A LEI DA SEMEADURA

ESBOÇO 642
TEMA: A LEI DA SEMEADURA
TEXTO: GÁLATAS 6:7

            As Escrituras Sagradas nos dão exemplos importantes em relação à lei da semeadura, eles devem ser observados porque é resultado daquilo que semeamos. “Semear é opcional, mas colher é obrigatório.” Na ótica humana a colheita pode até tardar, mas vem! Por essa razão as nossas atitudes devem ser essencialmente bem ajuizadas.

Pecando contra Deus
Quando o homem peca contra o seu criador, com certeza ele sofrerá as conseqüências, Adão foi o primeiro homem a desobedecer ao que Deus havia estabelecido para ele (Rm 5:12). Toda desobediência tem o seu preço, não somente quando atribuímos aos mandamentos divinos, mas também as ordens estabelecidas pelas autoridades constituídas por Deus, “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.” (Rm 13:1-5).

Pecando contra ao próximo
Quando pecamos contra o próximo se constituí também uma falta grave diante de Deus, ao ferirmos os nossos semelhantes estamos sujeitos a recebermos as mesmas recompensas, além de sermos julgados pelas autoridades seremos julgados por Deus (Mt 5:21,22), mas caso o irmão peque contra nós o que devemos fazer? Jesus nos ensinou a formula de como devemos fazer (Lc 17:3-4).

O rei Adoni-Bezeque
O seu nome em hb significa “senhor de Bezeque” Bezeque significa “dispersão” era uma divindade Cananéia dos relâmpagos como o seu próprio nome declarava “meu senhor de Bezeque”. Ele era um rei mau e sanguinário. Todas as nações que ele conquistava com as guerras, prendiam os reis e cortava-lhes os dedos polegares superiores e inferiores, esse método usado por ele tinha como finalidade nunca mais aqueles reis voltariam a pegar em armas para lutar, essa era uma demonstração de poder, ele humilhou esses reis tratando-os como escravos alimentando-os com migalhas (Jz 1:7).

Lei da semeadura aplicada
Adoni-Bezeque provou do seu próprio veneno. Muitas vezes não nos damos conta que existe a infalível lei da semeadura agindo absolutamente e sem nenhum temor e as consciências que virão como colheita. Adoni-Bezeque foi derrotado pelos Israelitas e seus próprios polegares também foram arrancados cruelmente assim como fizera com seus reis prisioneiros, após ele reconheceu lembrando-se do que fizera no passado, a consciência humana arquiva registros dos seus atos. “Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. Elevaram-no a Jerusalém, e mourreu ali.” (Jz 1:7b)

            Essa história nos mostra lições importantes sobre o que semeamos e a certeza de colhermos no futuro. Quantos líderes espirituais existem com atitudes de Adoni-Bezeque, eles estão espalhados por ai tentando cortar os nossos polegares para nunca mais lutarmos pelos nossos ideais cristãos, eles os subjugam debaixo das suas mesas tratando-os como escravos, demonstrando excesso de autoridade, domínio e poder, eles se destacam como o rei Uzias na sua glória. Não é isso que nos ensina o Apóstolo Pedro na sua segunda carta, pelo contrário “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto.” (I Pe 5:2). Devemos dar graças a Deus, ele guardará os nossos polegares, bem como as nossas vidas do castrador o “Diabo”, o grande inimigo de Deus será um dia derrotado definitivamente.


Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto