ESBOÇO 706 ISAQUE NA TERRA DE GERAR

ESBOÇO 706
TEMA: ISAQUE NA TERRA DE GERAR
TEXTO: GENESIS 26:1-5

                Nos dias da Abraão houve outra grande fome e por causa dela Isaque seu filho desejou ir para o Egito porque lá havia pastagem e alimento com abundancia, mas os planos de Deus nem sempre são os nossos “os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos” e o Senhor mudou a trajetória de Isaque. Muitas vezes os nossos desejos contrariam os de Deus, enquanto o desejo de Isaque era ir para o Egito, o de Deus era que ele fosse para Gerar, lugar a beira do deserto, onde a água era rara e preciosa. Nesse episódio extrairemos algumas lições admiráveis, e as decorrências para quem ouve e obedece a voz de Deus.

1. Deus escolhe por Isaque
Há ocasiões que não podemos fazer as nossas próprias escolhas, embora sobre elas tenhamos uma visão que tudo ocorrerá bem, porém para Deus não será uma boa escolha que fazemos e daí ele resolve mudar os nossos planos porque ele sabe o que é melhor para nós. Deus escolheu por Isaque, às vezes não entendemos o trabalhar e o querer de Deus sobre as nossas vidas (Ec 11:5).

2. As exigências de Deus
Para Deus realizar seus propósitos em um indivíduo é necessário que ele atente para o que Deus determina como metas a serem cumpridas, observe as três exigências e quatro promessas de Deus para Isaque se ele obedecesse:
(1) Não desças ao Egito;
(2) Habita na terra que eu te disser;
(3) Peregrina nesta terra.

3. Promessas
(4) Eu serei contigo, e te abençoarei;
(5) A tua descendência darei estas terras;
(6) Confirmarei o juramento que fiz a teu pai Abraão;
(7) E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra.

4. Isaque na terra de Gerar
Isaque obedece e vai a Gerar com a sua mulher Rebeca, foi testado assim como foi o seu pai no Egito, ambos negaram que tinham esposas com receio que acontecesse algo ruim. A fraqueza humana aparece nesses momentos, principalmente nos mais crítico da vida, por isso em algumas ocasiões perece não acreditarmos nas providências divinas e queremos fazer a nossa manobra, os homens daquela terra perguntaram a Isaque o que aquela mulher seria dele, ele, porém, negou dizendo: É a minha irmã, isso aconteceu também quando seu pai Abraão desceu ao Egito, mas o rei dos filisteus Abimeleque viu Isaque brincar com Rebeca, ora é claro que a brincadeira deles chamou a atenção do rei porque era um ato de brincadeira simples e que  acontece entre marido e mulher “Então chamou Abimeleque a Isaque, e disse: Eis que na verdade é tua mulher; como, pois disseste: É minha irmã? E disse-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa dela.” “E disse Abimeleque: Que é isto que nos fizeste? Facilmente se teria deitado alguém deste povo com a tua mulher, e tu terias trazido sobre nós um delito. E mandou Abimeleque a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar neste homem ou em sua mulher, certamente morrerá.” Deus não necessita de algum tipo de manobra a fim de ajudá-lo a fazer cumprir os seus propósitos, a intervenção divina sempre entrará em ação quando mais precisamos dele.

5. A prosperidade de Isaque
A nossa prosperidade não depende somente de Deus, mas também de nós, porque a nossa parte precisa ser feita, que é a nossa obediência as exigências divinas. Vejam o que o Senhor fez através da obediência de Isaque, - “E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, mas quando Deus nos engrandece começamos a incomodar pessoas os filisteus começaram a ter inveja dele e reagiram tapando com entulhos os poços que Abraão seu pai havia cavado (Gn 26:1-15). Os obstáculos aparecem querendo impedir o que o Senhor tem para nos dar, mas ele entra em ação e ninguém pode impedir (Is 14:27).

                Ninguém pode impedir o trabalhar de Deus em nossas vidas, as terras de Gerar era próximo ao deserto, não existia meios pelos quais pudessem enriquecer Isaque, mesmo com todos os obstáculos que os filisteus lhes causaram entulhando os poços Isaque não se intimidou continuou a cavar poços e tudo que ele fazia prosperava porque o Senhor era com ele. A tua prosperidade vem de Deus, não adianta alguém tentar lhe atrapalhar. O rei Abimeleque reconheceu o que Deus estava fazendo com Isaque, porque ele tornou-se mais poderoso em riquezas do que o povo daquela cidade (Gn 26:16). Isaque se tornou um cavador de poços, e aonde cavava dava águas vivas, cavar poço significa trabalho duro para conquistar algo na vida, tudo o que Deus prometeu a seu pai Abraão cumpriu (Gn 26:17-25).

Pr. Elis Clementino - Paulista-PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto