CORAÇÕES SINCEROS

ESBOÇO 680
TEMA: CORAÇÕES SINCEROS
“E, partindo dali, encontrou a Jonadabe filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro, o qual o saudou e lhe disse: Reto é o teu coração, como o meu coração é com o teu coração? E disse Joanadabe; É. Então, se é, dá-me a mão. E deu-lhe a mão, e fê-lo subir consigo ao carro. E disse: Vai comigo, e verás o meu zelo para com o Senhor. E o puseram no seu carro.” 2 REIS 10:15-16

            Relacionamento, verbo que indica aproximação entre pessoas, dessa maneira elas podem desenvolver e compartilharem uns com os outros em todos os aspectos que a vida lhes faculta. Deus criou os seres humanos com capacidade de interagir entre si de maneira harmoniosa, e ao mesmo tempo quebrar barreiras que os privem dessa interação. Eu quero apenas enfatizar nesse argumento o episódio entre Jeú e Jonadabe filho de Racabe, e como se aproximaram entre si, nos dando um belo exemplo de humildade e sinceridade de coração.

I. Contexto histórico
Houve uma separação entre as doze tribos de Israel, elas foram divididas em dois grupos, o reino do sul e o do norte, a do sul pertenciam a Judá e Benjamim e a do norte era comporta de dez tribos, porém Jeú foi ungido por Elizeu e reinava na capital de Samaria. Separação é sinônimo de afastamento e isolamento, acontecem quando o bem maior “O AMOR” a ser compartilhado é desprezado.

Não podemos abrir mão de alguns princípios para um bom relacionamento, entre eles estão: (1) Gostar de si, as pessoas que não gostar de si mesma, não gostará de mais ninguém. (2) Amar ao próximo, se não amar o próximo é impossível amar a Deus, este é o segundo mandamento (Lc 10:27). (3) Subserviência, ela é o reconhecimento de que necessitamos das outras pessoas e da importância delas.

Nesse texto aprendemos lições significativas: (1) Jeú era Judeu e Jonadabe era gentio; (2) O encontro dos dois trouxe mudança em suas vidas.

II. O que acontece quando o amor é compartilhado?
(1) Antes que as mãos se estendam quem primeiro chega é o coração (2 Rs 10:15)
(2) As mãos que se apertam sem que o coração chegue primeiro é falsidade e aonde não há sinceridade a falsidade está em ação e predomina.
(3) O Olhar diz muito sobre a nossa franqueza, há pessoas de olhar vago quando está conversando com outras pessoas.
(4) Dois inimigos não conseguem se abraçarem, e se conseguirem aquele relacionamento podem ter dias contados porque as diferenças não permitem.

            Em um relacionamento conturbado alguém tem que abrir mão da sua arrogância e do seu egoísmo. Quando não atentamos para essa realidade estamos dando um péssimo exemplo para uma sociedade apodrecida pela ignorância e pecado, Jesus não se recusou de nos dá a mão quando éramos seus inimigos, ele uniu Judeu e Gentio pela sua cruz. O belo exemplo entre Jonadabe e Jeú deve ser seguido em nossos dias de tantas indiferenças, quando dois inimigos se abraçam ambos ganham e os que estão em sua volta ganham muito mais. “E, partindo dali, encontrou a Jonadabe filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro, o qual o saudou e lhe disse: Reto é o teu coração, como o meu coração é com o teu coração? E disse Joanadabe; É. Então, se é, dá-me a mão. E deu-lhe a mão, e fê-lo subir consigo ao carro. E disse: Vai comigo, e verás o meu zelo para com o Senhor. E o puseram no seu carro.” (2 Rs 10:15-16).

Cada um mostre o seu zelo pelo Senhor com generosidade de coração, Jeú e Jonadabe andaram juntos no mesmo carro, será que você pode estender a sua mão a seu inimigo e andarem juntos no mesmo carro espiritual? As suas boas atitudes para com o próximo devem observadas por todos. Jesus está voltando cuidado! Se você não tem essas louváveis atitudes qual será o seu destino?

Pr. Elis Clementino - Paulista-PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto