AS FOLHAS SOMENTE NÃO BASTAM

ESBOÇO 613
TEMA: AS FOLHAS SOMENTE NÃO BASTAM
TEMA: Mt 21:19; Lc 13:6-9; Jo 15

            Há nas escrituras três textos importantes que abordaremos as figueiras sem fruto, a videira e seus ramos, sendo um episódio e duas parábolas. O primeiro foi um fato, Jesus caminhava com seus discípulos teve fome, e imediatamente olha e vê uma figueira e procurou nela frutos e não encontrou, a não ser folhas, naquele instante ele a amaldiçoou e prontamente ela secou (Mt 21.19). O segundo foi uma parábola de Jesus registrada por Lucas de uma figueira plantada no meio da vinha, mas nela também não havia fruto, no entanto foi-lhe dada mais uma oportunidade (Lc 13:6-9), e a parábola da videira falada por Jesus e escrita por João Apostolo do Senhor (Jo 15: 1-5). Em todas extraímos lições importantes e nelas destacam-se: A aparência, a falta de frutos, de fé, oportunidade e a podagem da videira. Essas lições são fundamentais para a frutificação e desenvolvimento da vida cristã.

A esterilidade e aparência
Muitas coisas que acontecem com os homens, animais e as plantas “a esterilidade”, aquilo que não produz ou improlífico, infecundo e infrutífero, a esterilidade tem tomado conta de muitos cristãos levando-os a viverem somente de aparência sem nada produzir. Jesus encontrou uma figueira sem fruto, no entanto existia nela uma bela aparência “as folhagens”. A figueira era uma grande produtora de figos e costumava produzir duas vezes por ano, sendo a primeira colheita em abril. Jesus ao se deparar com essa figueira aproveitou para expressar algo que estava em sua mente.  (1) Falar sobre Israel; (2) A figueira simbolizava Israel; (3) A maldição recai sobre a sua hipocrisia, Israel tinha aparência, tradição e orgulho religioso “as folhas” Mt 21:19).

As oportunidades
Vejamos o desenvolver dos três assuntos sobre a figueira e a videira (1) A figueira irremediavelmente secou, sem chances; (2) A segunda foi lhe dado a única oportunidade, nessa parábola apresentada por Jesus há três anos a figueira não produzia frutos, tempo suficiente para que ela desse fruto, então o senhor da vinha disse ao vinhateiro: Corta-a porque ocupa lugar nessa terra inutilmente? O vinhateiro responde: senhor dá mais uma oportunidade a ela, mais um ano até que eu escave a terra e a esterque; se der fruto, ficará e, se não, depois manda cortar (Lc 13:6-9). (3) O outro foi a da videira e as varas, no entanto nas três mensagens Jesus enfatiza a necessidade de produzir frutos, mas três coisas seriam necessárias para produzir (1) Limpar as varas para que dê mais frutos “tratamento espiritual”; (2) Estarem ligadas na videira; (3) As que não produzissem frutos seriam cortadas (Jo 15:1-6). Notadamente as parábolas descritas por Lucas e João, tanto a figueira quanto a videira tiveram oportunidades, Isso indica que a todos é dada a oportunidade para produzir frutos e desenvolver o nosso potencial, basta entender a parábola dos talentos (Mt 25:14-30), todos receberam conforme a sua capacidade e podiam produzir.

As consequências para quem nada produz
(1) Perdas de tempo e oportunidades por não produzir; (2) Será responsabilizado pela ausência de frutos; (3) A maldição recai sobre os que nada produzem. Essa é a triste realidade para quem nada produz.

Verdades importantes
(1) Não viva de aparência;
(2) Não perca oportunidade de produzir frutos, saiba que uma oportunidade perdida possivelmente não surgirá outra e se houver não será na mesma proporção;
(3) O processo de podagem facilita a produção de frutos. Muitas vezes é necessário cortar algo que nos impeça de produzir frutos;
(4) Fazer uso da fé.

O que se espera de você?
a) Que não seja um hipócrita, vivendo somente de aparência, camuflados nas folhas. A aparência não é importante, as folhas enganam e produzir fruto é necessário (Jo 15:2);
d) Não sejam como as figueiras que não deram frutos (Mt 21:19; Lc 13:6-9).
c) Não permita que os inimigos destruam as suas figueiras e videiras tirando-as até a casca (Jl 1:7).

Nós somos comparados a uma árvore que cujos frutos devem aparecer, vivemos neste mundo para produzir e não viver na esterilidade e de aparências, viver de aparência é viver na hipocrisia, não se torne uma figueira estéril, pois o vinhateiro nos dá oportunidade para produzir, e se houver alguma coisa que impeça de dar fruto ele tira e limpa as que dão fruto para que dê mais fruto.


Pr. Elis Clementino-Paulista –PE

Nenhum comentário:

Foto