ESBOÇO 765 AS OBRAS DA CARNE



ESBOÇO 765
TEMA: AS OBRAS DA CARNE
TEXTO: GÁLATAS 5:23

                Obras, resultado do trabalho realizado ou resultados daquilo que se produz. Tudo o que há no mundo produz alguma coisa, natureza, árvores, animais e os homens, todos foram postos nesse mundo para produzirem, mesmo que os resultados sejam bons ou más. O homem pode praticar as obras da carne, mas também praticar as obras resultantes do fruto do Espírito.

As obras da carne agem de maneira contrária ao fruto do Espírito, as obras da carne se apresentam através das ações pecaminosas contraídas na queda do homem no Edem. A natureza pecaminosa pode ser combatida e não eliminada totalmente, a não ser quando vier aquele que é perfeito “Cristo”, onde todas as más obras serão aniquiladas.

1.1. As obras da carne são:
1.2. Adultério, infidelidade conjugal, traição.
1.3. Fornicação é uma tradução originada da palavra grega “pornéia” que corresponde a imoralidade sexual ou prostituição;
1.4. Impureza, qualidade de impuro;
1.5. Lascívia, impureza na prática sexual, libidinagem, luxuria ou pensamentos imorais em relação ao sexo, obras da carne.
1.6. Idolatria, eleva algo ou criatura como um Deus;
1.7. Feitiçaria, bruxarias, invocação dos mortos e etc;
1.8. Inimizades, intrigas;
1.9. Porfias, discussões, brigas entre pessoas;
1.10. Emulações, sentimento que incita as pessoas excederem ou imitar autras;
1.11. Iras, cólera, vingança;
1.12. Pelejas, disputas;
1.13. Dissensões, brigas, discussões;
1.14. Heresias, ensinamentos falsos;
1.15. Invejas, ambição, desejo do que é dos outros;
1.16. Homicídios, mortes, assassinatos;
1.17. Bebedices, embriagues;
2.18. Glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gl 5:19-21). Devemos orar e vigiar para não dar lugar a carne, o espirito está pronto mais a carne é fraca (Mt 26:41).

2. O fruto Espírito
Conforme Paulo o fruto do Espírito, mas entendo ele tendo as subdivisões, cujas manifestações são
2.1. Amor, afeição,
2.2. Gozo, alegria e felicidade;
2.3. Paz, ausência de guerras e conflitos;
2.4. Longanimidade, paciente;
2.5. Benignidade, qualidade de benigno;
2.6. Bondade, qualidade de bom;
2.7. Fé, confiança e certeza;
2.8. Mansidão, qualidade de manso;
2.9. Temperança; sensatez, moderação e comedimento.

                O Apóstolo Paulo foi abrangente enfático em sua carta, visto que todas essas coisas aconteciam na igreja. Ele apresenta as obras da carne e o fruto do Espírito para mostrar a diferença entre o que é proveniente de Deus e da carne. A prática das obras da carne é muito comum para alguns crentes atualmente, muitos não levam em consideração a pratica das obras da carne, como também as resultantes do fruto do Espírito. O resultado das praticas das obras da carne deixa o homem de fora do reino de Deus (Gl 5:19-21). A prática do fruto do Espírito exige renúncia e auto controle, enquanto as obras da carne é praticada de maneira voluntária, elas são frtuos de uma vida pecaminosa. O fruto do Espírito produz no crente tudo aquilo que é aprovado por Deus, porque o resultado do fruto do Espírito são as boas obras de devem ser praticadas pelos cristãos e contra elas não há lei, ou seja, não há lei para condená-los. Irmão devemos ter cuidado para que os frutos da carne não dominem a nossa mente e coração, mas tudo o que é produzido pelo fruto do Espírito.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto