ESBOÇO 705 AS DUAS FACES DA LÍNGUA

ESBOÇO 705
TEMA: AS DUAS FACES DA LÍNGUA
TEXTO: “Com ela bendizemos a Deus e com ela amaldiçoamos os homens” Tiago 3:9

           As nossas palavras podem contribuir tanto para edificar quanto ferir e até matar pessoas, dependendo da maneira como as utilizamos. Existem pessoas exímias “peritas” em pronunciar palavras capazes de destruírem os ânimos de qualquer indivíduo, por essa razão há muitas pessoas desestimuladas e depressivas. A nossa língua tem duas faces, com ela bendizemos a Deus e com a mesma língua amaldiçoamos os homens. Nem sempre escapamos das línguas peçonhentas, elas estão por toda parte, e as pessoas por elas feridas precisam de ajuda, entretanto é preciso saber quais tipos de ajuda essas pessoas necessitam, pois dependendo de quem se propôs a ajudar pode melhorar ou piorar a situação do indivíduo.

1. As palavras ferem e matam
Dependendo de como usamos as nossas palavras podemos causar nas pessoas abatimento e até a morte. Na Bíblia encontramos o relato sobre Jó, ao ler sobre ele devemos avaliar as palavras ditas a ele pelos seus amigos Bildade, Zofar e Eliú, eles desconheciam a inocência de Jó, eles o acusavam de pecados no momento que ele mais precisava de ajuda. As palavras deles aumentavam ainda mais a sua dor, além disso, a sua mulher o induzia a tirar a sua própria vida (Renuncia este Deus e morre, ou seja, abandona a Deus e tira tua vida). (Se as suas palavras não puderem amenizar a dor e os sofrimentos, ou até mesmo estimular alguém que está sofrendo a superar as dificuldades fique calado, porque certamente outro fará isso em seu lugar). Existem pessoas que as suas palavras são carregadas por forças malignas, estas na realidade ocasionam algo ruim na vida das pessoas principalmente desprotegidas espiritualmente.

2. As palavras restauradoras e estimuladoras
2.1. Restauradoras
As nossas palavras podem restaurar os ânimos das pessoas que estão extremamente necessitadas, não há nada melhor do que uma palavra boa ao seu tempo a quem está cansado (Is 50:4), elas é como água fria e a sombra para quem está exausto ou cansado. Muitas pessoas estão carentes de palavras estimuladoras devido as suas condições psicológicas causadas pelas circunstancias que às vezes estão sendo submetido, o insucesso nalguma coisa que queremos realizar também causa-nos essa desmotivação, cujas consequências são enormes, o desanimo e a depressão são as conseqüências.

2.2. Estimuladoras
Também precisamos ter muito cuidado com as palavras estimuladoras, elas podem vir recheadas de exageros e deixar dúvidas, elas tem deixado muitas pessoas decepcionadas. Há registros na Bíblia Sagrada de pessoas que foram estimuladas de maneira erradas, elas foram induzidas ainda mais ao erro capaz de causar-lhes a destruição, basta ler sobre a aliança entre Acabe e Jeosafá. É preciso identificar a fonte de onde os estímulos estão vindos, porque o ego humano sente prazer em ser massageado e adoramos ouvir coisas que nos causem sensações de prazeres falsos ou verdadeiros.

            As nossas palavras devem ser ponderadas para então serem proferidas, pois elas têm a capacidade de promover tanto o bem quanto o mal, dependendo de como são ditas, em que momento, “há tempo para falar e tempo para ficar calado” (Ec 3:7); “Nem tudo que eu penso devo falar”. As nossas palavras podem incendiar um bosque, veja o poder que ela tem (Tg 3:5,6); a morte e a vida estão no poder da língua (Pv 18:21); Não multipliqueis palavras de altíssima altivezas, nem saiam coisas árduas ou duras da vossa boca (I Sm 2:3). Pelas nossas palavras somos absolvidos ou condenados depende da maneira como as usamos. Cuidado com as suas palavras! “Retém as palavras o que possui o conhecimento, e o homem de entendimento é de precioso espírito. Até o tolo, quando se cala, será reputado por sábio; e o que cerrar seus lábios, por sábio.” (Pv 18:27,28). Somente Deus nos guarda dos açoites da língua (Is 43:3).

Pr. Elis Clementino –Paulista –PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto