A BUSCA EXCESSIVA PELO PODER

A BUSCA EXCESSIVA PELO PODER
Reflexão

             Poder; parece uma palavra muito simples, ela nos dá entender que significa estar acima, dominar, ter autoridade e força. O poder pode ser usado tanto para executar o bem quando para o mal, dependendo da estrutura da pessoa que o tem, ou seja, como se comportará o indivíduo que detém esse poder. Para algumas pessoas não existe nada mais precioso e prazeroso na vida do que comandar pessoas em qualquer área da sociedade, porque o império dá uma sensação ao indivíduo de absolutismo, grandeza, arrogância, soberba e autoritarismo são coisas que as pessoas mais gostam. Os discípulos de Jesus, em algumas ocasiões demonstraram tal interesse a ponto de discutirem entre si para saber qual deles seria o maior no reino dos céus (Lc 9:46; Mt 18:1; Mc 9:33-35), esse interesse e ambição de governar é muito antigo, entrando primeiramente no coração de Satanás, essa atitude dele resultou na queda do homem, trazendo-lhe as conseqüências  pós queda (Gn 3:9-24).
Na concepção de Maquiavel em relação à política vale tudo para se conquistar o poder, não importa como, o importante é tê-lo e mantê-lo, somente à palavra poder já massageia o ego, por essa razão os homens humilham e matam pessoas. Pilatos diante de Jesus pensou ter tanta autoridade capaz de fazer o que bem queria quando disse: “Não sabes tu que eu tenho autoridade para soltar e para te crucificar?” (Jo 19:10b), porém ele não sabia que toda aquela autoridade não era dele. O próprio Jesus lhe deu uma importante lição: “Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada” (Jo 19:11; Mt 23:12; Sl 18:27; Lc 1:51,52; Sl 75:7; Sl 62:11; Ec 5:19).
Ter poder sobre as pessoas não significa ausentar de si a humildade, pois devemos compreender que a qualquer momento esse poder pode passar das mãos de quem tem para outrem, e as escrituras testificam muito bem sobre isso. Ninguém gosta de ser comandado, é pelas circunstancias a que são submetidos. Muitas pessoas que estão no exercício do poder pensam que comandar é manipular pessoas de forma irresponsável, achando que os subalternos não têm sentimentos; onde vale ressaltar que essas pessoas são iguais aos mesmos.
Devemos entender que somos apenas um regente provisório das oportunidades de liderar o que Senhor nos dá, somos mordomos de servos alheios e não devemos abusar da nossa autoridade como fez o servo com os seus conservos “Mas, se aquele servo sendo mau, disser consigo mesmo: Meu senhor demora-se, e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios virá o senhor daquele servo em dia em que ele não espera e em hora que não sabe e castigá-lo-á com os hipócritas. (Mt 24:48,49) universalmente todos hão de prestar contas dos seus atos.
Todo abuso de poder tem as conseqüências “Quanto maior o poder, mais perigoso é o abuso” (Dn 4:12-16; 5:2-5). A bíblia nos diz que Deus é um Juiz, a um ele abate e a outro ele exalta (Sl 75:7). Existem pessoas que abusam da autoridade em todos os lugares, em nome da lei dos homens e de Deus. Quantas injustiças são praticadas pelo excesso de poder. Devemos ter muito cuidado, quando tivermos alguma oportunidade de estar no poder e quando estiver usá-la com sabedoria, Salomão pediu a Deus sabedoria, pois ele sabia que iria comandar e julgar pessoas, porém ele sabia que substituir o seu Pai não seria fácil e nem poderia reinar de qualquer maneira (I Rs 3:7-10). A resposta de Deus para Salomão foi recheada de novidades, eram favores divinos além do que ele havia pedido. Atualmente Deus continua exaltando pessoas para estarem liderando grupos sociais, mas entendemos que ele também abate os orgulhosos e soberbos. (I Sm 2:6-8).


Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto