ESBOÇO
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TEMA: SALVAÇÃO, UMA CONCEPÇÃO DIVINA.
TEXTO: JOÃO
3:14-21.
A salvação é o método pelo qual o homem é salvo, esse plano divino somente
se tornou completo com o sacrifício de Jesus Cristo, o cordeiro pascal, o qual
é lhe dado todo poder de salvar “e em nenhum outro nome” (At 4:12). Ele é a
graça divina revelada à humanidade, esse modo de salvar não foi tão simples e
nem tão imediato, desde o princípio após a queda do homem no Edem, uma luz acende
sinalizando que a salvação já estava por vir (Gn 3:15). Esse plano foi sendo
revelado aos poucos até completar a plenitude dos tempos (Gl 4:4). Foi um plano
caríssimo, não havia dinheiro que pagasse a redenção de uma alma, somente esse
plano seria capaz de redimir o homem dos seus pecados (Sl 49:7), em fim a
salvação chegou a todos através da graça de Deus. A salvação soberana foi oferecida por Deus
através do seu filho Jesus Cristo (Jo 3:16; Tt 2:11).
1. O que é
salvação?
Salvação é o ato
ou efeito de salvar (se), livrar alguém do perigo de morte ou poupar. Ela é o
ato soberano de Deus em Cristo a todos e não apenas um grupo (At 4:12). Esta doutrina é chamada de
Soteriologia, ou estudo do plano salvífico de Deus.
2. Envolvidos no
plano da salvação
a. Pai planejou
incluindo eleição e predestinação e chamamento;
b. Filho executou
“tudo está consumado”;
c. O Espírito Santo,
que convence do pecado, da justiça e do juízo;
d. O homem crer,
se arrependimento e aceita a salvação através da fé.
3. A graça de Deus
na salvação do homem.
Temos algumas
definições sobre a graça de Deus para a salvação do homem. É importante realçar
o que Agostinho diz sobre a graça de Deus
“A graça de Deus não encontra homens aptos para a salvação, mas torna-os
aptos a recebê-la”. Na realidade todos pecaram e destituídos estavam da
glória de Deus, não havia um justo se quer (Rm 3:12,23). A graça foi derramada
sem medida.
4. Significado
4.1. Etimológico -
A palavra grega CHARIS tem sentido de favor imerecido;
4.2. Teológico - A
graça é o favor imerecido do que Deus gratuitamente concede a raça humana.
5. Objetivo
A finalidade da
graça de Deus era salvar o homem da condenação cancelando a ação do pecado e
pondo-o em situação privilegiada regiões celestiais em Cristo (Rm 5:2; Ef 2:8).
A graça de Deus é a sua misericórdia revelada sobre os homens com o propósito
de salva-los.
6. Quando ocorre a
benção da salvação?
a. A bênção da salvação ocorre quando o homem crer em Jesus Cristo, como
o seu único e suficiente salvador (Ef 2:8; Rm 3:24; 2 Tm 1:9; At 4:12; At 16:31).
b. A salvação é para todos e sem acepção de pessoas, ela Independe de: Raça, tribos, línguas e
nações (At 10:34,35);
c. É para todos quantos creem em Jesus
Cristo (1 Jo 2:2; Jo 3:16; Tt 2:11; 1 Tm 2:3-6; Mt 11:28-30; At 17:30-31)
7. A graça, eleição e predestinação são compreendidas como:
a. Graça – Favor imerecido; ajuda divina, Don sobrenatural;
b. Eleição – É a escolha feita por Deus de um povo em Cristo;
c. Predestinação – É o ato ou efeito de predestinar, decidir de antemão
ou antecipadamente. A predestinação e eleição se refere à Igreja (o corpo
coletivo de Cristo) abrangendo somente aqueles que exercem nele a sua fé viva
em Jesus Cristo (Ef 1:5,7,13; At 2:38-41; At 16:31)”.
8. A doutrina da
eleição abarca as seguintes verdades:
a. A eleição é
cristocêntrica, só ocorre quando a pessoa está unida a Cristo (Ef1:4);
b. A eleição é
feita em Cristo pelo seu sangue mediante a sua morte (Ef 1:7; At 20:28b);
c. A eleição em
Cristo é em primeiro lugar coletiva e não individual, mas de um povo (Ef
1:4,5,7,9; 1 Pe 1:1;2:9), os eleitos são chamados de o “corpo de Cristo” (Ef
1:23; 4:12), ele a chamou de “a minha igreja” (Mt 16:18) “povo adquirido” por
Deus (1 Pe 2:9), “a noiva de Cristo” (Ap 21:9;
f. A eleição é
coletiva e só abrangendo somente o indivíduo quando ele se une e se identifica
com o corpo de Cristo;
g. A eleição para
a salvação e a santificação do corpo de Cristo é inalterável, mas
individualmente a certeza dessa eleição depende muito da condição da fé pessoal
em Cristo Jesus e a perseverança na união com ele;
h. A eleição para
a salvação é oferecida a todos (Jo 3:16,17; 1 Tm 2:4-6; Tt 2:11; Hb 2:9).
9. A regeneração.
A palavra regeneração significa “gerar de novo ou nascer outra vez” isso
significa mudança, ela é necessária
para termos acesso aos céus (Jo 3:3; 1 Jo 3:9; 1 Jo 2:29).
10. A Justificação.
A palavra justificação significa tornar ou declarar justo, pois ela
acontece na vida da pessoa quando ela aceita Cristo como o seu salvador, assim
sendo seremos justificados por ele. (Rm 3:25,26).
11. Os benefícios da justificação
a. Inocentar o culpado, Jesus é a nossa justificação, ele é o nosso
advogado (filhinhos não pequeis, mas se pecar temos um advogado junto ao pai (1
Jo 2:1);
b. Habilita-nos para a entrada no reino dos céus.
12. A adoção
a. Depois que uma pessoa aceita a Cristo como seu salvador, ele será
adotado por Deus por meio de Jesus Cristo para ser seu filho.
b. Deus nos adotou por meio de Jesus Cristo;
c. Os adotados e os seus privilégios participaram da herança de Deus em
Cristo (1 Jo 3:2; Hb 2:11; Rm 8:7).
13. A santificação
A santificação
significa separação do homem do pecado, uma vida de consagração a Deus, sem ela
não veremos o Senhor (Hb 12:14), ela é o meio pelo qual temos comunhão com
Deus.
O plano de redenção para o homem foi perfeito, ele abrange a toda
criatura sem acepção de pessoas, ele foi concedido unicamente pela graça divina
“pela graça sois salvos” e não pelos nossos méritos. A salvação nos trouxe
muitos benefícios como o novo nascimento, a adoção, a regeneração e a
justificação, porém nada disso acontecerá se o indivíduo não se arrepender dos
seus pecados e receber a Cristo como seu único e suficiente salvador. Devemos
dispensar qualquer ensinamento que apresente salvação para o homem fora de
Cristo ou pelos méritos humano.
Pr Elis Clementino – Paulista –PE - AD Excelência
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