ESBOÇO 729 A FAMÍLIA DE ABRAÃO EM CRISE

ESBOÇO 729
TEMA: A FAMÍLIA DE ABRAÃO EM CRISE
TEXTO: GN 21:14-21

            As decisões que tomamos na vida não são de Deus, são exclusivamente nossas, e as consequências também. Decidir optar por atalhos nem sempre nos favorece, e toda manobra fora da vontade de Deus tem um preço. Razoaremos alguns eventos na vida de do patriarca Abraão e deles extrairemos algumas lições importantes para as nossas vidas.

1. As promessas de Deus
Anjos aparecem a Abraão e lhe faz promessas que Deus havia de dar-lhe um filho (Gn 18: 9-10), mesmo assim o tempo passa, mas já cansados de esperar e Sara já de idade avançada e não havia possibilidade de ter filho. É importante saber que as promessas de Deus, não passam, não envelhecem e ninguém impede o cumprimento.

2. A precipitação de Abraão e Sara
A impaciência é uma grande aliada da precipitação, embora Sara tivesse ciente que teria um filho resolveu não esperar preferindo fazer um atalho, ora! Nem sempre atalhos beneficiam às vezes as consequências é muito mais dolorosa, arrepender-se depois não evitará as sequelas. Sara aconselhou a Abraão gerar um filho na escrava Hagar na qual resultou no nascimento de Ismael, anos depois nasceu o prometido Isaque, essa manobra custou caro resultando numa série de problemas dentro da própria casa de Abraão, jamais Abraão e Sara sabiam os efeitos daquela manobra.

3. Desagradável circunstancia
Após o nascimento de Isaque começou os problemas, as desavenças entre Sara e Hagar, naquele clima desagradável Hagar é forçada a ir embora com Ismael, foi despedida apenas com pão e um odre de água (Gn 21:8-21), mas isso era insuficiente para a longa caminhada pelo deserto, em meio falta água o essencial para a sobrevivência de Hagar e seu filho Ismael, naquele momento o desengano tomou conta de Hagar ao ver aquela situação sem pão e sem água, ela deixou o menino em certo lugar e foi-se adiante para não vê-lo morrer.

4. A provisão divina
Quando todos os recursos humanos se acabam os de Deus entram em ação. Os propósitos de Deus jamais seriam impedidos na vida de Abrão “Operando Deus quem impedira? (Is 14:27), a provisão chegou no momento em que os recursos haviam acabados “Deus ouviu o choro do menino” (Gn 21:17). No deserto Deus prover tudo o que vocês necessitam para sobrevivência, no maior de desespero e de lágrimas parece que o Senhor não nos escuta, embora saibamos que os seus ouvidos não estão agravados para que não possa ouvir o nosso clamor (Is Is 59:1). O  Senhor proveu água para que Hagar e seu filho não morressem. Estejamos quietos porque as provisões de Deus chegam no momento certo.

5. Quatro coisas que Deus não permite que aconteça com você no deserto:
1. Abandoná-lo;
2. Deixar morrer;
3. Perecer as esperanças;
4. Deixar de cumprir as promessas.

6. Deserto
1. Lugar de preparação
2. Lugar de banquete (preparei mesa no deserto)
3. Lugar de renovação das esperanças (Renovou a de Abraão)
4. Lugar de renovo de forças

            Quando estamos nas mãos de Deus desfrutamos das suas provisões, o erro de Abrão não revogaria as promessas de Deus na sua vida, mas as consequências seriam inevitáveis. Muitas vezes queremos antecipar o cumprimento de algumas promessas feitas por Deus, as nossas decisões serão de inteira responsabilidade nossa, porém não devemos culpar a Deus por aquilo que deu errado. Devemos confiar e esperar no Senhor até que ele realize em nós o seus querer.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto