ESBOÇO 767 PONDERANDO AS PALAVRAS



ESBOÇO 767
TEMA: PONDERANDO AS PALAVRAS
TEXTO: “A palavra dura suscita ira, mas a palavra branda desvia o furor.”

            As nossas palavras tanto podem edificar quanto matar as pessoas, isso mostra quão poderosas são, dependendo da maneira como as usamos elas podem tanto destruir sonhos de pessoas, quanto encorajá-las.

1. Palavras que provocam iras
Dependendo do tempo e modo que expressamos as nossas palavras elas podem causar reações capazes de despertar a ira nas pessoas. As palavras arrogantes tem sido a causa de muitas desventuras nos lares, nas amizades, elas magoam as pessoas, entre outros. “A palavra dura suscita ira” (Pv 15:1).

2. Palavras destrutivas
Existem pessoas que as suas palavras são carregadas de negatividade e com maus presságios, as suas imprecações podem atingir e causar infortúnios nas pessoas. Há indivíduos que buscam de alguma maneira proteção que se valham de alguma coisa em busca dela, como amuletos, galho de arruda, pinhão roxo, patuá no pescoço, horóscopos, videntes, entre outros. As palavras destrutivas abatem as pessoas, desestimulam, mutilam os sonhos, fazem-nas adoecerem e até morrerem deprimidas. Salomão disse que as palavras detêm poderes para dar vida e matar (Pv 18:21), ela é um fogo destruidor (Tg 3:6), por isso precisamos ouvir mais e falar menos, (quando falamos muito pensamos pouco) e por falar muito vem os sonhos (Ec 5:3).

3. Palavras de encorajamento
Todo ser humano necessita de palavras de encorajamento, principalmente nos momentos mais difíceis. Josué o sucessor de Moisés foi encorajado pelo próprio Deus mediante a missão que lhe fora imposta por ele (Js 1:9), Jesus também proferiu palavras encorajadoras aos seus discípulos “...tende bom ânimo” (Jo 10:16). As palavras que encorajam devem estar presentes no nosso cotidiano, elas são como combustível que alavanca a nossa autoestima, principalmente em meio os desertos da vida. Os comandantes de tropas encorajam seus soldados a enfrentarem seus inimigos, pois não há pelotões fracos, porém comandantes fracos. Entre tantas palavras encorajadoras proferidas pelo Apóstolo Paulo entre elas destaca-se uma de extrema importância, ela foi dirigida no momento de desespero, pois o navio em que Paulo viajava estava para naufragar, embora a tripulação não queria dar ouvidos ao que Paulo dizia (At 27:9-12, 23,25), as palavras animadoras de Paulo acalmaram a tripulação e todos foram salvos, portanto as palavras animadoras podem salvar vidas.

“A verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento. ” Frederick Herzberg.

“Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas querem fazer. ” Dwight Eisenhover.

Precisamos motivar pessoas para que elas desenvolvam as suas potencialidades. “Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho. ” Theodore Roosevelt.

                Precisamos ter muito cuidado com o que falamos, as nossas palavras tanto podem edificar quanto destruir, principalmente quando nos dirigimos as pessoas que estão desanimadas em relação aos seus problemas. Uma palavra de ânimo alavanca a autoestima, tornando-o fortes para iniciar uma nova batalha. O encorajamento divino sempre vem através da sua palavra, mas precisamos dar atenção a elas como fonte de encorajamento.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto