade descontrolada e excessiva, provavelmente já entrou pelo caminho do extremismo religioso “Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirá a te mesmo?” (Ec 7:16). A intransigência religiosa tem gerado muitos conflitos como vivenciamos ultimamente no mundo, cujas consequências são: preconceitos, exclusivismo e intolerância. Os conflitos muitas vezes começam nos lares estendendo-se a sociedade, os intransigentes esquecem que todos têm livre arbítrio para fazerem as suas escolhas (Dt 30:15; Mt 13:7-14), o homem faz as suas próprias escolhas, elas devem ser respeitadas, quer sejam boas ou não.

2. Vestimentas espirituais
2.1. As vestimentas espirituais sem mancha é a garantia da entrada na festa das bodas do cordeiro, vestimentas sem mancha representa pureza (Ap 7:9)

2.2. O óleo, ou azeite fora recomendado por Deus para ser usado na consagração dos reis e sacerdotes, toda casa devia ter o azeite, este era um produto conhecido e muito usado desde a antiguidade. O azeite representa o Espírito Santo, ele é quem derrama o amor divino nos corações dos que se submetem a Deus (Rm 5:5).

                As nossas vestimentas espirituais devem ser conservadas limpas, ou seja, isenta de qualquer impureza, foi para isso que Deus nos chamou (Ts 4:7). A santidade abrange espírito, alma e corpo (I Ts 5:23; 1 Pe 1:15), sem a santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12:14), por isso purifiquemo-nos de tudo o que contamine a nossa vida espiritual, e nos aperfeiçoemos no temor de Deus. (2 Co 7:1). Amados nós temos uma consciência que nos julga quando estamos fazendo o que é justo ou não, ninguém pode dizer que é inocente, Paulo recomenda o seguinte: “Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se moldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Rm 12:1-2).

Pr. Elis Clementino – Paulista-PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto