ESBOÇO 725 PROTEJA-SE DO INIMIGO

ESBOÇO 725
TEMA: PROTEJA-SE DO INIMIGO
TEXTO: NAUN 2:1

            Há uma batalha constante contra os nossos inimigos espirituais, mas como nos defender dos seus ataques? A bíblia sagrada nos dá o caminho para combater até vencermos esses inimigos gigantes.

1. Bramindo como um leão
O nosso arquiinimigo está sempre em posição de ataque, o Apóstolo Pedro disse que ele anda ao nosso derredor buscando a quem possa tragar (I Pe 5:8). Ele anda a caça de vidas preciosas e o profeta Naum adverte o povo quanto à posição do inimigo em relação a nós, embora ele profetize sobre os eventos de 612 a.C. sobre o cerco e tomada de Ninive, mas é assim mesmo que o inimigo se posiciona para nos derrotar (Na 2:1). Carecemos estar preparados para os confrontos do cotidiano com os nossos inimigos espirituais e as hostes infernais do mal.

2. Proteção contra os ataques
Não devemos dar ocasião, ou seja, não dês lugar ao diabo (Ef 4:27), ele é a sagaz serpente que enganou Eva. Devemos considerar que as armas da nossa milícia descrita por Paulo não são carnais, elas são espirituais e muito mais poderosas porque são feitas em Deus, ela destrói as fortalezas do inimigo (2 Co 10:4).

3. Ele induz o homem a:
(1) Ao engano, toda sorte de engano pertence a ele (2 Co 11:3; Gn 3:4; Ef 6:24; I Ts 4:6a);
(2) A mentira, Satanás é o pai da mentira (Jo 8:44; Cl 3:9);
(3) A inveja foi implantada por ele (Is 14:14);
(4) O orgulho nasceu do seu coração (Ez 14:

Na vida cristã lutamos contra principados, forças malignas lideradas por Satanás e seus anjos caídos, ele prepara todas as suas estratégias para nos derrotar (1 Pe 5:8), a nossa luta não é contra a carne e nem contra o sangue, se não é contra essas duas coisas é contra os demônios, mas Deus nos dá a capacidade de vencê-lo, desde que usemos as armas do espírito expostas por Paulo (Ef 6:10-16), nesse texto ele enfatiza essa necessidade e a maneira como podemos nos preparar
(1) Fortalecei-vos no Senhor;
(2) Na força do seu poder; 
(3) Revestir-se de toda a armadura de Deus;
(4) Ter lombos cingidos os lombos com a verdade;
(5) Vestir-se com a couraça da justiça;
(6) Os pés calçados na preparação do evangelho da paz;
(7) Tomar o escudo da fé;
(8) O capacete da salvação;
(9) A espada do Espírito que é a palavra de Deus;
(10) Orando em todo tempo com orações e súplicas por todos os santos;
(11) Vigiar com toda perseverança. São esses os requisitos necessários para combater com segurança contra o inimigo.

            Estejamos preparados com as armas do espírito para vencermos todas as batalhas contra os inimigos espirituais, pois estamos engajados e não podemos recuar. Todo preparo nos foram oferecidos por Deus para vencermos, porque a nossa luta não e contra a carne e nem contra o sangue, mas contras as potestades das trevas que opera no mundo.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto