A FIDELIDADE DE UM PROFETA

ESBOÇO 604
TEMA: A FIDELIDADE DE UM PROFETA
TEXTO: I REIS 22; II CRÔNICAS 18.

O texto em meditação nos mostra que em todas as épocas houve pessoas verdadeiramente fiéis aos preceitos divinos, principalmente os profetas que transmitiam as verdades do Senhor, embora muitas vezes houvesse um custo alto para expressar essas verdades ditadas por Deus. Para eles transmitirem essas verdades duas coisas eles teriam que decidir em fazer ou não fazer a vontade de Deus. Destacamos um dos importantes profetas consultado na época, o convite de Acabe, a precipitação do rei de Judá, e a ironia de Micaias.

Micaias
Micaias cujo nome no hb significa quem é semelhante a Jeová? Ele foi um profeta do reinado de Acabe, ele era filho de Inlá um profeta de Samaria, ele existiu lá pelos anos 890 a.C, o seu nome não aparece antes dessa data, mas de acordo com o que falou Acabe ele já havia profetizado para ele antes (I Rs 22:12), alguns comentam que ele já havia sofrido alguma represália pela sua fidelidade a Deus (I Rs 20:35,42). Esse servo de Deus era odiado por transmitir as verdades de Deus e mais uma vez ele foi convidado após três anos de guerra entre Israel e Síria e no terceiro ano Jeosafá rei de Judá foi visitar a Acabe rei de Israel, nessa visita o rei Jeosafá arranjou um grande problema Acabe lhe faz um convite para se aliarem e irem à guerra.

O convite de Acabe
Acabe perguntou aos oficiais de Jeosafá “Vocês estão a dar-se conta como os sírios ainda ocupam Ramote-Gileade? E nós aqui estamos sentados, sem nada fazer para recuperá-la!” (I Rs 22:22,23), depois ele faz a pergunta mais direta a Jeosafá, você concorda mandar as tuas tropas e as minha para a unirmos forças? De imediato ele concordou e firmou uma aliança com Acabe, mas posteriormente ele volta atrás talvez tenha lembrado que não havia consultado ao Senhor (I Rs 22:22-25). Tem concertos que os servos de Deus não devem fazer com o ímpio, essa era uma aliança fora da vontade de Deus. Acabe tinha uma mulher terrível, idolatra e perseguidora de profetas, ela era tão má que o Senhor citou o seu nome na carta a João Evangelista endereçada a igreja de Tiatira (Ap 2:20)

A cinca de Jeosafá
O rei de Judá foi bastante precipitado em afirmar que iria para a batalha (I Rs 22:4), uma aliança precipitada e fora da vontade de Deus pode ter um custo muito alto, Acabe estava totalmente voltado para a idolatria e isso era abominável ao Senhor, além disso, um perseguidor dos profetas do Senhor, os seus profetas somente falavam o que ele queria ouvir, quando isso acontece com um crente constitui-se para ele um grande perigo para ele “ser enganado” (I Rs 22:6,12). Os profetas de Acabe o incitaram a ir à batalha “vai que será próspero”, mas Jeosafá o aconselha procurar um profeta do Senhor e ele se recusa, pois ele sabia que existia um cujo nome era Micaias, a este ele se recusava ouvi-lo, mesmo assim Acabe é repreendido por Jeosafá (I Rs 22:7,8) e finalmente manda chamá-lo.

A Ironia de Micaias
Micaias foi incitado também a falar as mesmas coisas que os seus profetas mentirosos eram acostumados a falar para Acabe, porém em ton de ironia Micaias fala a Acabe, pois bem, ele sabia que Acabe só acreditava em profecias que massageassem o seu ego e lhe disse: Sobe para a batalha e voltará em paz para a tua casa, essa palavra despertou a curiosidade de Acabe, ora! Esse camarada nunca falou coisas boas para mim e porque ele agora me diz isso? Isso não é verdade, mas agora Micaias lhe diz: Falarei o que o Senhor me disser (I Rs 22:14-16), os profetas do Senhor não recua mesmo que sofra dano. Micaias fala as verdades de Deus predizendo a morte de Acabe e é ferido no queixo por Zedequias, foi posto num cárcere e sustentado com pão de angústia e água de amargura até que Acabe voltasse em paz para a sua casa. (I Rs 22:25). Micaias dá as suas últimas palavras a Acabe “Se tu voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim. Disse mais ouvi todos os povos!” (I Rs 22;28).

            Amado não duvide daquilo que o Senhor nos falar, seja por profecia ou pela sua própria palavra, Acabe montou uma estratégia, se disfarçou e foi para meio da batalha e um soldado na sua simplicidade atirou o seu arco, ou seja, atirou aleatoriamente sem pensar que era o rei e o atingiu sendo fatal (I Rs 22:34-37), de Deus não se zomba tudo o que o homem semear e ceifará (Gl 6:7). Tenhamos cuidado estejamos sempre prontos para ouvir a Deus e os seus profetas, mas cuidado com as mensagens que nos massageiam. A bíblia nos ensina a provar se é de Deus ou não (I Jo 4:1-3), muitos falsos profetas se levantam entre nós, isso tem causado danos no meio do povo de Deus pela negligência em aplicar essa grande verdade escrita por João nos orientando a provar os espíritos. Consultemos a Deus através da sua palavra e da oração que tem a resposta certa para cada um de nós.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE


Nenhum comentário:

Foto