ESBOÇO 753 A CEIA DO SENHOR

ESBOÇO 753
TEMA: A CEIA DO SENHOR
TEXTO: I CORINTIOS 11:23-34

                A santa ceia é um cerimonial que substituiu a páscoa, uma das principais festas judaica, é uma comemoração sagrada alusiva à libertação do povo hebreu da escravidão do Egito. A ceia foi instituída por Jesus Cristo para ser comemorada até o seu retorno para buscar a sua igreja, os principais elementos básicos eram o PÃO e o VINHO (I Co 11:26), uma festa da comunhão comemorada com alegria, ela revela o caráter e a unidade da igreja, além disso era um festejo de compartilhamento, chamada festa do amor entre os cristãos.

1. A ceia do Senhor também era uma festa da redenção e remissão, ou seja, o resgate do gênero humano por Jesus Cristo sob o aspecto da libertação da escravidão do pecado (Ef 1:7; Hb 5:14). Essa celebração se dava em cinco aspectos: (1) Jesus o libertador (Lc 4:8; Is 61:1); (2) Uma festa alegre; (3) Com fraternidade; (4) Com reverencia; (5) Era para os que criam (Hb 9:17,18).

2. Uma festa em memória de Jesus Cristo (Lc 22:19; I Co 11:24,25)
2.1. Uma memória da libertação, assim como Israel festejou a sua libertação do Egito, assim se soleniza a libertação do pecado;
2.2. A santa ceia é em memória do seu sofrimento e da sua morte no calvário, pois assim como era necessário ser sacrificado um cordeiro pascoal, Jesus o nosso cordeiro que pelo seu sangue nos redimiu (I Pe 1:19).
2.3. A inauguração de uma nova aliança firmada com esse sacrifício em lugar a antiga lei do Sinai (Ex 24:3-8), era uma nova lei escrita com sangue, no calvário.

3. Quem participava;
Nem todos podiam participar porque era testemunho de fé dos participantes.
3.1. Era somente para aqueles que seguiam a Cristo, assim como nenhum incircunciso podia participar da festa da páscoa, mas somente aqueles que experimentaram a redenção pelo sangue de Jesus Cristo (Ex 12:43-48).
3.2. É uma festa de comunhão mútua e nenhum membro da família podia faltar (Ne 9:13), mas somente os membros do corpo de Cristo podiam entrar e participar da santa ceia.
3.3. Era um momento de adoração, onde todos os membros oferecem sacrifícios de louvor, é um ato brioso (I Co 11:20; Hb 13:15).

4. Devemos participar da santa ceia do Senhor
4.1. Este é um dos mais sublimes cerimoniais para o membro em comunhão;
4.2. Participamos dele para melhor e não para o pior (I Co 11:1);
4.3. Todos participantes deviam estar conscientes da importância e os valores das substancias contidas neste cerimonial sagrado comendo do pão e bebendo do vinho (I Co 11:24,25).

5. De que maneira não devemos participar da santa ceia do Senhor?
5.1. Sem discernir os dois emblemas utilizados na ceia (I Co 11:29);
5.2. Menosprezando a igreja sem reconhecer os valores da unidade, normas, propósitos e a sua relação com Cristo (I Co 11:22);
5.3. Não comer indignamente (I Co 11:27);
5.4. Fazer um auto-exame antes de participar, porque quem comece indignamente comia e bebe para a sua própria condenação (I Co 11:28);
5.5. Não proceder como a igreja de Coríntios de maneira incorreta e egoísta, eles perderam o foco principal da santa ceia, comiam demais e bebiam e assim se embriagavam enquanto os mais pobres voltavam para as suas casas com fome (I Co 11:34). Devemos tomar a santa ceia do Senhor de maneira digna, descente, ordeira e reverente por seu ela um cerimonial sagrado.

6. As três classes de pessoas na igreja pela irreverência.
6.1. Os fracos são aqueles crentes que não reverenciam o corpo e o sangue de Cristo que é representado pelo pão e o vinho, contraindo juízo para si (I Co 11:29,30);
6.2. Doentes, as doenças podem ser contraídas por diversos motivos, elas podem ser físicas ou espirituais, algumas pessoas foram entregues a Satanás por irreverências aos atos sagrados e a igreja do Senhor (I Co 5:5; I Tm 1:20; At 5:1-11);
6.3. Muitos que dormem, os que participam da santa ceia de maneira irreverente contraem justiça divina para si, a morte pode estar relacionada à morte física e espiritual (I Co 11:30. Este versículo define o juízo.
               
                A sensatez honra os atos sagrados da casa de Deus, a irreverência tem tido a primazia da reverencia, principalmente em relação à palavra de Deus, na explanação da mesma. A pregação da palavra tem causado comichão nos ouvidos como disse Paulo a Timóteo, muitos crentes querem ouvir o que gosta, ou aquilo que cause sensação de prazer, movimentos que em nada edificam. Paulo conclama a todos os cristãos oferecerem a Deus o culto racional (Rm 12:1). Principalmente a santa ceia do Senhor, nesse memorial o crente deve participar reverentemente refletindo os acontecimentos do calvário.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto