PREOCUPAÇÃO, UMA ASSASSINA SILENCIOSA

ESBOÇO 671
TEMA: PREOCUPAÇÃO, UMA ASSASSINA SILENCIOSA
TEXRO: “Não estejais inquietos por coisa alguma” Fp 4:6

            A preocupação tem sido um das coisas que mais deixa o indivíduo apreensivo e tenso, é uma expectativa sobre algo que está para acontecer ou o anseio por algo que se deseja. As pessoas que vivem constantemente preocupadas têm sensações desagradáveis e podem sofrer as consequências como o stress, desânimo e depressão, o indivíduo nessas condições torna-se improdutivo e incapaz de sozinha reverter à situação. Geralmente a preocupação se apresenta como uma espécie de medo para encarar as dificuldades e enfrentar os problemas.

O que é a preocupação?
Existem alguns sinônimos como: aflição, apreensão ou nervosismo e inquietação, as pessoas com esses problemas alguma coisa há por traz disso. Muitas vezes o indivíduo não compartilha seus problemas com ninguém, e sobre ele permanecem uma carga ou um peso insuportável que em algum dia ela pode ter uma ação nociva contra ele próprio, ou com outras pessoas. A preocupação muitas vezes se manifesta no silêncio da noite quando o indivíduo se desliga das coisas externas e se concentra nos problemas que mais lhe preocupam. A preocupação atinge pessoas de todas as idades e níveis sociais, as causas são diversas, desde as mínimas as mais graves, isso depende muito de como reage o organismo do indivíduo.

As motivações
As preocupações têm vários motivos, problemas familiares, conjugais, financeiros, entre outros. Os discípulos do Senhor estavam extremamente preocupados, imaginemos eles declarando ao mestre que haviam deixado as suas casas, famílias para segui-lo, a expectativa era do amanhã (Mt 19:27-30; Mc 10:28-31; Lc 6:23), ou seja, como seria dali para frente, principalmente após ouvirem do próprio mestre que posteriormente iria deixá-los (Mt 6:25-33). Mais tarde os crentes de filipos estavam preocupados com as dificuldades e perseguições, por isso Paulo resolve a escrever-lhes enfatizando que eles estivessem tranquilos. O antídoto da preocupação do crente é a oração, pois controlar a ansiedade é indispensável, embora, devido as nossas limitações não conseguimos eliminá-las totalmente (Fp 4:6). As preocupações básicas continuam pela busca dos seus ideais.

As consequências
As preocupações acontecem por causa das nossas limitações, porque nem tudo que desejamos, alcançamos. É por essa razão que as pessoas se deprimem, caso ela não tenha um controle pode chegar ao ponto de cometer loucuras. Quando a pessoa perde esse controle é capaz de tirar as sua própria vida, às vezes não necessariamente por causa relevante, isso por ser extremamente sensível e por qualquer motivo se abate, outras se isolam.

Davi e seus soldados se abateram e foram tomados por grande angústia (I Sm 30:4-6); Moisés também se abateu a ponte de pedir a morte (Ex 18:18,19); Elias um grande profeta também em grande angústia pediu a morte (I Rs 19:3-6); Jeremias desanimou diante da sua árdua missão, para ele tudo estava terminado, ai veio a resposta de Deus para ele (Jr 12:1-5); Jonas desanimou e pediu a morte (Jn 4:3); Jó também na sua depressão (Jó 6:11).  Quando as tristezas e o abatimento tomam conta do indivíduo ele sente-se desencorajado para lutar (Sl 119:28) é uma situação de impotência, a visão que ele tem é que todos podem alcançar os seus objetivos, menos ele. É muito natural encontrarmos pessoas assim, certamente você já conheceu alguém depressivo e desestimulado.

            Diante dos problemas não devemos nos abater e não demonstrar enfraquecimento, não deixe de compartilhar seus problemas com pessoas que possam lhe ajudar, sobretudo confiar e Deus e lançar sobre as suas ansiedades (I Pe 5:7) e fazer a sua parte indo a luta (Pv 24:10; Jl 3:10); encarar as dificuldades com determinação com a visão de vitória “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Fp 4:13).

Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto