O TABERNÁCULO

ESBOÇO 614
TEMA: O TABERNÁCULO
TEXTO: SALMOS 15. 1-5.

Literalmente entendemos que Deus não habita em templos de madeira, pedras e outros materiais, mais que ele pode estar presente em todos os lugares através de um dos seus atributos conhecidos “a onipresença” (Jó 26.6; Sl 139; Pv 15.11). Morar é um sentido figurado, pois sua presença já enche os céus e a terra (Is 40.12; Pv 30.4). Para falarmos sobre o tabernáculo faz-se necessário mostrar como era e a finalidade a que fora construído.

1. O tabernáculo
Era chamado de taberna, cabanas, moradas provisórias construídas durante a peregrinação dos hebreus no deserto. As expressões “Tabernáculo” e “Santo Monte” são relativas ao lugar da habitação de Deus (Ex 35:8) e á adoração. O tabernáculo era composto de três partes: O pátio, o lugar santo, e o lugar santo dos santos.

Descrição:

2. As suas divisões e peças
Átrio Exterior; Altar do Holocausto - onde eram oferecidos os sacrifícios a Deus.

Bacia - Onde os Sacerdotes lavavam os pés e as mãos simbolizando uma purificação para entrar no Santo Lugar.

3. No Santo Lugar; Altar do incenso, era localizado do lado oposto a entrada, no fundo, pouco antes do véu que separava do Santo dos Santos. Era usado para se queimar incenso pela manhã e à tarde pelos sacerdotes. (Lv 6.13)

A mesa dos pães da preposição ficava à direita da entrada e tinha esse nome e todos os sábados eram colocados 12 pães sobre ela que representava as doze tribos de Israel.

Menorah ou candelabro de ouro ficava a esquerda da entrada, com sete hastes. Era diariamente enchido com o melhor azeite, pelos sacerdotes para que ele nunca se apagasse, Somente enquanto estivesse sendo transportado.

4. Santo dos Santos
(1) O Véu era uma cortina que separava o lugar do Santo dos Santos; (2) Arca da Aliança simbolizava a presença de Deus, nela continha as tábuas da lei os dez Mandamentos, a Vara de Aarão, que floresceu e o pote de maná; (3) O propiciatório era uma tampa da Arca sendo o lugar onde o Sumo Sacerdote, uma vez ao ano, no dia da Expiação, aspergia o sangue pela remissão de seus pecados e pelos pecados do povo.

5. As qualificações para entrar no santuário
Davi após indagar a si mesmo “quem morará no teu tabernáculo?” ele responde apresentando pelo menos 11 razões descrevidos no salmo 15.

5.1. Critérios:
Há critérios para a entrada na habitação de Deus.
1. O que vive com integridade
2. O que pratica a justiça
3. O que de coração fala a verdade
4. O que não difama com a sua língua
5. Não faz mal ao próximo
6. Não lança injúria contra o seu visinho
7. O que aos seus olhos tem por desprezível ao réprobo (aquilo que é mau, perverso, malvado)
8. Honra o que teme ao Senhor
9. O que jura com dano próprio e não se retrata
10. O que não empresta o seu dinheiro com usura
11. O que não aceita suborno contra o inocente

“Paulo também chama de tabernáculo o nosso corpo (2 Co 5:1), quando fala sobre a ressurreição. Edifício fala do nosso abrigo seguro na presença de Cristo. Também em (1 Co 3:16,17; 1 Co 6:19),  fala sobre o nosso corpo como templo e morada do Espírito Santo, quando fala da santificação do nosso corpo” .

2. Quem estará apto para entrar nele?
(1) Somente aqueles que assimilaram a retidão de Cristo podem preencher todas essas exigências (2 Co 5:21; 1 Jo 3:7); (2) O que é preciso para satisfazê-lo (Jo 6:28,29);  (3) A responsabilidade é intransferível (Rm 14:11,12; 2 Co 5:10).

Todas as pessoas terão oportunidade para ter acesso a Deus e a sua morada, independentemente de raça e cor, todos terão a mesma oportunidade, necessário é, cumprir todas as exigências divinas ou ter estas qualificações morais para que então, tenhamos a entrada nas moradas eternas. Jesus já abriu o caminho (Hb 10.19-23).


Pr Elis Clementino- Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto