ESBOÇO 759 AS DECORRÊNCIAS DA MÁ ESCOLHA

ESBOÇO 759
TEMA: AS DECORRÊNCIAS DA MÁ ESCOLHA
TEXTO: GÊNESES 12-13

                Todo indivíduo tem o livre arbítrio para fazer as suas escolhas, ele escolhe lugares, coisas e até pessoas para conviverem e se relacionarem, porém ele deve saber que os resultados recairão sobre si. Quando o homem escolhe pode ser aprovado por Deus ou não, a aceitação divina somente ocorrerá quando as escolhas estiverem dentro da sua vontade.

1. A chamada de Abrão
Deus fez uma aliança com Abrão, quando somos chamados por Deus somos chamados também com aliança. Deus não chama o indivíduo sem que haja algo para ser realizado por ele. Abrão foi chamado para ser pai de nações, a chamada de Deus em sua vida indicava um novo começo; para cada pessoa Deus tem um chamado especifico.

2. Homem escolhendo homens
Assim como Deus escolhe homens para executar a sua vontade, os homens também escolhem homens, embora Haja uma diferença entre os chamados por Deus e os chamados por homens, a diferença é: Os homens escolhem pelo que vê (Eliabe); Deus escolhe o homem segundo o que ele vê no seu coração (Davi).

3. Abrão leva consigo Ló
Abrão foi ordenado por Deus deixar a sua terra Ur do Caldeia (Hoje o Iraque), na sua saída acompanhou o seu pai que morreu em Harã (atualmente Norte da Siria), e o seu sobrinho Ló, porém a sua companhia resultou em muito trabalho ao seu tio. Muitas vezes as pessoas que escolhemos para nos acompanhar não estão ligadas ao projeto divino, e isso ocasiona sérios transtornos posteriores. Deus falou para sair de Ur somente Abrão e sua mulher, mas ele não fez como o Senhor lhe ordenara. A Obediência a voz divina é um dos fatores preponderante para o nosso sucesso, se fizermos o contrário pagaremos um alto preço, embora Ló fosse um homem crente, como o escreveu o apóstolo Pedro em uma das suas cartas (2 Pe 2:7), no entanto as fraquezas de Ló foi um resultado da má escolha de Abrão.

4. As imperfeições humanas
É verdade que Abrão falhou em algumas tarefas, essa é uma das provas das imperfeições humanas, mas a escolha precipitada de levar consigo o seu sobrinho não foi boa, foi através dela que Ló definiu o modelo de vida que ele teria pela frente. Ló era ainda terro e não tinha experiencias suficiente para acompanhar a missão do seu tio. A prisão pelos laços do relacionamento pode trazer problemas sérios para o indivíduo, como trouxe Ló para Abrão.

5. As implicações de uma má escolha
Abrão enfrentou dificuldades estremas na companhia de Ló, Deus abençoou Abrão e consequentemente Ló, no entanto Abrão não era egoísta, ele sabia que as benções advindas de Deus beneficiariam tanto ele quanto o seu sobrinho. Em uma sociedade nem todos sabem crescer juntos, a ambição de um dos sócios pode estragar todo projeto pela frente, embora mediante uma provável separação um deles não saiba ainda andar sozinho com seus próprios pés, mas uma situação de desgastes já fora criada com a separação, pois uma separação acontece por algumas razões. Abrão e Ló cresceram em gado, ovelhas, ou seja, ambos os rebanhos cresceram, e os pastores de Ló iniciaram uma disputa por terras de bom pasto, isso gerou um incomodo muito grande entre eles (Gn 13:1-13). O que Deus havia preparado para Abrão iria muito mais além da sua imaginação, os propósitos de Deus são assim, eles fogem dos nossos pensamentos, e, é verdade (Is 55:).

6. A tranquilidade de Abrão e a escolha de Ló
Abrão amava seu sobrinho e não queria ver a sua derrota, quem ama de verdade quer ver o bem do outro e não a desgraça. Em hipótese alguma um cristão deve desejar a desventura do outro, Abrão nos deu uma aula de PACIÊNCIA, EQUILÍBRIO EMOCIONAL e CONFIANÇA NAS PROMESSAS DE DEUS, isso o fez tomar uma das decisões mais sábia e importante em sua vida, não havia outra saída para o conflito, a não ser a separação deles.

7. As escolhas
A escolha dos caminhos, foi aquele tipo; se você for para direita eu vou para esquerda, se fores para o sul eu vou para o norte, contanto que não haja brigas entre nós, irmão somos. Você seria capaz de tomar decisões assim para evitar conflitos e manter a paz? Era um momento de decisão importante para ambos (Gn 13:9), Ló passando o seu olhar engordado pela ambição viu a campina do Jordão e escolhe ir para lá (Gn 13:11). Nem sempre as nossas escolhas por melhores que pareçam aos nossos olhos são as melhores, principalmente aquelas que fazemos sem a direção de Deus, Ló foi para em Sodoma (Gn 13:13). “Há histórias de vida que vão unindo cada vez mais as pessoas. Mas há histórias de vida que vão separando as pessoas. ”

                A lição que extraímos nesse assunto é que os propósitos que Deus tem exclusivamente para você não envolva outras pessoas. Muitos obreiros têm tido o seu trabalho prejudicado porque envolveu pessoas no projeto sem a permissão de Deus. O maior exemplo disso foi Abrão escolher Ló para lhe acompanhar, atualmente os conflitos entre pastores deviam ser resolvidos nos conformes e equilíbrio como fez Abrão, a confiança dele era inabalável, por isso ele fez a feliz escolha, embora de certa visão a maneira de escolher iria determinar o seu fracasso, no entanto Ló fez diferente, olhou para as Campinas do Jordão e preferiu ir para lá não sabendo ele que seria a pior escolha. Deus honrou a Abrão e prometeu abençoá-lo aonde ele pusesse a planta do seu pé. Deus mudou o nome Abrão para Abraão (Gn 17). A separação não fez com que ele abandonasse seu sobrinho, os laços familiares jamais devem ser quebrados, mas conservado em quaisquer circunstancias. Em nenhum momento Abraão demonstrou arrependimento de ter caminhado com Ló, mas continuou intercedendo por ele até quando avisado quando o levaram cativo resolveu libertá-los, outra ocasião foi em relação da destruição de Sodoma intercedendo por Ló. Qualquer ressentimento de uma má escolha devemos deixar para trás e seguir em frente, portanto o que o Senhor tem para você ninguém conseguirá apagar.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto