ABSTINÊNCIA

ESBOÇO 624
TEMA: ABSTINÊNCIA
TEXTO: I Co 6:12

Desde o começo Deus estabeleceu princípios para que os homens fossem regidos por eles, e para que fossem cumpridos necessariamente deveriam abster-se de qualquer coisa a que viessem desobedecê-los, embora através do livre arbítrio as pessoas pudessem fazer as suas escolhas, mas teriam que arcar com as consequências. Paulo entendia que todas as coisas lhe eram lícitas, mas que nem todas convinham fazê-las (I Co 6:12). A abstinência das coisas que nos contaminam e destroem a nossa fé é necessária, pois só assim podemos manter os princípios divinos e a nossa comunhão com Deus.

O que é abstinência?
Abstinência é o ato de se privar de alguma coisa, em prol de algum objetivo, por exemplo, abstinência de um alimento por uma razão religiosa, como a abstinência de carne. Abstinência é uma decisão, muitas vezes forçada, que faz com que o indivíduo não faça mais algo, como beber, fumar ou consumir drogas. Abstinência é muito ligado a substâncias tóxicas, como o alcoolismo ou drogas. Existem outros tipos de abstinências, como a abstinência alimentar, abstinência disciplinar, abstinência sexual etc. Fonte: Significados.com

Domínio próprio
Toda renuncia tem um preço, pois a decisão de renunciar algo contraria as nossas pretensões e isso causa-nos sofrimentos íntimos. Existem coisas que recusamos porque a nossa consciência é sensível em relação aos preceitos divinos e não queremos ferir a sua sensibilidade. A lei do nazireado deveria ser obedecida (Dt 29:6; Nr 6:3; Jz 3:4). Havia também as regras para os reis, eles não deviam beber vinho (Pv 31:4). Os recabitas rejeitaram beber vinho por terem princípios deixados pelos seus pais. “E pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos e disse-lhes: Bebei vinho. Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos; (Jr 35:1-6)”. Os Recabitas eram uma ordem religiosa nômade fundada por Jonadabe, filho de Recabe, durante o século IX a.C. (II Rs 10:15-33) não moravam em casas nem usavam qualquer produto da videira. Até a época da narrativa de Jeremias permaneciam fiéis ao estilo de vida implantado pelo fundador: Jonadabe, filho de Recabe. Eram 250 anos de fidelidade. Daniel também teve domínio próprio recusando comer das iguarias do rei (Dn 1:8; 10:3). Os judeus ignoraram João Batista porque ele iniciou o seu ministério comendo e bebendo vinho (Mt 11:18). No NT continua algumas proibições como comer coisas sacrificadas a ídolos (I Co 10:21).

Lição espiritual
Deixaram de ter como prioridade as coisas divinas, Jesus ensinou sobre essa prioridade. Muitas pessoas seguem fielmente uma tradição religiosa, um time de futebol, ídolos humanos, amigos e objetos de diversões, entre outros, as tais pessoas que assim procedem são fiéis e capazes de qualquer coisa por elas, infelizmente temos muitos exemplos. O apego exagerado pelas coisas leva ao fanatismo a ponto de não valorizar a vida, além de olvidar a Deus ou pô-lo em último plano na vida. Na Bíblia há uma grande parábola que serve de exemplo, um homem rico e trabalhador que se preocupou com seus celeiros. “E propôs-lhe uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E arrazoava ele entre si dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma, tens em depósitos muitos bens, para muitos anos; descansa, Come, bebe e folga.” Três coisas importantes citadas nessa parábola (1) Vida passageira; (2) Os bens ficam após a morte e nada levará consigo (Sl 49:6,16,17); (3) As riquezas trás pobreza diante de Deus (Lc 21:16-21).

A Bíblia enfatiza a separação espiritual, ela deve ser notada quando damos testemunho de verdadeiros cristãos. Daniel e seus companheiros fizeram a diferença no cativeiro babilônico, como também Mesaque, Sadraque e Abedenego, eles mantiveram a sua fidelidade diante de Deus. Os Recabitas foram fiéis aos seus princípios não aceitando beberem vinho, eles fizeram a diferença. Jesus disse aos seus discípulos: “Vos sois o sal da terra, mas se ele perder o gosto, com que há de se salgar? o sal tem duas propriedades importantes, salgar e proteger da deterioração. Ele ainda disse: Vós sois a luz do mundo. Não se acende uma lâmpada para colocar debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão na casa. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens para que vendo as vossas boas obras glorifiquem a vosso pai que está nos céus (Mt 5:13-16). Há diferença entre os que servem a Deus e os que não servem (Ml 3:18). Devemos fazer a diferença na nossa postura e  andar como filhos da luz (Ef 5:8). Não devemos nos conformar com este mundo (Rm 12:2), No presente também não devemos viver conforme os costumes mundanos, mas ter uma vida e mente renovada no poder do Espírito Santo.

Pr. Elis Clementino- Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto