SEMEAR E COLHER

ESBOÇO 652
TEMA: SEMEAR E COLHER
TEXTO: Eclesiastes 11:1

            Semente é a essência por onde começa a germinação de uma planta, é o óvulo maduro e já fecundado das plantas, ela é formada por: Tegumento “invólucro o que chamamos de casca”, embrião e endosperma “No reino vegetal, na maioria dos casos, é a parte nutritiva e alimentar de uma fruta e, muitas vezes, envolve o embrião de boa parte das plantas.” Dic. Formal. Essa semente plantada no solo germina, cresce e pode produzir frutos, e finalmente a colheita, e se nada plantar também não colherá. “A colheita é relativa à semente.” (Gl 6:7; 2 Co 9:6).

Semear nos lugares áridos
Na agricultura nem tudo que semeamos temos a certezas que produzirão frutos, bons ou maus, pois dependendo do tipo de semente e solo frutificará ou não. Geralmente as incertezas estão presentes, porque não depende somente de quem planta, mas de alguns fatores que podem contribuir para que a semente germine ou não (Lc 8:5). O agricultor sabe que pode semear e nada colher por conta desses fatores (Lc:8:6,7). Existem solos áridos que nada produzem, principalmente nos períodos de estiagens prolongadas, as plantas também são vulneráveis as pragas, por isso o agricultor precisa de cuidados e paciência (Tg 5:7). Salomão nos dá uma lição importante sobre o semear, ele disse: “lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.” (Ec 11:1). Não se têm uma definição exata sobre essa palavra, mas vale ressaltar que Salomão também fala sobre as incertezas sobre alguns aspectos da vida (Ec 11:1-8). As incertezas estão sempre presente em nossas mentes, mas não devemos permitir que ela nos faça apelar para os excessos de cautela. As incertezas não devem fazer-nos parar visto que quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará (Ec 11:4). Fazer o bem é semear boas sementes, no futuro podemos colher os frutos, semeiem sem visar retorno, mesmo que você não colha os frutos outros poderão colher. Jesus expôs uma parábola sobre a semeadura, e a colheita, observe que as leis da semeadura não mudam e nem envelhecem, a semente é a palavra de Deus (Lc 8:11).

A palavra de Deus é a semente que deve ser semeada, precisamos entender essa necessidade, o bem que realizamos principalmente em favor do próximo são sementes, sendo que, não devemos visar retorno de qualquer espécie. Na vida são facultadas as oportunidades de semear o bem ou o mal, quanto à colher é obrigatório, estejamos com as mãos cheias de boas sementes em qualquer que sejam as circunstancias, podemos até sofrermos e chorarmos por semear o bem, mas podemos ser surpreendidos com boas colheitas (Sl 126:5). Quando lançamos a semente do bem a colheita pode não vir imediatamente como diz a expressão lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás (Ec 11:1), De alguma maneira virá, pois não devemos ser dominados excessivamente pelas incertezas, assim nada realizaríamos. As incertezas não devem nos fazer parar, porque quem observa o vento não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará (Ec 11:4).

A Bíblia sagrada nos ensina a fazer o bem sem olhar aquém, Jesus ressaltou que o bem deve ser feito até aos nossos inimigos; “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelo que vos maltratam e vos perseguem; para que sejam filhos do vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5:44), portanto tiremos dos nossos corações qualquer idéia de revanchismo contra aqueles que nos fizeram mal. A nossa atitude de amor ao próximo independe do que ele tenha feito ou deixou de fazer por nós, assim também não devemos praticar o bem esperando algo em troca, mesmo sabendo que as injustiças estão em todos os lugares, principalmente nos corações daquelas pessoas que menos esperávamos algo ruim contra nós. Fazer o bem é semear sementes, isso deve ser feito na confiança que um dia podemos colher os seus frutos. Lança o teu pão sobre as águas! (Ec 11:1).


Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto