LOUVANDO A DEUS

ESBOÇO 628
TEMA: LOUVANDO A DEUS
Eis aqui, bendizei ao SENHOR todos vós, servos do SENHOR, que assistis na casa do SENHOR todas as noites. (Sl 134:1).

                Atualmente necessitamos de muito cuidado principalmente nas mensagens sejam elas cantadas, faladas e escritas, principalmente as que massageiem o ego humano. Toda mensagem com essa finalidade não devemos considerar como louvores a Deus. Há um equivoco muito grande nesse sentido, sobretudo nas igrejas evangélicas, há de se notar que isso vai aumentando e se tornado uma rotina, assim sendo o indivíduo vai esquecendo-se de fazer a sua parte diante de Deus. Devemos entender três princípios fundamentais: cantar, louvar e adorar.

Cantar
É uma forma de se expressar vocalmente através de frases melódicas, dessa forma você pode expressar uma tanto os seus sentimentos românticos para alguém e através do cântico também se podem louvar as pessoas como também a Deus o criador.

Louvar
É a maneira de se dirigir com elogios ou louvores há alguém. No sentido religioso é uma canção elogiando deuses e o próprio Deus criador. No meio cristão esse tipo de canção é uma maneira de celebrar tributar-lhe a honra devida pelos seus feitos “E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do Senhor; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor Deus de Israel.” (1 Cr 16:4);  “Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.” (1 Cr 16:9); “Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.” (1 Cr 16:28). “A natureza do louvor cristão é de dentro para fora e tem duas qualidades igualmente importantes. Devemos adorar "em espírito e em verdade" (João 4:23-24).

O louvor congregacional
Esse acontece nos momentos de afluências, quando todos se dirigem ao Senhor com louvores “Louvai ao SENHOR. Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR.” (Sl 113:1); “Louvai ao SENHOR. Louvai o nome do SENHOR; louvai-o, servos do SENHOR.” (Sl 135:1); “Louvai ao Senhor. Ó minha alma, louva ao Senhor.” (Sl 146:1); Eis aqui, bendizei ao SENHOR todos vós, servos do SENHOR, que assistis na casa do SENHOR todas as noites. (Sl 134:1). No louvor congregacional todos se dirigem ao Senhor com o mesmo propósito para bendizê-lo.

Louvor individual
Muitos dizem serem levitas e adoradores ao Senhor, mas estão muito distantes disso. Eu tenho observado muitos tipos de louvores que jamais foram dirigidos a Deus, eles apenas massageiam o ego das pessoas enfatizando a exaltação do crente, atualmente muitos deles expressam sentimentos de vingança dos seus inimigos, mas leiam o que diz a Bíblia em (Pv 24,17,18), finalmente em muitos cultos os cânticos não se identificam com a vida devocional e cristã, eles não confortam os corações e tão pouco induzem os fiéis a demonstrarem a sua confiança e lealdade a Deus.

Os efeitos dos louvores
A música e os cânticos em momentos solenes e de adoração ao Senhor produz efeitos maravilhosos, na Bíblia encontramos passagens importantes, Davi ao tocar harpa para Saul, os espírito que lhe atormentavam se retiravam dele (I Sm); Jeosafá rei de Judá venceu uma batalha com os cantores a frente do exército.

Quando adoramos a Deus ele age de maneira graciosa nos trazendo vitórias e alegrias, o seu louvor e adoração a Deus quebram as barreiras, não importam se os muros de Jericó estão em volta de você, Paulo e Silas na prisão as grades caíram por terra (At 16:23-26); Pedro estava no cárcere com os pés amarrados, mas Deus enviou um anjo e o libertou (At 12:6-19). O louvor somente será recebido diante de Deus se estivermos em obediência a sua palavra, jamais permita que o seu coração seja massageado com as mensagens cantadas onde Deus faz tudo por você, muitos cantam e pregam somente aquilo que Deus faz pelo homem e não no que o homem precisa fazer para Deus, assim não é exigido nenhum esforço da sua parte é como se Deus tenha a obrigação para fazer tudo por nós. Adoremos ao Senhor, cantemos um cântico novo, adoremos a sua santidade independente de quaisquer circunstâncias.


Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto