QUANTRO COISAS RESPEITÁVEIS

ESBOÇO 672
TEMA: QUANTRO COISAS RESPEITÁVEIS
TEXTO: Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes (I Coríntios 16:13).

                Existem atitudes que não devem ser desprezadas e quem as tem certamente provará de uma vida vitoriosa diante dos combates. Para ser um guerreiro são necessários esses requisitos; vigilância, confiança, ser aguerrido e forte. Na Bíblia Sagrada há muitos exemplos de homens que foram vitoriosos por observarem esses valores, os cristãos necessariamente precisam ser preparados para enfrentar qualquer circunstancia durante a sua vida.

A vigilância
Ser vigilante, manter-se esperto em todos os sentidos da vida é indispensável, significa estar acordado e não facilitar aos inimigos a oportunidade de subtrair algo importante que tenhas principalmente o que há de mais precioso em relação ao espiritual (I Pe 5:8; Ap 3:11). Aqueles que militam não se embaraçam com os negócios dessa vida a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra (2 Tm 2:4), sejamos vigilantes, pois o descuido não faz parte de quem vigia (Mt 12:35-39), o descuido pode deixar você fora de grandes oportunidades.

Ser firme na fé
A fé é uma das armas poderosas para encarar os desafios, ela é a certeza de alcançar algo que está em nossa mente (Hb 11:1), ela é a força motora e o combustível que nos mantém persistente na luta. Jesus para realizar milagres sobre os necessitados exigia-lhes fé, expressões como: Se podes crer (Mc 19:23); creia tão somente (Lc 8:50); a tua fé te salvou (Lc 17:19), essas palavras de Jesus demonstrava a necessidade do individuo fazer a sua parte, pois todo aquele que tem fé não será confundido (Fp 1:29).

Ser corajoso
A coragem é necessária para encarar os problemas do cotidiano, fugir deles é adiá-los, cada obstáculo que você elimina é mais um superado, ajuntar problemas sem enfrentá-los é como se ajunta doença no corpo sem ir ao médico, acumulo de dívidas, também é como um veículo que começa aparecer defeitos e não concerta é dessa maneira que a situação só se agrava ficando cada vez mais difíceis de resolver. A coragem é a motivação, a qual empurra o indivíduo a procurar meios para solucionar seus problemas antes que se agravem.

A determinação
A decisão deve ser tomada diante dos problemas, encará-los ou fugir deles, você pode ter muita coragem, mas se não determinar nada adianta, ou seja, se não agir coisa nada será feito. Gideão estava com medo e certamente indeciso, mas o Senhor o encorajou Gideão dizendo: “Seja forte e corajoso”, mas ele teria que fazer a sua parte e determinar o enfrentamento com os inimigos “os midianitas” impressionante é que Deus deu a forma como ele venceria (Jz 6).

O rei Jeosafá também estava sendo ameaçado por grandes exércitos, a seu ver ele não teria condições para vencê-los, como todos os homens devem fazer é tomar uma decisão diante das grandes dificuldades ou enfrentá-la ou não. Necessariamente devemos ver que tipos de estratégias irão ser usados, o medo e o sentimento de impotência tomaram conta de Jeosafá ele não via outra saída a não ser buscar o socorro divino (2 Cr 20:3). Assim como Deus orientou a Gideão também fez com Jeosafá, orientando-os para a batalha contra os seus inimigos.

                Aprendemos a lutar com as circunstâncias, elas nos faz buscar saídas para resolvermos os nossos problemas, mas a primeira coisa que devemos fazer é consultar e orar a Deus pedindo-lhe a direção e a maneira como iremos lidar com as adversidades. O Senhor quer nos dá vitórias em todas as batalhas, entretanto devemos nos humilhar e reconhecer que sem ele nada somos, e com essa maneira de pensar demonstramos senso e equilíbrio para usufruir os meios que o Senhor nos mostre como saída. Assim como ele deu vitória a Gideão e a Jeosafá que seguiram as suas orientações nos dará também, mas basta buscar o seu auxilio orando e jejuando coisa que muitos não querem fazer atualmente, querem enfrentar de maneira grosseira causando estrago e até escândalos para a igreja do Senhor. Tenhamos cuidados irmão busquemos a direção de Deus.

Pr. Elis Clementino       
AD Excelência-Paulista-PE


Nenhum comentário:

Foto