VASOS QUEBRADOS

ESBOÇO 653
TEMA: O VASO QUEBRADO
TEXTO: JEREMIAS 18:1-4;19:1; Jz 6:16-25; Jo 12:3.

            Deus sempre teve maneiras de se comunicar com a humanidade e particularmente o seu povo Israel usando meios pelos quais ele podia entender. Os Profetas eram homens chamados para falar em as grandes verdades em nome do SENHOR. Entre eles destacamos Jeremias que teve um chamado especifico, eles eram interlocutores. Quero destacar quatro momentos nas escrituras em que vasos de barro foram quebrados, Gideão quebra os cântaros (Jr 6:16-25); Jeremias vê o vaso quebrar nas mãos do oleiro (Jr 18:1-4); Jeremias quebra uma botija (Jr 19:1); Uma mulher quebra um cântaro com balsamo aos pés de Jesus (Jo 12:3). As quebras desses vasos transferiam mensagens com significados importantes.

A quebra de vaso, cântaros e botija
Gideão usa as seguintes armas na batalha contra os midianitas: Uma trombeta, um cântaro vazio, e uma tocha no cântaro (Jz 6:16). O cântaro escondia dentro dele uma tocha acesa, o cântaro quebrado resultava em um grande estrondo e logo as tochas apreciam e faziam um grande e imediato clarão de maneira que os midianitas se assustaram. Muitas vezes o nosso cântaro precisa ser quebrado para que a nossa luz apareça, os nossos inimigos não suportam o brilho da nossa luz (Jz 6:19), isso implica em renuncia, abstinência e resignação, principalmente em relação ao pecado, egoísmo e a vaidade. “O teu brilho incomoda quem está nas trevas” (Mt 8:34). Vamos quebrar os nossos cântaros e acender as nossas tochas para obtermos vitória em nossas batalhas.

Jeremias, o vaso que quebra nas mãos do oleiro, a figura do vaso quebrando nas mãos do oleiro e sendo refeito significava algo que Deus iria realizar, mas antes teria que quebrar em suas mãos e refazer uma nação melhor. Deus no seu soberano poder pode fazer tanto com uma nação, quanto individualmente cada um nos aspectos moral, econômico e espiritual (Jr 18:1-4). A quebra da botija, Israel era uma botija a ser quebrado, por causa da sua situação espiritual, o povo havia deixado de seguir ao Senhor para servir a outros deuses (Jr 19:4). A parábola da botija ressalta algo ruim que ele teria que passa pela rebeldia contra o Senhor, visto que o barro duro torna-se impossível refazer, portanto ele tinha que ser quebrado, isso se referia o declínio da nação e do seu sistema político e religioso, os anciãos foram chamados para testemunhar o que Deus iria fazer com ele. (Jr 19:10; Is 8:1,2)

Maria quebra o vaso cheio de bálsamo, essa atitude era bem conhecida na época, as noivas costumavam quebrar aos pés do noivo um cântaro com balsamo, um sinal de honra e respeito, Jesus teve essa honra, foi a ultima oportunidade que Maria teve para honrá-lo (Jo 12:1-10), dentro daquele vaso estava o mais preciso dos ungüentos, precisamos quebrar o nosso cântaro para a essência do nosso ser aos pés de Jesus.

            Amados observem que em todos os aspectos devemos entender que o nosso cântaro precisa ser quebrado pelo Senhor, principalmente quando nos sentimos auto-suficientes. Gideão teve que quebrar o cântaro para ter vitória; Jeremias assiste o vaso quebrar nas mãos do oleiro e vê a restauração do vaso quebrado; Jeremias quebra o cântaro as vistas dos anciões pela dureza de Israel, ele seria quebrado pela sua impenitência; Maria quebra o vaso para que a essência que estava dentro dele exalasse o seu perfume aos pés do mestre. Espero que não haja necessidade de Deus quebrar o seu cântaro pela sua desobediência, porque os sofrimentos seriam muito maiores durante o processo de restauração. A melhor situação foi Maria ela não foi quebrada, mas quebrou o vaso para que a sua essência fosse derramada aos pés do Mestre.


Pr. Elis Clementino – Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto