ESBOÇO 760 ESCOLHA O MELHOR

ESBOÇO 760
TEMA: ESCOLHA O MELHOR
TEXTOS: Gn 2: 18; Dt 30:15,19; Mt 7:24,25; Mt 6:24; Tg 3:11

                Desde o início Deus pôs diante do homem o livre arbítrio para fazer as suas escolhas, mas em todos elas ele indicou qual deles deveriam ser escolhidos, contudo ele deve escolher os ditados por Deus. Às vezes a decisão de escolher um e abdicar outro cause certos sofrimentos, porque a visão que os homens têm é que os melhores são as coisas que lhes promova sensações de liberdade e prazer, muitos desses caminhos contrariam os ditados por Deus. Todo indivíduo tem o livre arbítrio para fazer as suas escolhas em todos os sentidos da vida, mas é preciso ter cuidado com o que irá escolher, pois a salvação, a paz e a felicidade estão incluídos entre os que são prejudiciais. As escolhas especificadas por Deus são os melhores e todos estes prefiguram a pessoa de Jesus Cristo.

1. Comer ou não comer
No princípio Deus deu a ordem para não comerem da árvore da ciência, porém Adão e Eva poderiam escolher entre comer e não comer (Gn 2:16,17), porém eles tinham a consciência que comer se constituía uma desobediência a Deus, e o resultado seria trágico. O homem é responsabilizado pelas suas escolhas, essa é a lei da semeadura implantada pelo próprio Deus.

2. Vida ou a morte
Diante do homem estão postos a vida e a morte, mas ele apenas escolherá um, ou a morte ou a vida, os dois não, essa escolha deve ser bastante sábia “Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno que está em baixo. ” (Pv 15:24). Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, ” (Dt 30:19). A bondade divina é grande, e ainda aconselha qual caminho deve escolher.

3. Os dois senhores
Ninguém pode agrade a dois senhores, uma posição deve ser tomada de obedecer um ou ao outro (Mt 6:24; Lc 13). O homem não pode servir a Deus e ao mundo, quem se constitui amigo do mundo se constitui inimigo de Deus. A nossa devoção a Deus não pode ser dividida, entretanto o homem não podemos servir a Deus e as riquezas (Lc 16:24).

4. Os dois caminhos
Jesus apresentou dois caminhos, um largo e espaçoso, muitos entravam por ele, e outro estreito e poucas pessoas tinham interesse em entrar por ele, pois o caminho estreito é o da renúncia, “E dizia a todos: Quem quiser vier após mim, negue-se a si mesmo tome a sua cruz e siga-me. ” (Lc 9:23,24). “Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao pai a não ser por mim. ” (Jo 14:6);

5. As duas portas
Apenas duas portas foram postas diante do homem, a larga e a estreita (Mt 7:13,14), mas apenas uma delas deve ser escolhida, a larga é a porta que não exige limites ao homem, porém a estreita é a porta que dá acesso a Deus, essa porta é Jesus “Eu sou a porta, pela qual os justos entrarão” (Jo 10:9).

6. Os dois fundamentos
Jesus também apresentou os dois fundamentos para que o homem fundamente a sua casa espiritual Mt 7:23,24), nessa parábola ele apresenta as atitudes entre os néscios e os sábios, onde cada um escolhia onde edificar a sua casa. Em que fundamento você está construindo a sua casa? Na areia ou na rocha?

7. O pão e a água
Existem fontes de alimentos essenciais para a subsistência humana, o pão e a água, eles podem até serem impróprias para o consumo humano, porém há também próprias para o consumo. No sentido espiritual acontecem as mesmas coisas, podemos fazer as nossas escolhas. Esse pão e água representa Jesus “Eu sou o pão da vida” “Dá água que eu lhe der nunca mais terá sede” “Quem tem sede venha a mim e beba” (Jo 4:14; Ap 21:6).

                Observamos que são apresentados elementos para serem escolhidos, comer ou não comer, escolher a morte ou a vida, os dois senhores, os dois caminhos, as duas portas, os dois fundamentos e os dois alimentos. Mediante tudo que nos é apresentado na atualidade temos livre arbítrio para escolher, e nenhuma outra pessoa deverá fazer isso por nós, ou seja, a escolha é propriamente sua. Todas essas coisas são apresentadas pelas leis estabelecidas pelos homens como também através da palavra de Deus, a fim de que o homem escolha qual deve seguir, mas é preciso cuidado para não escolher o pior, porque “Há caminhos que parecem direitos aos nossos olhos, mas são caminhos de morte” (Pv 14:12). Escolha bem, prefira os caminhos que construam em você tudo de bom, sobretudo em relação ao espiritual, escolha o melhor.

Pr. Elis Clementino- Paulista -PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto