VENENO NA PANELA

ESBOÇO 639
TEMA: VENENO NA PANELA
TEXTO: 2 REIS 4.38-44

            Veneno substancia tóxica preparada quimicamente sendo capaz de destruir as funções vitais organismo, e até levar a morte do indivíduo. Podemos considerar tudo aquilo que corrompe causando prejuízo moral e espiritual. Há venenos letais, mesmo em minúscula quantidade pode levar a óbito, por exemplo, veneno de certas serpentes venenosas, o veneno da áspide, esse termo o original grego significa “apis” conhecido como víbora, serpentes ou uma cobra. Elas são mencionadas nas escrituras em algumas passagens (Jó 20:14,16). Outro ingrediente que pode estragar a massa do bolero é o fermento deles dois discorreremos brevemente sobre seus efeitos em diversos aspectos dessas duas substancias.

Veneno na panela
Elizeu chegou ao lugar onde estavam reunidos os discípulos dos profetas e os encontrou com fome, ao ver a situação Elizeu manda que eles façam uma grande panela fazerem um cozido e saciarem a fome, mas aconteceu um ao apanharem as ervas no meio vieram às venenosas, após cozerem identificaram que na panela havia veneno e gritaram “Morte na panela, ó homem de Deus!” (2 Rs 4:40). O profeta Elizeu era o líder espiritual daqueles discípulos, ele foi procurado por eles para trazer a solução daquele grave problema, o líder espiritual não deve estar desprovido da visão e sabedoria de Deus, alguma solução deveria vir do seu líder espiritual.

Um pouco de fermento
Jesus advertiu os seus discípulos sobre o fermento dos fariseus, ele os advertiu e sobre não para falar de pães, basta um pouco de fermento “doutrina dos fariseus” poderia estragar toda massa (Mt 16:11-12). O Apóstolo Paulo escreveu também na mesma linha de pensamento de Jesus enfatizando a se resguardarem da doutrina dos fariseus “um pouco de fermento leveda toda massa” (I Co 5:6; Gl 5:9).

Os efeitos do fermento
Ele é apropriado para fazer a massa crescer e dá qualidade ao bolo, a quantidade deve ser pequena conforme a quantidade de massa e receita. Os usos simbólicos da palavra fermento geralmente são negativos, o fermento simboliza algo ruim, principalmente para o ambiente espiritual (Mt 13:33), ele leveda toda a massa, eu já vi pessoas perderem um bolo inteiro por conta do fermento ruim, impedindo o desenvolvimento da massa. O significado da palavra fermento vem do gr. “zume” significando a corrupção intelectual e moral, e não basta grande quantidade para corromper. No AT era proibido o uso de fermento durante a páscoa (Ex 12:15), essa proibição representava a pureza, tão poucos nos sacrifícios oferecidos a Deus “Nenhuma oferta de manjares, que fizerdes ao Senhor, se fará com fermento, e de mel nenhum queimarás por oferta ao Senhor.” (Lv 2:11).

Os discípulos dos profetas estavam famintos, pois toda comida havia acabado, e no sentido espiritual constitui-se um grande perigo, porque pode conduzir a apanhar até ervas amargas para comerem, o padrão de pureza espiritual continua, ser santo e uma nova massa. “lançai fora oi fermento velho, para que sejais uma nova massa” (Ef 5:25-27)

            Muitas vezes o veneno da panela, e o fermento velho estão dentro da igreja, tem erva amarga pior do que um semeador de contendas? Um pouco de fermento velho leveda toda massa, mas como tirar o veneno da panela, e evitar o fermento velho? (1) Elizeu mandou que pusesse farinha na panela, a farinha representa a palavra de Deus, e o fermento velho deve ser evitado exigindo o maximo de cuidado com eles (os semeadores de contendas). Eu lembro certa vez que a minha esposa saiu para dirigir um círculo de oração e eu fiquei encarregado de cozinhar a carne, só que pus sal demais e não havia quem comesse e eu fiquei preocupado como fazer? E uma pessoa foi chegando e eu expliquei o assunto e ela disse: Ponha açúcar na panela, o açúcar cancelou grande parte do sal e deu pra resolver o problema. Vamos por ingredientes para cancelar os efeitos da erva danosa, das doutrinas falsas e o fermento velho com a palavra de Deus.


Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto