AS CONSEQUENCIAS DA FALTA DE PERDÃO

ESBOÇO 629
TEMA: AS CONSEQUENCIAS DA FALTA DE PERDÃO
TEXTO: MATEUS 18:23-35

Neste estudo iremos abordar um tema de grande importância e doutrinário para todos, “o perdão”. No conceito de muitas pessoas perdoarem é difícil, podemos até lembrar-se de um perdão que liberamos para alguém que nos ofendeu, mas sem ressentimentos. Liberar o perdão não é fácil, mas é necessário porque ele faz parte do novo nascimento e da regeneração processo esse que facilita para que o indivíduo perdoe aqueles que lhe ofende.

Significado
Absolver, indultar, anistiar, desculpar, perdoar ou cancelamento de uma dívida. O perdão foi dado por Deus aos homens como uma oportunidade e meio de reaver os valores de um relacionamento, a falta dele pode trazer sérias conseqüências para o indivíduo como: Uma vida mecânica e fria sem nenhum sentimento e compaixão pelos faltosos, isso adoece a alma, peso na consciência, tristeza, remorso, rancor, esvaziamento espiritual e impedimento na adoração a Deus (Mt 5:24), como também impedimento as respostas das orações (Tg 4:3). Nas escrituras o perdão é discutido entre os discípulos e interrogaram Jesus a respeito, Quantas vezes devemos perdoar? Sete vezes? (Mt 18:21,22)

A quem é semelhante?
Jesus mostrou a quem era semelhante o Reino dos céus apresentando uma bela parábola sobre o ajuste de contas com seus conservo, trouxeram-lhe um indivíduo que lhe devia muito dinheiro e não tinha com que pagar, pois assim o empregado seria vendido como escravo com a sua família e tudo quanto possuía contato que a dívida fosse paga, mas o empregado implorou veementemente e prostrado aos seus pés suplicava dizendo: Dai-me um prazo e tudo te pagarei, e diante disso o patrão perdoou a sua dívida (1) Ele reconheceu a dívida; (2) Se humilhou; (3) Pediu-lhe prazo, mas o patrão sabia que ele não tinha com que pagar. Alguns requisitos devem ser levados em consideração para quem quer liberar perdão: (1) Compaixão, indulgência é uma atitude pertinente ao perdão, sem a misericórdia é impossível perdoar, principalmente quando a dívida é grande; (2) Somente a quem devemos é capaz de perdoar; (3) Quem for perdoado deve agir da mesma maneira para com os seus devedores (Mt 6.9-15). Muitas vezes não devolvemos da mesma forma aquilo que recebemos como disse Jesus na oração do pai nosso.

Atitude do servo
Ele não correspondeu da mesma maneira que foi beneficiado, após ser indultado aquele servo encontrou quem lhe devia, mesmo sendo uma quantia menor não quis perdoar, quem perdoa mais, mais ama “quem pouco se perdoa, pouco ama” "Por isso, te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou, mas aquele a quem pouco é perdoado, pouco amou." (Lc 7.47). Embora Jesus se referisse à mulher que ungia seus pés e enxugava com seus cabelos, mas consideremos tão atual o tanto quanto naqueles dias.

Aquele cervo não abriu mão da pouca quantia que certo homem lhe devia o oprimindo, espancando, instando contra ele dizendo paga-me o que deves “Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida”. (Mt 18:28-30).

As consequências
Quando não perdoamos aos nossos devedores deixamos de exercitar a misericórdia (Mt 5:7), que não usa de misericórdia as consequências são inevitáveis “Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.” (Tg 2.13).

            O perdão compreende de humildade, ninguém será capaz de perdoar sem essa modéstia. Os discípulos de Cristo devem entender que o amor é a base que nos conduz a liberar o perdão. Indultar uma pessoa que nos fez algum dano indica um ato de reconhecimento do seu valor. É impossível alcançar o reino de Deus sem perdoar, pois devemos seguir o exemplo de Jesus que perdoou seus algozes

Perdoar é a mais nobre atitude do ser humano para com o seu próximo, com o perdão tanto o que ofendeu quanto o ofendido estarão livres.

Pr. Elis Clementino-Paulista -PE


Nenhum comentário:

Foto