O PODER ENCORAJADOR DAS PALAVRAS

ESBOÇO 627
TEMA: O PODER DAS PALAVRAS
"Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1:9

Todo ser humano necessita de palavras encorajadoras, principalmente nos momentos mais decisivos da vida. As palavras que encorajam devem estar presentes no nosso dia-a-dia, elas são como combustível que alavanca a nossa auto-estima. Nas escrituras encontramos palavras encorajadoras como: Não temas, pronunciadas 365 vezes como impulsos fazendo com que as pessoas se sintam encorajadas a conquistarem seus ideais.

Atitudes de encorajamento
Geralmente as pessoas que encorajam exercem em algum grupo certo poder de liderança, devemos entender que não existem pelotões fracos, mas líderes fracos e incapazes de influenciar seus liderados. Sociologicamente o poder é definido como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo que estes resistem de alguma maneira, embora saibamos que no contexto sociológico existem vários tipos de poder. As pessoas que estão pretendendo alcançar algum alvo precisam ser encorajadas psicologicamente, como também elas podem estar abatidas em algum momento por um desfecho de algo que obteve sucesso e por isso precisam de motivação Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer. Dwight Eisenhower. “A verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento.” Frederick Herzberg. Precisamos motivar pessoas para que elas desenvolvam as suas potencialidades. “Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho.” Theodore Roosevelt.

Fonte de encorajamento
A primeira fonte de encorajamento foi e continua sendo o próprio Deus, que criou o mundo, o universo e tudo quanto nele há somente com a palavra, da mesma maneira ele encorajou lideres do seu povo nos momentos mais difíceis, temos alguns exemplos; Moisés foi encorajado por Deus para o maior desafio da historia libertar os Hebreus, do domínio e escravidão de Faraó. Após a liderança de Moisés o Senhor encorajou a Josué o sucessor de Moisés para conduzir os Hebreus à terra prometida. Gideão, um grande líder foi encorajado por Deus para enfrentar um exército com um contingente maior que o dele, em contrapartida houve lideres que foram desencorajados ao fazer as suas tarefas, Neemias foi um deles, assim uma palavra de desanimo pode influenciar negativamente, uma palavra de estímulo e ânimo pode influenciar positivamente, dependendo do estado emocional de quem recebe. Você pode influenciar pessoas dependendo da ocasião e a finalidade, você já se sentiu desencorajados? Você já encorajou alguém a lutar?

O povo de Israel precisava ir à luta, tantos os fracos quanto os fortes, era uma situação de guerra e todos precisavam ir armados e os agricultores deveriam forjar e preparar as suas armas para a peleja, embora essas armas não fossem adequadas para a guerra, mas com esse encorajamento divino conseguiriam combater, todos deveriam ser fortes e a palavra de encorajamento era: “diga o fraco: Eu sou forte” ou, seja os fracos se tornariam fortes o suficiente para vencerem. Entre tantas palavras encorajadoras proferidas pelo Apóstolo Paulo entre elas destaca-se uma de extrema importância, principalmente para tripulação uma que aconteceu em um naufrágio, Paulo foi encorajado por Deus diante de uma viagem perigosa e naufrágio ele encorajou as pessoas que estavam no navio, embora a tripulação não quisesse dar ouvidos ao que Paulo dizia (At 27.9-12,23-25), as palavras animadoras de Paulo acalmaram tanto a tripulação quanto os passageiros.

            O encorajamento divino sempre esta presente em nossas vidas, por isso devemos acreditar que Deus têm nos encorajado nos momentos mais difíceis, basta estar atento, o anjo do Senhor se revelou a Paulo em meio aos balanços do navio e as tempestades que o assolava. Devemos nos lembrar que Jesus está no barco, a sua presença não proporciona afundamento, a sua palavra acalma os ventos e as tempestades de nos assolam. Devemos sempre ter uma boa palavra ao que está necessitando (Is 50.4).

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE



Nenhum comentário:

Foto