702 AUTORIDADE E PODER.

ESBOÇO 702
TEMA: AUTORIDADE E PODER.
“Porque também eu sou homem sujeito a autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: vai e ele vai; e a outro vem; e ele vem; e ao meu servo: faze isto; e ele o faz, Lucas 7:8.
Autoridade e poder não são aplicados das mesmas formas quando se trata de posições eclesiásticas, embora os significados sejam idênticos. As pessoas que estão exercendo alguma autoridade, principalmente uma liderança espiritual deve ter muito cuidado para não entender que as exercem como se estivesse em uma instituição pública ou numa empresa privada. É importante saber como devem ser exercidas a autoridade e o poder. Quero tratar neste assunto sobre o poder e a autoridade enfatizando mais no que diz respeito ao espiritual por ser a parte que mais interessa dentro desse contexto.

AutoridadeDireito de poder e mandar; prestigio ou influência que uma pessoa exerce sobre outros, por seus méritos. A autoridade conquistada é reconhecida,

Poder – É a capacidade de obrigar, por causa da sua posição ou força, os outros obedecem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo, nessa situação o poder vai sendo fragmentado.

“A autoridade é diferente do poder, porque ela envolve a capacidade ou a habilidade a levar os outros a fazerem de bom grado a sua vontade.” Fonte: O Monge e o Executivo.

Autoridade espiritual.
A posição de autoridade espiritual deve ser exercida de forma coesiva e compatível com a função que exerce sobre a Igreja de Deus, sabendo que essa função é desempenhada sobre o corpo místico de Cristo na terra. O apóstolo Pedro ao escrever a sua primeira carta aos crentes da Ásia Menor entre 62 a 69 d.C; escreveu também sobre a responsabilidade que o líder deveria ter sobre o rebanho de Deus (I Pe 5:2,3). A autoridade espiritual é delegada.

A autoridade de um homem de Deus deve ser reconhecida pelas ovelhas através da forma como ele as conduz, daí vem o respeito, a submissão, o reconhecimento e o valor do seu trabalho (At 20:18,19,37).

Os excessos de autoridade têm causado muitos transtornos, falta de credibilidade e constrangimentos para igreja do Senhor, é através das atitudes descomedidas que vêm os problemas, é exatamente nesse estágio que o líder perde o comando, ou seja, deixa de ser reconhecido pelos seus liderados. O autoritarismo constrange e afasta o liderado do seu superior.

Os verdadeiros líderes cristãos estão cientes das responsabilidades que lhes são atribuídas sobre seus mordomos, ou seja, sobre os seus liderados. Na igreja de Deus as lideranças não podem estar alheias aos seus compromissos morais e espirituais, além das obrigações com a ética, pois as recomendações quanto às qualificações morais lhes foram passadas quando foram chamados para ocuparem cargos eclesiásticos conforme: (I Tm 3:1-10; Tt 1:6; 2;7; 2 Tm 2:24).

Paulo considerou que os dons ministeriais eram distribuídos pelo Senhor quando disse: “Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores” (Ef 4:11) pois as responsabilidades lhes foram entregues com finalidades especificas. “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo” (Ef 4:12).

O líder cristão deve ser antes de qualquer coisa, “exemplos dos fiéis” (Ef 4:12; I Pe 5:3), isto é: a sua vida cristã e perseverança na fé devem ser mencionada na congregação como digna de imitação, porque se alguém deseja o episcopado boa coisa deseja (I Tm 3:1) porém, deve estar consciente das suas responsabilidades, mesmo aquele que não exerça uma função ministerial, mas de um professor de escola dominical, ou dirigente de órgão etc.

O povo de Deus deve desenvolver a ética cristã e a verdadeira piedade, não somente quando faz exposição da palavra de Deus, mas também pelo exemplo dos líderes que vivem conforme os padrões bíblicos. O Pastor deve ser alguém cuja fidelidade a Cristo pode ser tomada como padrão (I Co 11:1; Fp 3:17; I Ts 1:6; 2 Ts 3:7,9; 2 Tm 1:13), não somente na igreja. A liderança espiritual também começa dentro do lar, com a esposa, família (I Tm 3:2,4,5), além dos de fora, e os próprios vizinhos (I Tm 3:7).

A liderança espiritual deve ser exercida dentro dos princípios bíblicos, com espírito de brandura, provendo o melhor para a obra de Deus e os liderados, o centurião disse que era sujeito à autoridade, mas também tinha homens sob o seu poder, pois havia servos da sua casa que obedecia as suas ordens (Lc 7:8). A maior autoridade é aquela que é conquistada e não o poder que tem a capacidade de obrigar a obedecerem.

Pr. Elis Clementino – Paulista – PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto