ESBOÇO 754 DISSENÇÃO DA IGREJA DE CORÍNTIOS

ESBOÇO 754
TEMA: DISSENÇÕES DA IGREJA DE CORÍNTIOS
TEXTO: I CORÍNTIOS 1:10

                O ser humano nunca aprendeu a conviver com as diferenças, nos parece que quanto mais o mundo se evolui vai ficando cada vez mais distante dessa realidade. Cada indivíduo precisa buscar o equilíbrio e aprimorar o seu relacionamento com grupos sociais, família e igreja para que evitemos muitos conflitos ou encontrar saída para os conflitos. Sabemos que não é novidade, em qualquer grupo social há divergências, mas é preciso buscar equilíbrio, pois somente assim evitamos os confrontos que são danosos para o ser humano. Destacaremos alguns problemas na Igreja de Coríntios nos dias de Paulo.

1. Os problemas na igreja de Coríntios
Paulo foi informado que na Igreja estava havendo dissensões, a Igreja estava dividida em quatro facções, uns diziam eu sou de Apolo, outro de Cefas, outro de Paulo e outro de Cristo, pressuponho que esse último grupo parecia ser o melhor, no entanto era o pior porque eles não obedeciam a ninguém nem mesmo a Cristo. Os crentes deixaram de estarem focados em Deus para discutirem para saberem qual deles seria o favorito (I Co 1:11-13), nessa disputa certamente havia despique, porque as dissensões promovem essas coisas. Na igreja há pessoas de diversas naturezas, mas é possível viverem em harmonia, podendo de alguma maneira discordar de algumas coisas, mas sem confrontos, no entanto levemos em consideração que as nossas idéias e pensamentos não podem prevalecer em todos os momentos.

2. As causas
Há vários motivos pelos quais surgem as contendas entre elas estão:
(1) O Egoísmo, o egoísta acha que somente ele merece toda atenção e que tudo que ele pensa dever ser considerado; (2) A ambição, a cobiça conduz o homem a valorizar coisas acima da vida, ele é capaz de tudo, roubar e matar. Algumas pessoas para serem vistas com destaques é capaz de fazer qualquer coisa para conseguir isso, principalmente à ambição por liderança e poder, Atualmente isso tem sido um grande mal que vem crescendo e prejudicando pessoas de todas as camadas da sociedade, inclusive a Igreja de Cristo. (Eu perguntei a um irmão qual seria a sua denominação ele me respondeu que era do fulano de tal (um líder religioso de uma grande igreja, eu respondi: Você não me entendeu, eu não perguntei quem era o seu dono, e sim a denominação), por isso dá para entender o que passa na cabeça desses crentes em relação aos seus “donos”.

A Igreja de Coríntios não era diferente, uns diziam eu sou de Paulo, outro de Apolo, outro de Céfas e outro diziam eu sou de Cristo, quando somente Cristo morreu por eles, por ventura não é o que se vê hoje? (3) O ciúme, ele é a incapacidade de ver o sucesso dos outros, outra características do ciumento é o exclusivismo. (4) Idolatria, ela elevas as pessoas ou coisas como fossem um Deus, capaz de fazer qualquer coisa por eles, os líderes religiosos não devem aceitar e nem alimentar esse tipo de coisa (5) O espírito mundano, ele tem causado muitas dissensões no meio do povo de Deus, as contendas causam prejuízo, Deus abomina qualquer tipo de contenda, principalmente os semeadores de contendas.

3. A correção
Paulo estava corrigindo um problema muito grave, uma igreja com essa dificuldade se não for tratada certamente será fragmentada e as conseqüências serão as piores possíveis, Paulo faz apelo para o bom senso, com perguntas básicas dizendo: (1) Eu por ventura vos batizei? (2) Quem morreu por vocês? (3) Cristo está dividido?

                Atualmente em muitas Igrejas acontecem às mesmas coisas, nenhuma está isenta, todas têm problemas, uns maiores e outros menores. Todos esses problemas vão sendo corrigidos com os ensinamentos da palavra de Deus, ela é a água que limpa, prumo que nos alinha no sentido vertical, ou seja, a Deus, e o nível aferi o nivelamento da comunhão uns para com os outros, mas para isso os líderes deve ser exemplo, basta entender o que escreveu Lucas e Pedro (At 20:28; I Pe 5:3), no entanto não somos donos da Igreja. Paulo mostrou que nenhum deles eram proprietários da Igreja, mas plantadores e regadores e não se orgulhassem disso porque Deus é quem dá o crescimento. Cuidado não se orgulhe e nem se ufanem, mesmo que você ache que já fez tudo aprenda a lição que Jesus nos deixou (Lc 17:7-10). Devemos reconhecer os nossos líderes, mas sem idolatrá-los, porque idolatra não é somente aquele que adora imagem de escultura, o pior, eu conheço igrejas pentecostais (AD) com foto poste do pastor da igreja na parede, o obreiro que não colocar lhe é cobrado fidelidade.  Cuidado!

Pr. Elis Clementino- Paulista-PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto