ESBOÇO 719 CONSELHOS PRÁTICOS

ESBOÇO 719
TEMA: CONSELHOS PRÁTICOS
TEXTO: PROVÉBIOS 1:1-8; 4:13

                O nosso dia a dia acontecem uma série de coisas que são complexas e difíceis de entendê-las, umas acontecem e não temos como impedi-las, outras podem ser evitadas, por isso precisamos ter muita cautela para que as coisas em volta de nós dêem menos erradas. A prudência ou comedimento é necessário no cotidiano de um líder, pois a administração de um líder somente será proveitosa se ele agir inteligentemente. Salomão alerta a todos dizendo: “Pondera as veres dos teus pés e todos os teus caminhos sejam bem ordenados” (Pv 4:26). Alguns princípios não podem ser olvidados, pois eles são fundamentais para que você viva bem.

1. As nossas decisões (Pv 1:31)
Qualquer decisão que tomarmos, seja elas ruins ou boas terão resultados, por essa razão ponderem bem antes de tomá-las. Há decisões que causam estragos e para tentar desmanchar causa outro estrago ainda maior.

1.1. Todas as decisões isoladas que tomarmos isentará as outras pessoas da culpa, embora elas também sofram as conseqüências, pois muitas pessoas são prejudicadas por causa das decisões que tomamos.

1.2. Não culpe a Deus das conseqüências pelas decisões erradas tomadas por você, saiba, porém que todas as conseqüências recairão sobre seus ombros.

1.3. Não culpe as outras pessoas quando as suas decisões derem erradas, talvez você tenha a  maior parcela de culpa e não elas, no entanto há pessoas que induz as outras ao erro.

1.4. Se todas as suas decisões estiverem sendo acertadas, isso não é sinal que todas as outras continuarão dando certo, também não se frustre com a que der errado. Corrija com cuidado os erros, refaça o caminho e se for boa tente novamente.

2. Cuidado com o que ouve e com o que fala
Não acredite nas pessoas que denigram a imagem das outras pessoas, certifique-se primeiro de que fonte está vinda, talvez ela não seja uma fonte tão segura quanto você pensa. Há diferença entre a língua do ímpio e do justo (Pv 10:31,32).

2.1. Aqueles que dão ouvidos aos denigrem a imagem das pessoas serão a próxima vítima (Pv 13:2).

2.2. Corrigir os erros dos outros é muito fácil, difícil é corrigir os nossos, ou seja, tirar a trave dos nossos olhos. Os espelhos mostram os nossos defeitos e diz como estamos, pois eles são fiéis naquilo que refletem.

3. O líder prudente (Pv 29:12)
Necessariamente o líder precisa ser prudente ao ouvir, como também na sua maneira de julgar, seus julgamentos não podem ser precipitados ou recheados de emoções. As emoções deixam de lado o bom senso, de maneira que as dores das outras pessoas não doem como a da gente doe, ou seja, a nossa dor doe mais do que as dos outros. Qualquer medida que um líder toma sem refletir pode ser um desastre.

                Estes e outros provérbios devem ser levados em consideração para que tenhamos uma vida abençoada e próspera. Quem quer viver bem refreie a sua língua do mal e seus lábios de falarem enganosamente. “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus...” (Ef 5:15-21).

Pr Elis Clementino- Paulista –PE

AD Excelência 

Nenhum comentário:

Foto