ESBOÇO 712 AS PERSEGUIÇÕES A IGREJA

ESBOÇO 712
TEMA: AS PERSEGUIÇÕES A IGREJA
TEXTO: ATOS DOS APÓSTOLOS 4:1-3; 7:59

A palavra igreja foi instituída por Jesus Cristo sendo ele próprio a pedra fundamental, ele disse a Pedro sobre esta pedra edificarei a minha igreja, a pedra a qual ele se referia não era Pedro, e sim ele “Cristo”. A igreja primitiva era fundamentada nos seus ensinamentos, posteriormente os cristãos foram chamados de os Nazarenos. A unidade daqueles cristãos fortalecia cada vez mais a igreja, eles estavam unidos em três aspectos, na comunhão, no partir do pão e nas orações (At 1:42).

O significado da palavra Igreja
No grego a palavra igreja chamasse ekklesia, no latim ecclesia é originada do grego, designava uma “assembléia”, ou seja, uma reunião de pessoas para tratar das coisas comuns. No hebraico chamasse “qahal” que significa “assembléia”.

As perseguições a igreja
Após a morte de Cristo os nazarenos estavam recuados devido às perseguições até o dia de pentecostes quando àqueles cento e vinte crentes foram cheios do Espírito Santo. Naquele episódio surgiu a primeira e a maior pregação de Pedro resultando na conversão de mais de três mil almas. Foi um período ameaçador para igreja, pois as perseguições eram terríveis, os cristãos eram martirizados, decapitados e queimados vivos, essas perseguições fizeram com que o evangelho se expandisse em todo mundo.

A base que sustentava a igreja
A igreja tinha uma base sólida “Cristo” (At 4:11), e por essa razão ela resistia às perseguições sem perder a fé, principalmente a do austero imperador Nero em 67 d.C. quando foram mortos muitos os discípulos e seguidores que professavam a sua fé em Jesus Cristo. Depois de Nero as perseguições continuaram com o imperador Domiciano, em 81 d.C. Elas continuaram com os demais imperadores, em 303 d.C. O décimo imperador Diocleciano começou com um dia sangrento para os cristãos em três de fevereiro de 303 d.C. se estendendo até 313 d.C. As atrocidades continuaram contra a igreja na Pérsia, nessa época os sacerdotes pagãos adoradores do sol, receosos de perderem a influência em dominarem as pessoas sentiram-se ameaçados com o crescimento da igreja, e com o pretexto de destruir os cristãos acusaram-lhes de desobediência ao imperador, por causa disso muitos cristãos novamente foram cruelmente martirizados. As perseguições amenizaram quando Constantino escreveu a Sapores uma carta informando sobre a sua fé em Cristo e que havia sido abençoado por não perseguir os cristãos e que a Pérsia deveria experimentar o mesmo, mas após esse período continuaram. As perseguições papais, elas tomaram uma nova roupagem do cristianismo perseguindo a igreja, e muitos cristãos continuaram sendo mortos por muitos séculos, eles eram considerados hereges se não se submetessem ao catolicismo romano, todavia quanto mais perseguia a igreja mais ela crescia (At 4:4).

Os segredos do crescimento da igreja
(1) A sua base sólida; (Jesus a pedra de esquina ou angular);
(2) Obediência; (A obediência ainda é um dos fatores que contribuem para o crescimento);
(3) A oração, uma igreja que orava (At 2:42);
(5) Fortalecida pelo poder do Espírito Santo no dia de pentecoste (At 2:36-41);
(4) Unidade, havia entre os convertidos e discípulos (At 2:42-47).

A igreja, um organismo vivo
Todo organismo vivo se desenvolve, a fé daqueles cristãos estavam em pleno desenvolvimento, era uma fé que transportava montanhas, porque uma chama estava acesa, era um pavio que fumegava e ninguém conseguia apagar. A pedra que sustentava a igreja permanecia bem firme.

Ainda hoje as igrejas cristãs são perseguidas em várias partes do mundo, muitos cristãos continuam sendo mortos barbaramente. Há países desenvolvidos que pouca coisa mudou, ainda continuam perseguindo de maneira velada, onde o preconceito religioso ainda existe, mas os cristãos continuam a propagar o evangelho atendendo o chamado do Senhor, a chama continua acesa. Paulo estava consciente da sua missão “me é imposta essa obrigação”, pelo evangelho ele estava disposto a sofrer e até morrer (At 20:20-27). Somente por meio do evangelho as pessoas podem ser transformadas, porque o evangelho é o poder de Deus e salvação para todo aquele que nele crê. Não importam os vitupérios, muito mais sofreram os nossos pais na fé. A recompensa virá do Senhor para todos quantos estiverem empenhados na sua divulgação. “Deus não esquecerá o vosso trabalho”.

BIBLIOGRAFIA
Livro dos mártires
Bíblia Sagrada

Pr. Elis Clementino- Paulista-PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto