ESBOÇO 731 APRENDENDO COM SEU MESTRE

ESBOÇO 731
TEMA: APRENDENDO COM SEU MESTRE
TEXTO: “Porque não é o discípulo maior que o seu mestre, nem do servo maior do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e o servo como o seu Senhor.” MATEUS 10:25
           
Uma grande lição Jesus nos dá para ser aprendida e praticada no nosso cotidiano, embora nem sempre as pessoas coloquem em prática o que lhes foram ensinados, porque elas contrapõem os nossos anseios. A lição de humildade ensinada por Jesus é para todos “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, a humildade é a base para aprender.

1. O grande desejo
Havia uma grande ansiedade dos discípulos, eles desejavam saber qual deles seria o maior, e por causa desse anseio suscitou-se uma grande discussão entre eles. A lição de Jesus foi clara e objetiva “Os reis dos gentios dominam sobre eles. O maior seja como o menor e o que governa como o que serve.” (Lc 22:25-27). Os ensinamentos de Jesus atravessaram gerações e continuam atualizados, não podemos deixar de observar esses ensinamentos, principalmente os obreiros devendo aplicá-los a si mesmos.

2. Nem todos pode ser líder
Aqueles que não aprenderam a subserviência não podem ser líder, a liderança impõe uma grande responsabilidade. O que lidera precisa ter os pés no chão, ou seja, ele necessita ter autodomínio e respeitar seus liderados, sabendo que há alguém que domina sobre si, o líder não deve esquecer que ele continua sendo servo. A parábola de Jesus a respeito do servo mau (Mt 24:48-49), o servo mau espanca e humilha seus subordinados, é um aproveitador de oportunidade para demonstrar a sua força e poder.

3. Diferença entre autoridade e poder
A autoridade deve ser conquistada e reconhecida através do respeito sobre seus liderados. O poder impõe, e nem sempre com ele o líder consegue um bom resultado. “O poder normalmente e conhecido como um excelente antidepressivo de curta duração.” Charles McElroy. O líder deve mostrar em circunstâncias adversas o seu comportamento sem perder o equilíbrio emocional. Não esqueça! O poder é só um momento.

4. O Poder de dirigir
Liderar não é simplesmente estar à frente, é mais que isso, e duas coisas que um líder precisa ter é controle. O apóstolo Tiago fala de duas coisas que são essenciais para quem governa freio e leme (Tg 3:1-4) é de se observar que tanto o freio quanto o leme são instrumentos que controlam as forças contrárias. O líder que não possui esses dois instrumentos não está apto para governar.

5. Jesus o líder perfeito
Diante dos discípulos em momento algum ele demonstrou desespero, mesmo em momentos críticos da sua vida ministerial, Jesus foi um líder completo, as suas aulas praticas não somente marcaram os discípulos, mas também a todos nós até o presente, ele foi o maior líder da história da humanidade, como Deus ele nos deixou o seu belo exemplo “O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir.” (Mt 20:28).

            Continuemos a por em prática as lições deixadas pelo nosso grande mestre Jesus, não podemos perder a ciência de que nunca seremos maiores do que os nossos mestres, mas como o seu mestre, a subserviência é o instrumento de medir. Não devemos esquecer-nos daqueles que nos ensinaram no passado, se atualmente você está no poder, lembre-se que você aprendeu de alguém, você ainda permanece sendo servo como ele (Mt 10:24,25). A prepotência e o autoritarismo desmesurado têm conduzido muitos líderes ao fracasso, por isso para quem é líder todo cuidado é pouco.

Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto