ESBOÇO 726 CORAÇÃO E ESPÍRITO NOVO

ESBOÇO 726
TEMA: CORAÇÃO E ESPÍRITO NOVO
TEXTO: EZEQUIEL 36:26
“E vos darei um coração novo e um espírito novo.”

        É natural o envelhecimento de todos os órgãos do nosso corpo, menos a parte imaterial “espírito” esse rege a nossa parte devocional com o criador, embora se considerem o espírito envelhecido quando nos esquecemos de Deus. O ser humano é composto de três elementos que indispensáveis, espírito, alma e corpo.

I. O coração
É parte principal para o bombeamento do sangue para todo o corpo humano, no sentido espiritual conforme a bíblia se atribui a ele o lugar onde abrigam espírito e alma. Jesus falou que é do coração que procedem as saídas da vida (Pv 4:3). O uso da expressão coração está relacionado ao governo humano, nas escrituras são mencionados tanto coração quanto espírito como responsáveis pela conduta e destino humano. Jesus ressaltou que é do coração que saem as coisas boas e más (Mt 15:19) tornando o homem é responsável pelos resultados daquilo que sai do coração.

II. O espírito
Ele é a parte imaterial ou sopro divino o que fez tornar o homem alma vivente (Gn 2:7), embora a palavra espírito em algumas ocasiões seja entendida como alma que é o centro do intelecto responsável pelas nossas emoções e vontades. É evidente que as nossas emoções mexem com todo o nosso sistema e em algumas ocasiões sentimos bater forte o coração, pressuponho que seja isso a razão pela qual as pessoas ligam o espírito e alma ao coração.

III. O coração novo e espírito novo
As expressões “coração novo e espírito novo” aludem à mudança de conduta do povo de Deus “Israel”, embora elas estendam-se a todos os povos. As exigências eram para que o povo se voltasse para Deus, e tivesse uma vida de santidade e de retidão, isso somente seria possível através do arrependimento dos seus pecados e passasse a ter uma vida de comunhão com Deus.

IV. Arrependimento
1. É reconhecimento dos seus pecados, ponto de partida para uma reconciliação e vida com Deus;
2. Perdão, pois é através do arrependimento que serão cancelados os pecados (Rm 6:12,13,15-17);

V. Novo nascimento e Nova Criatura
No projeto de redenção inclui o novo nascimento, esse é um processo regenerador (Jo 3:3), novo nascimento (Jo 3:3), fala de mudança, nova criatura (2 Co 5:17), novo viver e novas atitudes, no entanto quem faz esse processo é o Espírito Santo tornando o homem nessa nova criatura (2 Co 5:17). Essa é uma obra que não pode ser facilmente entendia porque está no plano espiritual (Jo 3:4,10), assim como a regeneração interior é respaldada no exterior, ou seja, no comportamento humano, mas isso somente acontecerá por meio do evangelho da graça (Rm 1:16-17).

VI. A graça de Deus
Após o arrependimento entra em ação a graça salvadora, ela é o favor divino que resulta na salvação, a graça é um favor imerecido, visto que nenhum homem podia ser salvo a não ser pela ela (Rm 3:21-24) “pela graça sois salvos” (Ef 2:1-5).

VII. Eleição e justificação
Estes são processos pelos quais o pecador é justificado, ou seja, indultado, ambas acontecem pela fé em Cristo (Rm 5:1), e é ratificada através das obras (Tg 2:14-26). Os que forem libertos do pecado não podem mais viver nele (Rm 6:1,2).

Amados o Senhor exige de cada um de nós que tenhamos uma vida contrita com ele, pois estávamos mortos em nossos delitos (Ef 2: 1-22). Cheguemo-nos a Deus com um coração puro e o corpo lavado com água limpa (Hb 10:22).

Pr. Elis Clementino – Paulista
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto