ESBOÇO 703 BARNABÉ, UM DISCÍPULO ACOLHEDOR

ESBOÇO 703
TEMA: BARNABÉ, UM DISCÍPULO ACOLHEDOR
TEXTO: ATOS 9:27

                Não é nada fácil mudar a reputação de alguém quando ela é má, existem pessoas que a sua fama é tão terrível que ninguém quer se aproximar delas. Nesse mote eu quero ressaltar a maneira como devemos receber os novos crentes na igreja, seguindo o belo exemplo de Barnabé um discípulo do Senhor, mas antes precisamos conhecer um pouco sobre Saulo e Barnabé.

1. Quem era Saulo de Tarso?
Saulo natural de Tarso, um soldado romano, homem preparado criado aos pés de Gamaliel, fiel na sua missão, ele possuía dupla cidadania. Saulo foi um grande perseguido e foi responsável pelas prisões dos cristãos, participou da morte de Estevão, todos temiam a Saulo (At 7:58; 8:3; 9:1,2), perseguiu os cristãos até o dia que teve o encontro com o Senhor (At 9:3-6), mesmo assim Ananias, como também os demais discípulos não queriam acreditar devido a violência que usava para com os cristãos (At 9: 13,14). Após o seu encontro com o Senhor a sua vida mudou completamente, ele teve um profundo recomeço na vida, ele foi humilhado e cego, Saulo teve a mais profunda experiência. Cada tem a experiência pessoal a respeito da a sua conversão, a ele foi-lhe dado a tríplice missão:
(a) Pregar aos gentios;
(b) Pregar aos reis;
(c) Aos filhos de Israel (At 9:15).
Ao chegar a Jerusalém conduziram Saulo aos discípulos, mas eles não acreditaram que ele também fosse um discípulo do Senhor (At 9:26), mas na sinagoga havia um discípulo chamado Barnabé que o recepcionou.

2. Quem era Barnabé?
Um discípulo do Senhor, natural de Chipre, cujo nome significa “filho da consolação ou da exortação”, ele possuía características importantes como:
2.1. Um moço solidário (At 4:36,37);
2.2. Compreensivo (At 9:26,27);
2.3. Tinha o dom de exortar (At 11:23);
2.4. Era cheio do Espírito Santo (At 11:24);
2.5. Havia nele uma influência inspiradora (At 11:25,26);
2.6. Homem de confiança (At 11:29,30);
2.7. Tinha uma aparecia agradável (At 14:12);
2.8. Havia nele um chamado para missão (At 13:2);
2.9. Sustentava a si próprio (I Co 9:6);

3. Auxiliando os novos crentes
1. Toda pessoa que se converte a Cristo necessita de alguém para se responsabilizar por ele, ajudá-lo e acompanhá-lo, ensiná-lo e encorajá-lo. Barnabé foi esse alguém que recepcionou Saulo de Tarso e o acolheu tomando a frente para ajudá-lo, porém é triste quando o cristão faz tudo o contrário, ou seja, ao invés de ajudar atrapalha a fé daquele novo crente, porém esse tipo de crente é chamado pedra de tropeço.

2. Ao ingressar na igreja, a pessoa precisa de outros cristãos para os ajudarem, principalmente aquele indivíduo que muitas vezes vem com a sua reputação manchada, ajudá-lo é um dever cristão. Muitas vezes há certo temor quando essas pessoas ingressam na igreja, mas isso é natural, mesmo sabendo que se tratava de um homem perigoso Barnabé o recepcionou e o encaminhou aos Apóstolos (At 9:27). “Um homem não é homem sem outro homem” talvez essa frase choque inicialmente, mas na realidade faço referência da necessidade de um homem precisar do outro para ajudá-lo, encorajá-lo, ensiná-lo e etc. “Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse esforça-te” (Sl 41:6); “um cordão de duas dobras pode quebrar, mais o de três dobras resistirão”.

                A lição que extraímos desse texto é a de Barnabé, a sua hospitalidade e afabilidade servem de exemplo para nós hoje. Atualmente as pessoas que ingressam na igreja precisam dessa assistência espiritual dando-lhes o voto de confiança e ensiná-lo para que ele dê frutos, não importa quem sejam eles. Isso deve ser feito com habilidade, para que não impeçam o desenvolvimento daquele novo crente. As atitudes de muitos crentes atropelam o crescimento espiritual dos novos convertidos, muitas vezes com falatórios vãos, desencaminhando o crente para estar conversando na hora do culto, leva para fora do tempo, fala da igreja e dos obreiros, coisas que não edifica ninguém, gente dessa natureza é pedra de tropeço e agente do Diabo, desses o novo convertido deve se afastar urgente para não ficarem escandalizados e perderem a fé. A igreja precisa de muitos Barnabés para ajudar os novos crentes a desenvolverem a sua fé e se tornarem um instrumento na obra de Deus. Barnabé tornou-se um grande companheiro de Paulo na obra missionária.

Pr. Elis Clementino – Paulista-PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto