MOISÉS, UM LÍDER DE VERDADE

ESBOÇO 679
TEMA: MOISÉS, UM LÍDER DE VERDADE
TEXTO: ÊXODO 17:8-16

            O homem chamado por Deus tem todas as prerrogativas dadas por Ele durante a vida ministerial. Moisés foi escolhido para comandar o êxodo, ou seja, à saída dos hebreus da terra do Egito para a terra prometida, mediante a isso o Senhor capacitou-lhe dando poderes para que fosse reconhecido tanto pelos hebreus, quanto pelos egípcios. Durante o seu ministério houve alguns episódios que se destacaram, e através deles muitos líderes da atualidade podem ser ajudados no seu ministério ou em suas missões religiosas.

Missão e a autoridade de Moisés
A missão imposta por Deus a Moisés foi de grande responsabilidade, pois a ele foi designada uma tarefa dura e inquestionável, não seria pela sua capacidade física e nem intelectualidade, mas o querer de Deus naquele momento, para Moisés aquele foi o maior desafio comandar o êxodo, pois ele teria que enfrentar a maior fera, Faraó e o seu exército. Diante da chamada divina o seu temor era evidente
quando ele via a sarça arder sem se consumir, embora às vezes diante de uma missão que nos é imposta por Deus nos sentimos incapacitados quando olhamos para o tamanho dos desafios. Alguns questionamentos foram feitos por Moisés “Quem sou eu para que vá a Faraó e tire o povo de Israel do Egito?” (Êx 3:11); depois Moisés diz: “Eu sou pesado de língua” (Êx 4:10). Pelas experiências vividas no Egito ele sabia bem quem ele enfrentaria (Êx 3:19).

A vara de Moisés
Era um símbolo de autoridade espiritual, seria um instrumento pelo qual Deus mostraria o seu poder (Êx 4:1,2), era a vara de Deus (Êx 17:9), com ela houve o primeiro milagre no Egito, a vara jamais se afastou da sua mão em todo o seu ministério (Êx 17:5); quando as águas se transformam em sangue, e nas pragas também (Êx 7:15-17);  Na atravessia do mar vermelho (Êx 14:16); Quando Moisés feriu a rocha que saiu água (Êx 17:5); Na guerra contra os amalequitas, conforme a expressão de Moisés a vara de Deus estará na minha mão (Êx 17:9).

Amaleque contra Israel
Os amalequitas vieram para a peleja contra Israel, mas diante desse povo havia um comandante “Moisés” escolhido por Deus, e a vara de Deus estava em sua mão, símbolo de poder e autoridade (Êx 17:9), durante a peleja o cansaço de Moisés era notável, enquanto ele levantava as mãos Israel prevalecia, mas ao cansar e baixar as mãos prevalecia Amaleque, mas consigo subiram ao monte Arão e Hur, enquanto Josué lutava contra os amalequitas. Arão e Hur sustentavam nas mãos de Moisés, puseram uma pedra debaixo dele para que os seus braços permanecerem erguidos até ao por do sol e Israel venceu a batalha (Êx 17:11,12).

            Nessa ocorrência aprendemos algumas lições importantes, inclusive a vara de Deus ou cajado nas mãos de Moisés (1) Esse era um instrumento de disciplina e de demonstração da autoridade espiritual dada por Deus a Moisés; (2) Em todas as pragas e milagres a vara de Deus estava em ação; (3) Moisés entendia que era totalmente dependente de Deus, sempre o consultava nas necessidades; (4) Moisés pediu ajuda de Arão e Hur quando subiu ao monte, embaixo estava Josué na batalha contra os amalequitas; (5) Moisés depositou confiança em Josué que ficou comandando a batalha enquanto as mãos de Moisés eram erguidas por Arão e Hur. Não podemos descartar pessoas ligadas a nossa vida ministerial, pois a vitória se dá através da cooperação mútua dos demais membros do ministério. Os exemplos deixados por Moisés devem ser seguidos, pois ele foi o maior líder da história da humanidade e toda liderança é baseada nesse grande líder, duas coisas um líder precisa ter em mente, Ter consciência da chamada divina e humildade (I Pe 5:1-4) leia com bastante resignação.


Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto