ESBOÇO 727 ARREPENDIMENTO

ESBOÇO 727
TEMA: ARREPENDIMENTO
TEXTO: LUCAS 13;3; ATOS 3:19

                Ao ponderarmos sobre arrependimento é indispensável falar sobre a consciência, pois a compunção é o resultado daquilo que a consciência processa e julga. Todo ser humano é dotado dessa capacidade dada por Deus para que o homem julgue seus próprios atos, ninguém é inocente que não saiba distinguir o bom e o ruim, o que pode e o que não pode, a não ser por motivos de doença, portanto é indispensável essa doutrina na igreja.

Significado
Arrependimento é o reconhecimento do ato praticado inconvenientemente com os princípios éticos para o ser humano. Esses preceitos foram estabelecidos por Deus para que todo homem fosse regido por ele, independentemente de classe social, cor e religião “os dez mandamentos”.

O perdão
Após um arrependimento consciente e verdadeiro, o indivíduo sentirá a necessidade de ser perdoado, o perdão é o indulto ou absolvição do ato praticado pelo réu. Quero citar dois casos de arrependimento e busca de perdão (o arrependimento de Davi; e o filho pródigo) (Lc 15; Sl 51). O filho pródigo arrependeu-se quando a ficha caiu; Davi após ser despertado pelo profeta, quando o indivíduo não assume o seu pecado torna-se resistente a correção da sua própria consciência, porém, quando não queremos assumir os nossos próprios erros ocasiona um sofrimento intenso na alma.

A consciência
A palavra consciência pode ser o sinônimo de mente ou de alma. A consciência é a faculdade de estabelecer julgamentos morais dos nossos atos realizados, quando ela se corrompe não conseguimos estabelecer julgamentos justos, ela é como um instrumento medindo as nossas atitudes, no sentido cristão, naturalmente, a consciência humana não se manifesta isolada, supõe-se que o Espírito de Deus tem acesso à consciência sendo capaz de influenciá-la. Veja o que alguns pensadores disseram a respeito da consciência.

Sócrates entendia a consciência como uma espécie de voz interna de advertência que ele reputava ter origem divina; O bispo Butler, filósofo e teólogo entendia que a consciência era uma faculdade mental, e, de fato, faculdade da razão que é capaz de distinguir entre o certo e errado, uma faculdade inerente (inseparavelmente ou que está ligado a alguma coisa), divinamente outorgada; John Henry Newmam pensava que a consciência é uma espécie de visão luminosa, concedida por Deus à sensibilidade humana, mediante a qual a pessoa concorda que certas coisas são erradas. Nesse ponto de vista pressuponho que a consciência forma um elo entre Deus e o Homem. A palavra consciência pode ser o sinônimo de mente ou de alma.

Algumas situações em que a consciência não funciona
1. Fraca (1 Co 8:7,12);
2. Consciência má ou contaminada (Hb 10:22; Tt 1:15);
3. Cauterizada (1 Tim 4:2). Há algumas interpretações com relação à mente cauterizada como: Marcar, produzir marcas, pois havia pessoas que eram marcadas com marca do deus a quem ele adorava. Paulo em (Gl 6:17) fala que trazia no seu corpo as marcas de Cristo, isso ele falava da sua verdadeira devoção a Cristo. A consciência do homem pode ser marcada com os efeitos do pecado. Quando uma boa consciência é corrompida começa afetar a fé, a sua vida de oração e comunhão com Deus, os bons princípios são extremamente prejudicados (Tt 1:15,16). Quem rejeita a boa consciência terminará naufragando na fé (1 Tm 1:19). A deterioração da consciência leva o homem à vida totalmente pecaminosa, é como a prata que se torna escória (resido silicoso que se forma juntamente com a fusão dos metais) (Is 1:22). A deterioração leva também o homem a mudança de conduta e a dureza de coração (Jr 7:26; 16:12; Ez 16:47). Uma consciência deteriorada é incapaz de produzir boas ações. Uma consciência manchada se constitui um peso ou fardo na alma, de forma que para onde você vai tem que carregar.

A consciência sem mácula
1. Consciência pura (2 Tm 1:5);
2. Consciência livre de ofensa (At 24:6);
3. Consciência boa ou honrada (Hb 13:7; 1 Pe 3:16).

                Irmãos uma consciência pura é sensível e capaz de fazer o homem reconhecer com facilidade quando fere alguns princípios que regem a sua conduta. A consciência do homem é capaz de fazer seus próprios julgamentos do que é certo e errado. Quando isso acontece o indivíduo tem um espírito quebrantado capaz de arrepender-se, pedir perdão e aceitar um pedido de perdão, mas existem pessoas que facilmente aceita pedir perdão, porém perdoar quem lhe ofendeu jamais. A nossa consciência deve sempre estar em sintonia com Deus para que tenhamos um espírito sensível e quebrantado.

Consulta – Enciclopédia de Teologia e filosofia
Pr. Elis Clementino- Paulista PE
AD Excelência



Nenhum comentário:

Foto